As ùltimas 2 de Agosto

Fotos e descrições de pescarias.
Uma secção boa para aumentar ou baixar o ego.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"As ùltimas 2 de Agosto"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
tiagopacheco
Utilizador Regular
Mensagens: 2457
Registado: domingo mar 29, 2009 8:40 pm

As ùltimas 2 de Agosto

Mensagem por tiagopacheco »

Um relato com as duas últimas pescas de Agosto, dia 30 e 31.

No dia 30, o mar voltou a cair, e a espetativa era boa para que o peixe tivesse voltado às praias, apesar de que a maré não era das melhores, estava a começar a vazar, e eu gosto mais de pescar ali nas últimas duas da vazante, a viragem e as primeiras 3 ou 4 a encher...

O material escolhido foi a Potenza Supercore, a Tubertini Twinflex.

Isquei uma cana com lingueirão, outra com minhoca da lama... E esteve sem actividade durante algum tempo. Passado pouco tempo tive o primeiro acidente de trabalho do ano. Queria lançar com força, mas tinha o drag aberto, quando fui a lançar, não consegui travar a cana, e bateu-me com a ponteira no chão, e saltou a ponteira fora ( passador ). Felizmente foi só tirar o fio velho com calor, e colar novamente a ponteira e colocar mais um bocado de cordão e verniz, o que já foi feito na loja anzol.

Fui lançando esperando que o pesqueiro tivesse mais água, experimentava para cima da coroa, a deixar cair no buraco, lançava a outra para cima da coroa mesmo, até que tirei a 1ª baila. Nisto tiro a 2ª. A actividade foi aumentando conforme tinha menos água o pesqueiro. Quando olho para o lado o "vizinho" do lado veio-me perguntar se eu já tinha tirado alguma coisa. Fiquei um pouco à conversa, tinha 4 ou 5 pescadores ao meu lado na extensão de 1km. Ele diz-me que não tinha saido nada...

Ficámos a conversa 5 minutos, e ele diz-me que era mais meia hora e se ia embora.

Continuei a sentir e a tirar uns peixinhos. O último foi o linguado, já na última da vazante... E até que olhei para o lado e o pessoal tinha todo desistido... e eu estava sozinho na praia... Como a hora já ia adiantada, e eu dali tinha 15 min a desmontar as coisas, e a andar a pé para o carro, e mais 30min de caminho até casa, e lavar o peixe etc.. decidi ir -me embora para me deitar a horas decentes ... ( pouco mas ainda decentes llol )

Foi este o resultado da noite...

Imagem

Houve ai um rapazinho que costuma pescar comigo que foi mais cedo para a pesca ... sem avisar ... com medo que eu lhe roubasse o peixe todo... e tirou uma baila e uma sargueta... Não tivesse sido porco e tivesse dito algo... que tinha vindo para o pé de mim :2dedos: :2dedos:

Dia 31, sábado,e farto de bailas, decidi ir à Boia com um amigo.
Assim, depois de almoço fui ao Anzol, por a minha ponteira a arranjar ... Fui comprar camarão, e depois sem pressas, comer um geladinho e por a conversa em dia. Eram 16h estavamos a descer para o pesqueiro..

1º Pesqueiro... Uma desgraça.... Já lá tinham estado de manha, viam-se cascas de ameijoa na pedra... Nem um toque... Fizémos mal, insistimos e engodá-mos. Tirei uma safiazinha para devolver e um bodião... Eu insisti para irmos mais para a direita e lá fomos... Já eram 18h, e às 19h45 tinhamos mesmo de ir embora... Eu até gozei que tinhamos de fazer 1h de campeão para não levar a grade e levar alguns sargos.

Observámos a pedra, decidimos onde haviamos de engodar, para onde queriamos que fosse o engodo... e assim foi.
Ao fim de 5minutos, tirei o 1º sargo, um 2º que devolvi, outro bodião, outro sargo, outro sargo...

Resultado da pesca

Eu tirei 7 sargos, devolvi 2 e 2 bodiões.
O amigo meu tirou 3 sargos, e outro devolvido

Os keepers:

Imagem

E pronto e foi o Agosto... Agora venha o Setembro e espero eu ... As douradas!!!!!!!!!!
Josy
Mensagens: 513
Registado: quinta mar 11, 2010 11:35 pm

Re: As ùltimas 2 de Agosto

Mensagem por Josy »

Boas,
Parabéns Tiago, belas jornadas e boa atitude essa de devolver os pequenotes, é de pescador.
Cumprimentos. :fixe:
Avatar do Utilizador
tiagopacheco
Utilizador Regular
Mensagens: 2457
Registado: domingo mar 29, 2009 8:40 pm

Re: As ùltimas 2 de Agosto

Mensagem por tiagopacheco »

Eu não gosto de comer peixe, nem fritinho lol ... Tudo o que não tem medida vai para dentro de água.. E mesmo com medida e mais pequenos só vão para casa os que vierem mortos e embuchados...
Avatar do Utilizador
Meianoite
Mensagens: 57
Registado: domingo mar 17, 2013 6:10 pm

Re: As ùltimas 2 de Agosto

Mensagem por Meianoite »

tiagopacheco Escreveu:Eu não gosto de comer peixe, nem fritinho lol ... Tudo o que não tem medida vai para dentro de água.. E mesmo com medida e mais pequenos só vão para casa os que vierem mortos e embuchados...
É de louvar a tua atitude.
Este ano aqui na zona de santa Cruz vi coisas que me deixaram revoltado, desde pescadores a apanharem robalinhos com 15 cm e levarem tudo para casa, a "pseudo-pescadores de verão" que vão para as rochas e apanham tudo o que encontrarem principalmente polvinhos que nem um palmo de comprimento têm e levam para casa porque sim e porque é giro para mostrar aos miúdos.
"E licenças de pesca? Quais licenças? Tamanhos mínimos? O que é isso?"
Epah venha lá a fiscalização com força onde é que eles andam.
Peço desculpa mas já a algum tempo que eu queria desabafar sobre este assunto aqui com a Malta.
Boas pescas e uma abraço para a Malta do forum
Avatar do Utilizador
tiagopacheco
Utilizador Regular
Mensagens: 2457
Registado: domingo mar 29, 2009 8:40 pm

Re: As ùltimas 2 de Agosto

Mensagem por tiagopacheco »

Yeap. Eu não concordo nada com esse tipo de atitudes, e acho que devia haver uma fiscalização maior por parte da Policia Maritima...
Embora eu também acho que em termos de impacto pouco tem para o mar este tipo de pesca, comparado com outras...
Avatar do Utilizador
jmdesign
Mensagens: 103
Registado: quarta jul 11, 2012 12:18 am

Re: As ùltimas 2 de Agosto

Mensagem por jmdesign »

Parabéns Tiago 2 dias que deram para divertir, agora é manter o nível e espero que tenhas razão em relação a essas douradas!!! :fixe:
Avatar do Utilizador
andre_05
Mensagens: 623
Registado: domingo ago 14, 2011 5:52 pm

Re: As ùltimas 2 de Agosto

Mensagem por andre_05 »

tiagopacheco Escreveu:Eu não gosto de comer peixe, nem fritinho lol ... Tudo o que não tem medida vai para dentro de água.. E mesmo com medida e mais pequenos só vão para casa os que vierem mortos e embuchados...
tiagopacheco Escreveu:Yeap. Eu não concordo nada com esse tipo de atitudes, e acho que devia haver uma fiscalização maior por parte da Policia Maritima...
Embora eu também acho que em termos de impacto pouco tem para o mar este tipo de pesca, comparado com outras...
estou plenamente de acordo contigo e com a tua metodologia porque tambem faco o mesmo, agora a fiscalizacao devida haver mais e ser mais apertada em relacao aos tamanhos minimos.
Avatar do Utilizador
Terrinca
Mensagens: 93
Registado: sexta ago 01, 2008 4:39 pm

Re: As ùltimas 2 de Agosto

Mensagem por Terrinca »

Bom relato e bela pescaria :fixe: Espero que tenhas razão e as douradas encostem que este ano ainda nem uma escama delas vi!!!
Fiscalização??!!!! O que é isso???????? Já pesco a muitos anos e no mar NUNCA fui fiscalizado !!!!!
Responder