Ajuda Cana Surfcasting

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Ajuda Cana Surfcasting"
na nova versão do site.

luipeq
Mensagens: 152
Registado: sexta jun 21, 2013 10:12 pm

Re: Ajuda Cana Surfcasting

Mensagem por luipeq »

dave_pescador Escreveu:Para praia(areia) sem duvida melhor cana, mesmo a Vercelli Enygma por mais uns euros era melhor escolha, agora para pedra e pontões a kinetic por não ser hibrida é melhor opção.
Porquê? O ser hibrida atrapalha na pedra porquê?
Avatar do Utilizador
tiagopacheco
Utilizador Regular
Mensagens: 2457
Registado: domingo mar 29, 2009 8:40 pm

Re: Ajuda Cana Surfcasting

Mensagem por tiagopacheco »

É bem mais fácil de partir por um erro de maçarico na pedra uma hibrida do que uma tubular...
luipeq
Mensagens: 152
Registado: sexta jun 21, 2013 10:12 pm

Re: Ajuda Cana Surfcasting

Mensagem por luipeq »

tiagopacheco Escreveu:É bem mais fácil de partir por um erro de maçarico na pedra uma hibrida do que uma tubular...
Falei essa situação numa loja e o dono disse-me que a hibrida é bem mais dificil de partir que todas as outras... ou será que se refere a toques nas pedras na preparação dos lançamentos?
Avatar do Utilizador
tiagopacheco
Utilizador Regular
Mensagens: 2457
Registado: domingo mar 29, 2009 8:40 pm

Re: Ajuda Cana Surfcasting

Mensagem por tiagopacheco »

Há donos de lojas.. que mais valia esquecerem a pesca.. mas enfim

Imagina que tás a pescar num fundo misto e és um pescador sem experiência ou até com alguma... chumbada fica presa...

1. tás a pescar com uma cana tubular, mais rija
2. tás a pescar com uma hibrida

A chumbada fica presa na pedra... A tendencia da malta é puxar pela cana para a tirar...

Que achas que parte 1º?

Quanto aos toques na pedra... tanto pode ficar "ofendida" uma como outra...
jppinto
Mensagens: 134
Registado: sexta ago 31, 2012 9:16 pm

Re: Ajuda Cana Surfcasting

Mensagem por jppinto »

A Veja Cadenza é uma excelente cana, estou muito satisfeito com a minha e até estou a pensar comprar +1 igual. Não sei se se ainda haverá nas lojas pois eu acho que o modelo deve ter sido descontinuado...
luipeq
Mensagens: 152
Registado: sexta jun 21, 2013 10:12 pm

Re: Ajuda Cana Surfcasting

Mensagem por luipeq »

tiagopacheco Escreveu:Há donos de lojas.. que mais valia esquecerem a pesca.. mas enfim

Imagina que tás a pescar num fundo misto e és um pescador sem experiência ou até com alguma... chumbada fica presa...

1. tás a pescar com uma cana tubular, mais rija
2. tás a pescar com uma hibrida

A chumbada fica presa na pedra... A tendencia da malta é puxar pela cana para a tirar...

Que achas que parte 1º?

Quanto aos toques na pedra... tanto pode ficar "ofendida" uma como outra...
Eu puxo com o fio/carreto.
Avatar do Utilizador
jmdesign
Mensagens: 103
Registado: quarta jul 11, 2012 12:18 am

Re: Ajuda Cana Surfcasting

Mensagem por jmdesign »

Em relação aos donos das lojas...o Tiago disse tudo, então uma cana híbrida supostamente tem uma emenda no 1º elemento (união do blank tubular á ponteira) é uma cana mais resistente?!, obviamente que não!, até pelo contrário! Uma cana tubular dependendo dos materiais construção etc será sempre mais resistente que a sua equivalente híbrida, exactamente por isso é que muitas vezes ou quase todas não se aconselham canas híbridas a maçaricos, pois as mesmas tornam-se mais técnicas e alguns erros podem partir a cana.

Esta não é uma regra linear, existem centenas de canas híbridas e mais ainda tubulares, e tudo varia de marca para marca e com o material e construção, a reter é que uma tubular é sempre mais resistente....agora é como tudo...resistência não é tudo e não há canas perfeitas.

Quando prende na pedra tentas puxar com a cana 2 ou 3 vezes não vem não forçes...puxa com a cana na horizontal devagarinho "ponteira apontada para o sitio onde prendeu" que das 2 uma....ou solta ou parte a linha e a cana fica inteira...se quiseres responder ao que o Tiago perguntou antes....tentas puxar com os 2 tipos de cana e se forem 2 canas parecidas mudando apenas os tipos de ponteira, a hibrida parte 1º.

Isto foi o que aprendi com a experiência, eu felizmente só parti uma telescópica mas já foi a uns anos bons ainda não havia tanta moderniçe, se estiver errado já sabem... :pau:
Responder