OS ENCHIOS SÃO PREVISIVEIS??

Fórum para iniciados, coloquem aqui as vossas questões existenciais :)

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"OS ENCHIOS SÃO PREVISIVEIS??"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: OS ENCHIOS SÃO PREVISIVEIS??

Mensagem por ffgsoares »

Quando é a aproximação ás marés de lua nova ou lua cheia (os últimos 3/4 dias), e se essas condições se apresentam (período da vaga acima de 11/12 s) é que surgem os perigos dos enchios, porque a cada maré que se aproxima do dia da lua o mar vai mais longe.

Sendo o período da vaga grande, ainda se torna pior, há que ter o cuidado de deixar o material longe o suficiente e nunca virar as costas ao mar para não sermos surpreendidos, no entanto estando o mar com esse tipo de condições vale mais ficarmos em casa a petiscar o pescado da pesca anterior :join:

Boas pescarias :fixe:
Avatar do Utilizador
FOREVERLION
Mensagens: 378
Registado: segunda mai 13, 2013 2:52 pm

Re: OS ENCHIOS SÃO PREVISIVEIS??

Mensagem por FOREVERLION »

Os 3-4 dias são os que antecedem a lua, certo?
Vejamos o exemplo da Praia da Fonte da Telha, já aqui um companheiro disse que com vento oeste e periodo acima de 11, o melhor é não por lá os pés! Agora eu pergunto, e se for outro vento, e o periodo for 11 ou superior?
Este assunto merece-me o máximo respeito.

cumprimentos
ffgsoares Escreveu:Quando é a aproximação ás marés de lua nova ou lua cheia (os últimos 3/4 dias), e se essas condições se apresentam (período da vaga acima de 11/12 s) é que surgem os perigos dos enchios, porque a cada maré que se aproxima do dia da lua o mar vai mais longe.

Sendo o período da vaga grande, ainda se torna pior, há que ter o cuidado de deixar o material longe o suficiente e nunca virar as costas ao mar para não sermos surpreendidos, no entanto estando o mar com esse tipo de condições vale mais ficarmos em casa a petiscar o pescado da pesca anterior :join:

Boas pescarias :fixe:
Avatar do Utilizador
joaonumberone
Utilizador Regular
Mensagens: 4222
Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm

Re: OS ENCHIOS SÃO PREVISIVEIS??

Mensagem por joaonumberone »

Na caparica com norte esta manso, com sule oeste e lixado.
Isso das luas tudo bem, mas nao precisamos complicar ve se a altura da mare na tabela e pronto.
Avatar do Utilizador
NelsonP
Utilizador Regular
Mensagens: 4642
Registado: terça fev 21, 2012 3:13 pm

Re: OS ENCHIOS SÃO PREVISIVEIS??

Mensagem por NelsonP »

Não facilite que não leva porrada :join: Não há nada que preveja isso que quer. Só a atenção e o cuidado e todo o cuidado é pouco. Não arrisque :fixe:
Avatar do Utilizador
FOREVERLION
Mensagens: 378
Registado: segunda mai 13, 2013 2:52 pm

Re: OS ENCHIOS SÃO PREVISIVEIS??

Mensagem por FOREVERLION »

Ó Nelson,

Não é bem assim! :nono: :nono:
O mar da Costa da Caparica, não é o mar do Algarve.
Apesar de me considerar um tipo prevedente, mas atendendo a que às vezes vou sózinho à pesca, todo o cuidado é pouco!
:fixe:
NelsonP Escreveu:Não facilite que não leva porrada :join: Não há nada que preveja isso que quer. Só a atenção e o cuidado e todo o cuidado é pouco. Não arrisque :fixe:
Avatar do Utilizador
NelsonP
Utilizador Regular
Mensagens: 4642
Registado: terça fev 21, 2012 3:13 pm

Re: OS ENCHIOS SÃO PREVISIVEIS??

Mensagem por NelsonP »

O mar do Algarve é muito calmo sim senhor. Nos dias em que é mauzinho eu cá não arrisco nem um pouquinho.... Peixe nenhum me faz correr riscos :fixe: O que eu gosto mesmo é de pescar !! :fixe:
Responder