tornar chumbo mais rijo

Fórum para iniciados, coloquem aqui as vossas questões existenciais :)

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"tornar chumbo mais rijo"
na nova versão do site.

JMMC
Mensagens: 11
Registado: segunda abr 30, 2012 11:37 am

Re: tornar chumbo mais rijo

Mensagem por JMMC »

ffgsoares Escreveu:
levi simao Escreveu:boas foristas

ando eu as voltas com a aventura na produçao de toneiras

algem sabe o modo de tornar o chumbo mais rijo ja me falaram para misturar com estanho mas nao tenho de momento entao antes de comprar vim aqui perguntar pode ser que alguem saiba.

cumprimentos
boas pescas :boia:
Pois é companheiro Levi, podes endurecer um pouco o chumbo mas não ao arrefecer em água, isso não resulta, mas posso dar-te umas dicas de fonte segura embora tenhas de misturar metais, ok!

Primeiro, o que podes misturar na fusão vai endurecer mas reduz o peso sensívelmente porque o chumbo é o mais pesado deste tipo de metais.

Chumbo tem uma densidade de 11340 kg/m3
Estanho tem uma densidade de 7310 kg/m3
Antimónio tem uma densidade de 6697kg/m3

Posto isto, a dureza destes metais é relativa e baixa sendo que o antimónio é o mais rijo, cerca do dobro do chumbo ou do estanho.

Dureza "penso que" Brinel
Chumbo 1,5
Estanho 1,5
Antimónio 3

Podes misturar os elementos na fusão e nas percentagens que entenderes, o ponto de fusão não é igual para os três mas terás de chegar ao mais alto para teres a liga.

Ponto de fusão
Chumbo 327,4º Centígrados
Estanho 232º "
Antimónio 630º "

Se misturares o estanho a liga fica um pouco mais dura mas só pelo facto de que a estrutura do estanho é em cristais tetragonais e dá-lhe uma ligeira robustês, as moléculas do estanho são em forma de cristais, ok.

Se misturares o antimónio a liga fica na verdade mais dura, este metal tem o dobro da dureza, daí ter o ponto de fusão mais alto também, as percentagens a usar estão ao teu gosto se misturares 50% de cada terás uma liga que embora fique mais leve endurece para cerca de 2,25, cerca de 50% mais dura que só em chumbo.

Imagina uma chumbada de 100 g feita com uma liga de 50% chumbo, 50% antimónio, esta vai pesar mais ou menos 75/80 g.

Pronto, se precisares de mais informação manda sempre, ok!

Boas pescarias :fixe:

PS: já esquecia, para derreteres esta mistura terás de ter um recipiente resistente (ferro, chapa grossa) ou em cerâmica e um maçarico para conseguires a temperatura ideal, cuidado com os fumos, usa máscara e cuidado com os derrames, de resto tudo ok!
Peço desculpa mas tem aqui algumas incorrecções.

Dureza brinell
chumbo - 5
estanho - 7
antimonio - 50

o antimonio é que endurece o chumbo por precipitação de cristais na matriz...o estanho é por outro processo apresentado uma matriz mais uniforme
o antimónio é um metal extremamente quebradiço
basta muito pouco antimónio para endurecer o chumbo comparado com o estanho...a eficácia é de 5 para 1
8% de antimónio faz o chumbo passar de dureza 5 para 16
40% de estanho aumenta a dureza para 16

uma liga de 50% de antimónio ia ser muito quebradiça e quase inutilizável, já para não falar que como a sua solubilidade no chumbo é baixíssima nem sei como resultaria num molde...eu trabalho com ligas a 15% de antimónio e as peças são por vezes bastante quebradiças

a maioria das ligas chumbo-antimónio varia entre 2 a 25% sendo as mais comuns entre 2 e 7%

a melhor liga que existe é uma liga ternária que junte chumbo, antimónio e estanho
o chumbo funciona de matriz
o antimónio como endurecedor
o estanho como adjuvante para: baixar o ponto de fusão, melhorar a molhabilidade da liga, aumentar a solubilidade do antimónio no chumbo, dá plasticidade á liga tornando-a menos quebradiça

existe várias receitas de ligas...as melhores são aquelas em que o estanho e o antimónio estejam presentes na mesma proporção

a "tempera" com água só funciona na ligas que contenham antimónio e podem aumentar a dureza da liga para o dobro...chumbo e chumbo-estanho não funciona

antigamente existia uma liga ternária que era um espetáculo...os tipos de tipografia...hoje encontrar estas ligas é muito raro

para terminar deixo aqui esta formula para calcular a dureza de ligas
Basic Rules for Harding Lead-
For every 1% additional tin, Brinell hardness increases 0.3.
For every 1% additional antimony, Brinell hardness increases 0.9.
For a simple equation,
Brinell = 8.60 + ( 0.29 * Tin ) + ( 0.92 * Antimony )
ricardomf
Mensagens: 71
Registado: sexta set 19, 2008 11:43 am

Re: tornar chumbo mais rijo

Mensagem por ricardomf »

Muito informação útil. Parabéns pelo post. :fixe:
Já agora gostava de saber onde se pode comprar o antimónio para fundir com o chumbo para as nossas chumbadas? :huuum:
Em que estado é vendido? Em pó? Em bocados pequenos?
Cumprimentos
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: tornar chumbo mais rijo

Mensagem por ffgsoares »

Terás de fazer o mesmo que pró chumbo, ir a uns sucateiros, eles terão pela certa, ou peças velhas ou bocados.

Boas pescarias :fixe:
JMMC
Mensagens: 11
Registado: segunda abr 30, 2012 11:37 am

Re: tornar chumbo mais rijo

Mensagem por JMMC »

ricardomf Escreveu:Muito informação útil. Parabéns pelo post. :fixe:
Já agora gostava de saber onde se pode comprar o antimónio para fundir com o chumbo para as nossas chumbadas? :huuum:
Em que estado é vendido? Em pó? Em bocados pequenos?
Cumprimentos

Eu nas ligas que produzo uso antimónio e estanho puros que compro a uma fundição. O chumbo tb compra puro á fundição ou uso algum chumbo de sucata que saiba bem qual a origem, pois o chumbo de sucata tem por vezes muitos contaminates ou aditivos que podem prejudicar a liga.
O antimonio vem em bocados tipo um cristal.

Atenção que o antinónio tem um ponfo de fusão de 620 ºC pelo que requer equipamento próprio para derreter e fabricar a sua liga com chumbo. Eu tenho uma fornalha e cadinhos homemade para o efeito. O fabrico também requer alguns cuidados nomeadamente na ordem de adição dos metais, homogenização da mistura e arrefecimento.
Avatar do Utilizador
joaonumberone
Utilizador Regular
Mensagens: 4222
Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm

Re: tornar chumbo mais rijo

Mensagem por joaonumberone »

ffgsoares Escreveu:Se misturares o estanho a liga fica um pouco mais dura mas só pelo facto de que a estrutura do estanho é em cristais tetragonais e dá-lhe uma ligeira robustês, as moléculas do estanho são em forma de cristais, ok.
tens a certeza que são treta... não sei o quê?
:hahaha: :hahaha: :hahaha:

Bem já vi que temos por aqui alquimistas e dos bons, quando descobrirem a cena de transformar chumbo em ouro avisem :join:
Avatar do Utilizador
fdp
Mensagens: 1382
Registado: quarta ago 10, 2011 7:33 am

Re: tornar chumbo mais rijo

Mensagem por fdp »

BOAS PESSOAL !! :fixe:
Desculpem a pergunta de tótó :
O QUE É UMA FUNDIÇÃO ????? :hahaha:
joaonumberone Escreveu:quando descobrirem a cena de transformar chumbo em ouro avisem
SIMPLES : :huuum:
PINTAS UMA CHUMBADA DE AMARELO , E PROCURAS UM «OTÁRIO» NO OLX !! :hahaha:

FIQUEM BEM !! :fixe:
portista
Mensagens: 603
Registado: sábado jul 15, 2006 9:54 pm

Re: tornar chumbo mais rijo

Mensagem por portista »

Materiais 1.1 - presente Sr. professor!
Responder