tipos de montagens

Surfcasting / Rockfishing

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"tipos de montagens"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: tipos de montagens

Mensagem por ffgsoares »

Eu só uso a tercina na ligação da montagem ao clip da linha madre, os estralhos são somente atados nos destorcedores da montagem.

É claro que há dias com determinados estados de mar que, os estralhos enrolam mais que outros (dias) mas, aí o melhor é usar um só estralho que começa comprido e depois consoante o comportamento se necessário encurto ou lá vai o chumbinho, e a coisa resulta :join:

Quanto aos tubinhos ou tercina nos estralhos, penso que só experimentando, eu tenho uns destorcedores que têm uma haste lateral para atar o estralho, tem dois ou três centímetros de haste e afasta o estralho da linha madre, mas por acaso ainda não os usei, não sei se resulta mas penso que sim.

Boas pescarias :fixe:
Avatar do Utilizador
joaonumberone
Utilizador Regular
Mensagens: 4222
Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm

Re: tipos de montagens

Mensagem por joaonumberone »

o tubinho não resultou comigo quando experimentei na embarcada, noutras pescas não sei mas não deve ser bom.
Avatar do Utilizador
Beto_Manja
Mensagens: 562
Registado: segunda out 12, 2009 1:21 pm

Re: tipos de montagens

Mensagem por Beto_Manja »

Boas
ffgsoares Escreveu:Eu só uso a tercina na ligação da montagem ao clip da linha madre, os estralhos são somente atados nos destorcedores da montagem.

É claro que há dias com determinados estados de mar que, os estralhos enrolam mais que outros (dias) mas, aí o melhor é usar um só estralho que começa comprido e depois consoante o comportamento se necessário encurto ou lá vai o chumbinho, e a coisa resulta :join:

Quanto aos tubinhos ou tercina nos estralhos, penso que só experimentando, eu tenho uns destorcedores que têm uma haste lateral para atar o estralho, tem dois ou três centímetros de haste e afasta o estralho da linha madre, mas por acaso ainda não os usei, não sei se resulta mas penso que sim.

Boas pescarias :fixe:
Amigo Soares, não percebi bem a função da tercina na montagem.
Não vai amortecer o lançamento? E quais os beneficios?

Cumps,
Roberto
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: tipos de montagens

Mensagem por ffgsoares »

Ó companheiro Roberto, essa observação que fazes é pertinente na verdade mas, inicialmente eu comecei a usar a montagem com um clip que engatava no clip da linha madre e um clip em baixo para a chumbada, depois eram clips a mais (no meu ver) e, fazia uma laçada simples na montagem e como que pendurava no clip da madre, mais tarde lembrei-me da tercina ( a malta falava nisso por aqui ) e experimentei, não notei nada para pior no lançamento e como resultava, até na maneira da linha estar torcida e portanto tudo mais justinho e tal,... e nunca mais mudei.

Claro que a tercina tem a faculdade de amortecer as pancadas (faz de mola é essa a sua função) mas, olha... lanço o normal e não mudei mais, se um gajo engatar um peixe forte/pesado será mais um amortecedor, porque a embraiagem é que tem de trabalhar.

Mas também pesco direto, percebes, tenho uma das bobines do XSB que tem logo na linha madre (que por acaso é o chicote) os stopers, as missangas e o destorcedor aí o estralho fica logo ligado á madre, outras vezes coloco uma urfe no clip da madre e tá feito, eu penso que há varias maneiras de fazer as montagens da nossa pesca e, todas elas resultam de algum modo, claro que umas serão mais eficazes que outras, mas todas pescam, e depois cada um de nós tem os seus "jeitos" manias, sabes como é :join:

Isto é tudo em areal (é onde gosto de pescar) mas por exemplo quando vou um bocado á pedra aí tudo muda, pesco por vezes á antiga, uso um carreto mais de guerra com 0,40 direto e por vezes é só fazer uma laçada dupla e numa penduro a chumbada e na outra o estralho, outras vezes enfio uma esfera furada na madre e por baixo uma laçada onde fica o estralho, enfim é conforme o momento ou como está o mar.

Penso que me fiz entender, ou se calhar baralhei ainda mais :join:

Tudo a correr bem por aí e boas pescarias :fixe:
Avatar do Utilizador
Beto_Manja
Mensagens: 562
Registado: segunda out 12, 2009 1:21 pm

Re: tipos de montagens

Mensagem por Beto_Manja »

Boas,

Tudo entendido :fixe:
É como se costuma dizer, cada maluco com a sua pancada :join: (sem ofensa...)

Já agora, como correu ontem em peniche? chegou a ir?
Eu tive nos medões das 20:30 até às 2:00 depois ainda fui fazer outro pesqueiro até às 9:00 e nem uma escama, nem um toquezito... É mesmo uma grade à antiga! :hahaha:
Como diz um colega na zona dos relatos..."Há noites assim..." :hahaha:

Cumps,
Roberto
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: tipos de montagens

Mensagem por ffgsoares »

Fomos tentar o carapau no molhe leste e, zero, o peixe não encostou, tirei uma baila, outro tirou duas e outro ainda tirou dois carapaus.

Não deu para entender, estava um pouco de vento mas estava pescável só que o peixe estava de folga :join:

Boas pescarias :fixe:
Avatar do Utilizador
joaonumberone
Utilizador Regular
Mensagens: 4222
Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm

Re: tipos de montagens

Mensagem por joaonumberone »

Beto_Manja Escreveu:Boas,

Tudo entendido :fixe:
É como se costuma dizer, cada maluco com a sua pancada :join: (sem ofensa...)

Já agora, como correu ontem em peniche? chegou a ir?
Eu tive nos medões das 20:30 até às 2:00 depois ainda fui fazer outro pesqueiro até às 9:00 e nem uma escama, nem um toquezito... É mesmo uma grade à antiga! :hahaha:
Como diz um colega na zona dos relatos..."Há noites assim..." :hahaha:

Cumps,
Roberto
Foste ontem?
apanharam limo?
Avatar do Utilizador
Beto_Manja
Mensagens: 562
Registado: segunda out 12, 2009 1:21 pm

Re: tipos de montagens

Mensagem por Beto_Manja »

Boas
joaonumberone Escreveu:Foste ontem?
apanharam limo?
Muito pouco, dáva para pescar, mas desconfio que hoje estará pior...
A aguagem era de norte e a praia norte estava impraticável nos dias anteriores, com estas correntes é provável que parte desse limo venha para aquela zona.
Agora peixe :huuum: mesmo estranho, as condições estavam reunidas e não senti um toque, algumas iscadas iam desaparecendo e os estralhos "moidos" devia andar lá santolas ou algo do género.
Nota para os pequenos ovos de peixe (suponho), eram aos milhares misturados nas algas que vinham agarrados aos fios

Cumps,
Roberto
Responder