Ó companheiro Roberto, essa observação que fazes é pertinente na verdade mas, inicialmente eu comecei a usar a montagem com um clip que engatava no clip da linha madre e um clip em baixo para a chumbada, depois eram clips a mais (no meu ver) e, fazia uma laçada simples na montagem e como que pendurava no clip da madre, mais tarde lembrei-me da tercina ( a malta falava nisso por aqui ) e experimentei, não notei nada para pior no lançamento e como resultava, até na maneira da linha estar torcida e portanto tudo mais justinho e tal,... e nunca mais mudei.
Claro que a tercina tem a faculdade de amortecer as pancadas (faz de mola é essa a sua função) mas, olha... lanço o normal e não mudei mais, se um gajo engatar um peixe forte/pesado será mais um amortecedor, porque a embraiagem é que tem de trabalhar.
Mas também pesco direto, percebes, tenho uma das bobines do XSB que tem logo na linha madre (que por acaso é o chicote) os stopers, as missangas e o destorcedor aí o estralho fica logo ligado á madre, outras vezes coloco uma urfe no clip da madre e tá feito, eu penso que há varias maneiras de fazer as montagens da nossa pesca e, todas elas resultam de algum modo, claro que umas serão mais eficazes que outras, mas todas pescam, e depois cada um de nós tem os seus "jeitos" manias, sabes como é
Isto é tudo em areal (é onde gosto de pescar) mas por exemplo quando vou um bocado á pedra aí tudo muda, pesco por vezes á antiga, uso um carreto mais de guerra com 0,40 direto e por vezes é só fazer uma laçada dupla e numa penduro a chumbada e na outra o estralho, outras vezes enfio uma esfera furada na madre e por baixo uma laçada onde fica o estralho, enfim é conforme o momento ou como está o mar.
Penso que me fiz entender, ou se calhar baralhei ainda mais
Tudo a correr bem por aí e boas pescarias