Reforço do estralho junto ao anzol

Fundeado / Jigging / Big Game
Responder

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Reforço do estralho junto ao anzol"
na nova versão do site.

jppinto
Mensagens: 134
Registado: sexta ago 31, 2012 9:16 pm

Reforço do estralho junto ao anzol

Mensagem por jppinto »

Boas,

Alguém reforça o estralho junto ao anzol quando pescam a peixes maiores, para evitar que eles cortem o estralho com os dentes, usando fio fluorcarbono? Que nó azem para revestir o estralho?

Obrigado.

João Pinto
Avatar do Utilizador
TALIBAN
Utilizador Regular
Mensagens: 11504
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Re: Reforço do estralho junto ao anzol

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.

Eu não reforço nada, posso apenas alterar é o diâmetro do fio, para mais grosso.

Abraço.

Braga
Avatar do Utilizador
joaonumberone
Utilizador Regular
Mensagens: 4222
Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm

Re: Reforço do estralho junto ao anzol

Mensagem por joaonumberone »

se for uma pesca muito virada para peixe do tipo peixe porco, podes meter um tubinho de silicone que há a venda nas lojas de pesca, mas não é para isso, mas serve :hahaha:
Pode ser solução para não estares a mudar para linhas grossas.
jppinto
Mensagens: 134
Registado: sexta ago 31, 2012 9:16 pm

Re: Reforço do estralho junto ao anzol

Mensagem por jppinto »

A ideia era evitar ir para estralhos de 0,50 para cima só por causa dos dentes dos peixes, não devido á força que eles fazem. Por exemplo, imagine-nos um pargo de 2Kgs. Um 0,30 com 13Kgs de resistência é mais do que o suficiente para o tirar. Mas se o peixe embuchar, e o estralho passar pelos dentes, pode cortá-lo. Para evitar isso, teria que apostar num 0,50 ou 0,60 para resistir aos dentes...
Já vi umas montagens em que enrolam nylon por cima do estralho, junto ao anzol, para o reforçar. Não sei é fazê-lo, nem que nó utilizam para o fixar.
mcll
Mensagens: 179
Registado: quarta ago 24, 2005 12:44 pm

Re: Reforço do estralho junto ao anzol

Mensagem por mcll »

Quando andava pelos Açores - há muitos, muitos anos - quando ia pescar aos congros ( não era com cana ) utilizava um estratagema local , que penso que se chamava "trinca-fiados".
Depois de empatar o anzol, esticava um pouco o estralho, e enrolava á volta do mesmo e numa extensão de 3/4 cm, um fio de cobre fininho. O estralho ficava assim protegido contra os dentes dos congros e moreias. Mas eram bons tempos, os estralhos eram em fio .80/1.0, e apanhava-se peixe. Porque não se utilizava cabo de aço ? A pesca era feita com arame, e se o anzol ficasse preso ao fundo, com o nylon que usavamos já era díficil, com cabo da aço, ou se cortava o arame por cima ou então só com o motor.
Avatar do Utilizador
CANIVETE
Utilizador Regular
Mensagens: 1773
Registado: quinta out 08, 2009 3:43 pm

Re: Reforço do estralho junto ao anzol

Mensagem por CANIVETE »

Reforço no estralho? A meu ver só para determinados tipos de pesca e peixes,+-3 meses o meu amigo Pedro Neves sacou um safio com 20 kl num simples fluocarbono,normalmente a perca de especimes como os pargos e outros é mais ao roçar nas rochas,tenho amigos que os tiram(pargos) na casa dos 2kl com 0,23.
Qual é o tipo de pesca que pretendes fazer?Diversos:isto são meros exemplos,podes fazer baixadas de 28 de 26 com estralhos que podem ir até 23 ou 22.Pargos:há quem não perdoe e é 50 ou 60 outros como eu correm o risco, dependendo do lote que está no pesqueiro desço do 50 ao 30 ,alguma duvida....

cumpts

Manuel Matos
Responder