Peixe?? Mas onde??

Fotos e descrições de pescarias.
Uma secção boa para aumentar ou baixar o ego.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Peixe?? Mas onde??"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
dejesus
Mensagens: 99
Registado: domingo abr 07, 2013 11:59 pm

Re: Peixe?? Mas onde??

Mensagem por dejesus »

CANIVETE Escreveu:A Tecologia avança a uma cadência infernal em materiais cada vez mais sofisticados para enganarmos o peixe,o resultado a longo prazo (NÃO HÁ),vou dar um exemplo a febre das corvinas levou ao uso de kayaques com equipamentos altamente sofisticados que permitem capturas quanto a mim acima da média,não esquecendo as redes.
Partindo do pressuposto que elas vem desovar,como vai ser a medio e longo prazo?Em todos os tipos de pesca é assim mais a consciência de cada um de nós.


abraço



Manuel Matos
Gostei da tua observação ó Manuel,no meu ver muito correta :fixe:
Avatar do Utilizador
joaonumberone
Utilizador Regular
Mensagens: 4222
Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm

Re: Peixe?? Mas onde??

Mensagem por joaonumberone »

"O pico da reprodução ocorre nos meses de Maio e Junho, podendo prolongar-se pelo Verão"

Retirado de texto na revista "Mundo da Pesca".

E então:
"A partir do Outono gostam de percorrer as praias e começam a encardumar preparando-se para a época reprodutiva que ocorre entre os meses de Janeiro e Fevereiro." de "pesca.do.sapo"

E não vão tentar a vossa sorte nesta altura aos robalos?

A captura de corvinas é acima da média, mas de que estudo é que estamos a falar? para haver uma média é necessário uma comparação de números.
O que leva a haver aparentemente mais (???) corvinas, pelo que tenho lido, é por haver menos poluição no Tejo o que por si só já é positivo.

Os pescadores desportivos ou lúdicos não são a causa da eventual diminuição do nº de peixes, pescam todos juntos num ano o mesmo que um barco em 4 ou 5 dias.
Avatar do Utilizador
CANIVETE
Utilizador Regular
Mensagens: 1773
Registado: quinta out 08, 2009 3:43 pm

Re: Peixe?? Mas onde??

Mensagem por CANIVETE »

Se reparas-te mencionei a pesca com redes,a dita pesca desportiva é intemporal,mas mesmo assim tem de conter a parte moral,quando falo dos kayakes não é em termos depreciativos,mas sim associa-los as novas tecnologias sabes perfeitamente que o tipo de sondas que os seus propriétários os equipam TEM UMA MAIS VALIA NA CAPTURA ACIMA DO NORMAL,voltando a outras especies (isto no Tejo) robalos abaixo da medida permitida por lei,assisti a situações em que num dia de 100 robalos capturados o máximo de 10 eram permitidos,isto dava pano para bué de camisas



abraço


Manuel Matos
Avatar do Utilizador
joaonumberone
Utilizador Regular
Mensagens: 4222
Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm

Re: Peixe?? Mas onde??

Mensagem por joaonumberone »

Pelo que vejo na zona norte das corvinas em terra pescam-se tantas como na água.
As que tenho visto já não têm ovas, desde há algum tempo.

Os kayaks apesar de tudo levam uma pessoa apenas e para mudar de sitio não é fácil.
Josy
Mensagens: 513
Registado: quinta mar 11, 2010 11:35 pm

Re: Peixe?? Mas onde??

Mensagem por Josy »

Boas
Caro Canivete a explicação é simples estiveram na semana passada á venda numa lota 3 caixas, pelo menos, de robalos indiscutivelmente abaixo da medida, bem abaixo, é esta a fiscalização que temos, os Srs(a) . Veterinários da Docapesca levam uma vida boa nos gabinetes a contribuir para o deficit, enfim o normal a que estamos habituados neste pais a fazer de conta.
Cumprimentos. :fixe:
Avatar do Utilizador
ClaudioP
Mensagens: 81
Registado: domingo fev 24, 2013 4:47 pm

Re: Peixe?? Mas onde??

Mensagem por ClaudioP »

Realmente, este ano as pescarias estão a ser mais fracas. Tal como falou o NelsonP, cá pelos Algarves ainda se vai apanhando alguns de tamanho razoável (300/400 gr) e com a natural paciencia de um pescador, lá aparece um ou outro adulto no meio ( até 1.5 kg/2.2kg)... Mas nada como em outros anos que se capturavam algumas boas douradas de 3 e 4 kg com um troféu de 5kg para mais. Nota-se que o Inverno se "estende" pela primavera e que o verão "rouba" algum tempinho ao outono. Por isso se sentem mais choques termicos na mudança de estações e o nosso rico peixe sente o mesmo.
Mas como todos somos pessoas nada viciadas (sem ferir quaisquer susciptibilidades) em pesca, lá vamos tentando e eu sou um deles.
Quanto às perguntas que a malta faz quanto ao isco, relaxem e continuem a pescar normalmente sem grandes invenções pois ainda nenhuma dourada me pediu um hamburger :pau: (esteja quieto sr. ClaudioP e deixe-se de brincadeiras). O que é certo, amigos, é que para mim, amanhã é Pesca-feira e tentarei trazer algumas fotos (ou talvez não) de sucesso de separação, do peixe, da água.
Melhor não falar muito ou ainda levo porrada por falta de relatos. Ainda hoje o jantar foi muito bom: dois linguados de 1.5kg e 1.3kg no forno. Como não tenho muito dinheiro, tive que os ir pescar.

Abraço e boas :boia: :fishcool:
Responder