Montagem Texas - Breve apontamento

Spinning / Corrico na Costa
Responder

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Montagem Texas - Breve apontamento"
na nova versão do site.

Josy
Mensagens: 513
Registado: quinta mar 11, 2010 11:35 pm

Montagem Texas - Breve apontamento

Mensagem por Josy »

Boas,

Resolvi fazer este post para esclarecer algumas dúvidas acerca da montagem Texas.

A sua origem só foi possível depois de uma fantástica invenção que remonta a meados do século XX, quando surgiu nos Estados Unidos, mais propriamente em Akron, no Ohio através de Nick e Cosma Creme a ideia de fazer uma amostra que não apenas parecesse viva, tendo para isso que ser mole, mas também que assim se mantivesse ainda que exposta ao ar durante bastante tempo. Para o efeito utilizaram borracha dura, óleos e pigmentos.
Datada de 1949 foi assim que surgiu a chamada Creme Worm foi um sucesso quase instantâneo e revolucionou a pesca ao achigã.

Imagem

Com o sucesso foram-se multiplicando em formas e tamanhos que, no entanto, por serem fabricadas com a utilização de borracha dura, não permitiam a flexibilidade nem a acção efectiva das modernas soft baits.

Isto até, que em 1972 um fabricante de amostras, Mister Twister, patenteou a Curly Tail Concept (conceito de cauda encaracolada) utilizando a flexibilidade do silicone para criar uma amostra de borracha realisticamente mais semelhante a um amostra viva, com uma apresentação mais natural que se veio a traduzir num desempenho bastante mais efectivo.
Com o enorme volume de vendas concretizado nos anos 80, ficou aberto espaço para entrada de outros fabricantes que rapidamente em competição ampliaram e diversificaram uma enorme gama de soft baits de vários géneros tamanho, formatos e cores.


A montagem original chamada de Texas Rig surgiu como o próprio nome indica na região Texana e embora hajam diversos artigos sobre a matéria, não está concretamente atribuída a sua invenção, pelo que se pensa que fosse esta a região onde seria mais comummente utilizada o que veio a promover a sua generalização.

É constituída por um chumbo tipo bala livre na linha e por um anzol tipo offset (offset worm hook), ou seja com curvaturas pronunciadas do tipo pescoço de cavalo na zona próxima do olhal.
Imagem

As vantagens são enormes permitem explorar zonas com obstáculos naturais muito comuns em rios e lagos, minimizando o risco do anzol ficar preso. Por outro lado o chumbo em forma de bala ajuda quer no lançamento quer no afundar da amostra, quer no trabalhar da mesma impedindo que ao animar a amostra ela suba inadvertidamente á superfície

São as mesmas vantagens que nos permitem utilizá-las na água salgada em zonas de rochosas mas também em zonas de vegetação subaquática embora nesta ultima se possam pôr outros obstáculos.

As variantes são imensas e muitos outros produtos foram aparecendo no domínio dos anzóis e acessórios o que faz com que o limite se aproxime da imaginação e perspicácia de cada um.

Imagem

Uma das que fiz mais recentemente.
Cumprimentos. :fixe:
Avatar do Utilizador
Trophy_Master
Utilizador Regular
Mensagens: 2623
Registado: domingo jan 22, 2012 10:05 am

Re: Montagem Texas - Breve apontamento

Mensagem por Trophy_Master »

Excelente texto
obrigado :fixe: :fixe:
Avatar do Utilizador
Caparzo
Mensagens: 1158
Registado: sábado ago 30, 2008 11:02 pm

Re: Montagem Texas - Breve apontamento

Mensagem por Caparzo »

Por acaso nas minha ultimas passagens pela decatlon vejo sempre por lá várias ofertas deste tipos de iscos quer para águal salgada quer para doce, penso que a marca é, e penso sempre em insvestigar em que técnica se empregam porém como ultimamente nem para pescar com o que conheço tenho tido tempo ainda não me aventurei neste mundo, mas há-de ser explorado. Obrigado pelo texto :fixe:
Avatar do Utilizador
jose elvas
Utilizador Regular
Mensagens: 2501
Registado: sábado dez 04, 2010 5:45 pm

Re: Montagem Texas - Breve apontamento

Mensagem por jose elvas »

Bom "artigo" amigo Josy! Será provavelmente a técnica que mais uso para o Achigã. Terrivelmente eficaz... :fixe:
Josy
Mensagens: 513
Registado: quinta mar 11, 2010 11:35 pm

Re: Montagem Texas - Breve apontamento

Mensagem por Josy »

Boas,
Caro Caparzo, numa opinião meramente pessoal, a Decatlon tem muita tralha e pouco ou nenhum critério nas compras no que á pesca diz respeito, no meio disto tem umas poucas coisas que algum pessoal nem imagina o quanto aquilo é bom, o problema é que não se pode comprar tudo para andar a fazer experiências.

Caro José Elvas, pois os que caçam de emboscada....
Para os maiores exemplares mais matreiros escondidos numa rocha á espera que surja um incauto a dobrar a esquina e nos dias mais dificeis, em que pareçe que não se querem atirar a nada, dá um jeitão manter lá uma amostra sem passar a vida a enganchar na pedra.
Não sei se isto tem algo a ver com a forma de atacar dos achigãs, certo que há-de depender das ocasiões, dos dias etc., mas ainda assim deve ter certas características peculiares interessantes.
Cumprimentos. :fixe:
Responder