CHIVOS-O SEGREDO DOS GALEGOS PARA OS ROBALOS

Spinning / Corrico na Costa
Responder

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"CHIVOS-O SEGREDO DOS GALEGOS PARA OS ROBALOS"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
FOREVERLION
Mensagens: 378
Registado: segunda mai 13, 2013 2:52 pm

CHIVOS-O SEGREDO DOS GALEGOS PARA OS ROBALOS

Mensagem por FOREVERLION »

Caros colegas,

Hoje vou falar de uma amostra muito usada pelos galegos para apanharem brutos robalos, quando o mar está demais e o vento de frente impossibilita o uso de outras amostras.
Como podem ver na foto existem 3 modelos, as gramagens vão de 50 até 100gr creio eu!
São amostras baratas, e são lançadas como outra amostra digamos rapala, e é recolhida aos ssssss.
Podem utilizar uma vulgar cana de spinning com o minimo de 2,70m até 3,30m; convém a cana lançar amostras desde as 20gr, até às 10gr.
Para as nossas águas bastam amostas de 50-60gr.
Se precisarem de vendedor galego das amostras também de arranja!
cumps
Anexos
Fotos dos vários tipos de chivos
Fotos dos vários tipos de chivos
Avatar do Utilizador
Panca
Utilizador Regular
Mensagens: 9751
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Re: CHIVOS-O SEGREDO DOS GALEGOS PARA OS ROBALOS

Mensagem por Panca »

Á mais de dois anos que tenho um na minha mala de corrico igual a esse do meio e acreditas que ainda não o usei :chora: :chora:

Aqui na casa favais tem não é preciso ir comprar aos Galegos :join:

Abraço e a ver numa próxima em que o mar esteja bruto molho os pelos do gajo :hahaha: :hahaha:
Josy
Mensagens: 513
Registado: quinta mar 11, 2010 11:35 pm

Re: CHIVOS-O SEGREDO DOS GALEGOS PARA OS ROBALOS

Mensagem por Josy »

Boas,
Os chivos são tanto o segredo dos galegos quanto os dos portugueses, não sou galego e há anos que os uso, tal como os usaram outros aqui pelo nosso burgo muito antes de mim.
Embora os haja de muitas formas e feitios, nem todos são bons, alguns não passam de mera tralha para fazer peso e embora ocasionalmente possam apanhar algo isso, só por si, para mim, não quer dizer nada, aliás o mesmo aconteçe na generalidade das amostras.
A foto é de alguns dos que tenho entre os quais estão os que considero mais efetivos.

Imagem

Cumprimentos. :fixe:
Avatar do Utilizador
FOREVERLION
Mensagens: 378
Registado: segunda mai 13, 2013 2:52 pm

Re: CHIVOS-O SEGREDO DOS GALEGOS PARA OS ROBALOS

Mensagem por FOREVERLION »

Boas,

Antes de mais não pretendo vender chivos, nem qualquer outro material de pesca ou sem ser de pesca!
Os chivos foram inventados em Espanha! Abres de serem de chumbo eram de argila!
Os Espanhóis não prescindem dos chivos para pescar quando o mar está valente, se tem dúvidas consulte os muitos sites de pesca.
Concordo totalmente que é preciso saber trabalhar esta e todas as amostras, isso é inegável

cmps
Josy
Mensagens: 513
Registado: quinta mar 11, 2010 11:35 pm

Re: CHIVOS-O SEGREDO DOS GALEGOS PARA OS ROBALOS

Mensagem por Josy »

Boas,
Caro Foreverlion, não digo que não, a designação pelo menos não será portuguesa, mas isso não quer dizer que não tenham surgido, ainda que não com esse nome noutros pontos por esse mundo fora a capacidade de invenção humana é surpreendente, veja-se por exemplo a história dos anzóis desde os primeiros conhecidos, como e de que eram feitos.
Sabia também que foi a sua utilização bastante generalizada pelos galegos e mais geralmente em todo o norte de Espanha que os tornaram conhecidos, segundo estou em crer precisamente pelas razões que aduziu condições de mar, vento e também de costa rochosa em que existe uma grande probabilidade de perder a amostra, então, haveria a necessidade de se ser prático e utilizar uma amostra que se pudesse lançar em condições mais adversas e não fosse cara e/ou cujo fabrico fosse relativamente fácil.

Achei até bastante interessante este seu tópico, pois desde esses chivos fabricados muitas vezes artesanalmente é incrível ver a sofisticação que surge em amostras que genérica e abrangentemente também podem ser classificadas nessa categoria. Recentemente o tipo de amostras de metal entre as 30 e 60 gr para lançar parece ter caído nas graças de muitos fabricantes, surgem novidades quase diariamente por todo o lado.

Recentemente, também pelo meu tempo disponível ser algo escasso e preferir utilizá-lo para pescar, adquiri alguns a um particular que as fabrica de uma forma bastante prática e inovadora e que dão óptimos resultados, tirando partido da evolução dos materiais quer no campo das tintas quer dos vernizes quer dos poliuretanos, dai que também não tenho nada contra quem os quer vender

Tenho talvez algumas dezenas e quanto aos mais artesanais tenho por costume vasculhar nas casas de artigos de pesca onde os tenho encontrado quase escondidos com preços do antigamente, alguns cheguei a comprá-los por 1 euro e pouco, mas vão sendo cada vez mais raros.

Os chivos a que mais especificamente se refere, são dos que me dão mais prazer de pescar, capturar um peixe com um deles acho que tem um charme especial, por terem algo de artesanal e uma história por detrás e já aconteçeu várias vezes perguntar a alguns ex-pescadores mesmo velhinhos se sabe o que é isto, a resposta foi quase invariávelmente pronta;
"È uma zagaia", seguia muitas vezes de " Ainda tu não eras nascido já se pescava com isso" :mrgreen:
Cumprimentos. :fixe:
Avatar do Utilizador
NelsonP
Utilizador Regular
Mensagens: 4642
Registado: terça fev 21, 2012 3:13 pm

Re: CHIVOS-O SEGREDO DOS GALEGOS PARA OS ROBALOS

Mensagem por NelsonP »

Josy Escreveu:Boas,
Caro Foreverlion, não digo que não, a designação pelo menos não será portuguesa, mas isso não quer dizer que não tenham surgido, ainda que não com esse nome noutros pontos por esse mundo fora a capacidade de invenção humana é surpreendente, veja-se por exemplo a história dos anzóis desde os primeiros conhecidos, como e de que eram feitos.
Sabia também que foi a sua utilização bastante generalizada pelos galegos e mais geralmente em todo o norte de Espanha que os tornaram conhecidos, segundo estou em crer precisamente pelas razões que aduziu condições de mar, vento e também de costa rochosa em que existe uma grande probabilidade de perder a amostra, então, haveria a necessidade de se ser prático e utilizar uma amostra que se pudesse lançar em condições mais adversas e não fosse cara e/ou cujo fabrico fosse relativamente fácil.

Achei até bastante interessante este seu tópico, pois desde esses chivos fabricados muitas vezes artesanalmente é incrível ver a sofisticação que surge em amostras que genérica e abrangentemente também podem ser classificadas nessa categoria. Recentemente o tipo de amostras de metal entre as 30 e 60 gr para lançar parece ter caído nas graças de muitos fabricantes, surgem novidades quase diariamente por todo o lado.

Recentemente, também pelo meu tempo disponível ser algo escasso e preferir utilizá-lo para pescar, adquiri alguns a um particular que as fabrica de uma forma bastante prática e inovadora e que dão óptimos resultados, tirando partido da evolução dos materiais quer no campo das tintas quer dos vernizes quer dos poliuretanos, dai que também não tenho nada contra quem os quer vender

Tenho talvez algumas dezenas e quanto aos mais artesanais tenho por costume vasculhar nas casas de artigos de pesca onde os tenho encontrado quase escondidos com preços do antigamente, alguns cheguei a comprá-los por 1 euro e pouco, mas vão sendo cada vez mais raros.

Os chivos a que mais especificamente se refere, são dos que me dão mais prazer de pescar, capturar um peixe com um deles acho que tem um charme especial, por terem algo de artesanal e uma história por detrás e já aconteçeu várias vezes perguntar a alguns ex-pescadores mesmo velhinhos se sabe o que é isto, a resposta foi quase invariávelmente pronta;
"È uma zagaia", seguia muitas vezes de " Ainda tu não eras nascido já se pescava com isso" :mrgreen:
Cumprimentos. :fixe:
:fixe:
Responder