Salemas

Fotos e descrições de pescarias.
Uma secção boa para aumentar ou baixar o ego.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Salemas"
na nova versão do site.

luis amaral
Registado: quinta jun 26, 2008 8:54 pm

Salemas

Mensagem por luis amaral »

Esta manha levantei o cu da cama como todos os dias, às 6,45, fui levar a patroa ao barco e fui tratar de uns assuntos que tinham de ser resolvidos hoje. A coisa ficou despachada perto das 9,30 e decidi gastar o resto da manha a fazer um tipo de pesca que nunca tinha feito. Peguei no saco de limos que o david (tsunami) me tinha dado no sábado e arranquei para o rio, para ir procurar salemas.
Montei uma boiá de 8 gramas e comecei a pesca perto das 10. Na primeira hora ferrei 4 e saíram todas. Foi espectacular. As gajas dão uma luta porreira e como a ideia não era trazer o peixe brinquei com elas à grande. drag aberto e deixa correr. Estavam dois senhores a pescar uns metros á minha esquerdaa quem dei os tres ultimos peixes, porque o primeiro tinha sido devolvido quando ainda estava a pescar sozinho. Incompreensivelmente a partir de uma determinada hora, levavam o isco e não consegui ferrar mais nenhuma embora tivesse muitos ataques. Ainda estive uns minutos á conversa com o Vitor que por lá passou. Perto das 13 horas começei a arrumar as coisa para ir almoçar. Nesse momento já tinha chegado mais um companheiro. Tinham saido até aquele momento os meus 4 peixes e mais um a um dos pescadores do lado. Arrumei o material no carro e antes de ir embora ainda fui dar uma ultima vista de olhos ao rio, quando o ultimo dos pescadores a chegar ferra uma, e logo de seguida os outros dois cravam mais duas. Tres cravadas e a correr ao mesmo tempo foi lindo de ver mas a minha hora já tinha chegado. Os peixes calculo que teriam mais coisa menos coisa todos à volta de 700 ou 800 gramas e já dão uma luta valente. Não sabia é que eram tão desconfiadas a comer. Praticamente a boia não mexe, e torna-se dificil de perceber se lá estao ou não.
Abraços.
TALIBAN
Utilizador Regular
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Re: Salemas

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.

Parabéns pelo relato, dado que a pescaria, tratou-se apenas de testar a perspicácia para com um animal desconfiado, sentir a adrenadina delas a levarem linha e passar um resto de manhã porreiro.

Abraço.

Braga

P.S. - Também já apanhei algumas e sei como são a comer.
ntavares
Registado: sexta mar 01, 2013 12:31 pm

Mensagem por ntavares »

Boas :olaaa:
Em primeiro lugar parabéns pelo relato.
Não sei se essas salemas são precisamente iguais as que se apanham aqui pelos Açores,mas devem ter muitas coisas em comun desde já serem desconfiadas :moca: :hahaha: :hahaha:
Por aqui pescamos a elas com umas ponteiras nas canas feitas de fio (fio 200) e a linha prende na ponta da ponteira, assim é mais façil ver quando elas estão comendo a isca.Como não utilizamos carretos para esta pesca e elas tem muita força é das pescas que dá muito prazer.
Quanto á preparação para comer ,em primeiro lugar só como apartir do mês de Maio (são mais gordas) e numca congeladas,por isso quando apanho é para comer no dia,tiro bem aquela pele preta das barrigas e vai para as brasas só com sal.
cumprimentos :beer:
Nelson
luis amaral
Registado: quinta jun 26, 2008 8:54 pm

Mensagem por luis amaral »

ntavares Escreveu:Boas :olaaa:
Em primeiro lugar parabéns pelo relato.
Não sei se essas salemas são precisamente iguais as que se apanham aqui pelos Açores,mas devem ter muitas coisas em comun desde já serem desconfiadas :moca: :hahaha: :hahaha:
Por aqui pescamos a elas com umas ponteiras nas canas feitas de fio (fio 200) e a linha prende na ponta da ponteira, assim é mais façil ver quando elas estão comendo a isca.Como não utilizamos carretos para esta pesca e elas tem muita força é das pescas que dá muito prazer.
Quanto á preparação para comer ,em primeiro lugar só como apartir do mês de Maio (são mais gordas) e numca congeladas,por isso quando apanho é para comer no dia,tiro bem aquela pele preta das barrigas e vai para as brasas só com sal.
cumprimentos :beer:
Nelson
Olá amigo, explique lá melhor essa técnica do fio. Pesca com ou sem boia?
NelsonP
Utilizador Regular
Registado: terça fev 21, 2012 3:13 pm

Mensagem por NelsonP »

Nunca apanhei nenhum e é peixe que por aqui na minha zona ninguem liga nenhuma. Obrigado pela partilha. Vale a sensação de ter trabalhado uns peixes :fixe:
jose elvas
Utilizador Regular
Registado: sábado dez 04, 2010 5:45 pm

Mensagem por jose elvas »

Parabéns pelo dia bem passado e pelas capturas... :fixe:
Verde
Registado: quinta out 08, 2009 7:07 pm

Mensagem por Verde »

Parabéns pelo relato.
joaonumberone
Utilizador Regular
Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm

Mensagem por joaonumberone »

Luis, com que então umas salemas, andavas a pescar sargos a monte no meio delas há uns tempos.

O companheiro dos Açores deve estar a referir-se a pesca ao tento, directa! :hummm:
Responder