Carreto faz ruído

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Carreto faz ruído"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
costaprata
Mensagens: 94
Registado: terça mai 10, 2011 2:05 pm

Carreto faz ruído

Mensagem por costaprata »

Boas.

Venho junto a vós na esperança de me darem umas indicações de como hei-de ultrapassar um problema ocorrido com um carreto que tenho há alguns anos:

Há uns ano adquiri um carreto Grauvell Genesis ZX 5000 do qual gostava. Macio, silencioso, forte qb, etc.

Contudo, na última vez que fui à pesca antes de um interregno de cerca de 4 anos sem pescar, o mesmo apanhou água (salgada) e areia.

Carreto na saca... e por lá ficou (grande desmazelo meu!!).

Quando ao fim de 3 anos e pouco resolvo rever o material, deparo-me - claro(!) - com o carreto todo abrasado cuja manivela quase nem girava. Vieram-me logo à cabeça os cerca de 30 contos (sim, ainda não havia euros) que me havia custado!

Loja com ele para ver se havia remédio e lá foi ele a um mecânico.

Passado umas semanas volto lá e o que me disse o proprietário da loja era que estava corroído por dentro e, confesso, não recordo se me disse que tinham tirado peças. Tenho a ideia de me ter falado em algum (ou alguns) rolamento(s). De origem veio com 11. Disse também que não tinha conseguido fazer melhor.

Passado algum tempo resolvi voltar à carga, mas tentei ser eu a fazê-lo.

Desmontei-o e verifiquei a composição do miolo: o veio central com duas rodas tipo dentadas a rodarem sobre si e um género de uma aspiral vertical na qual esta fixo um tipo de batente (julgo).

Vi que tinha 2 ou 3 grãos de areia e alguma massa... pouca.

Limpei-o, oleei-o e verifiquei que não fazia tanto barulho. Coloquei massa consistente de rolamentos e toca a fechar.

Uma vez fechado, voltou o ruído.

A minha dúvida prende-se com o que estará a causar o barulho (parece de raspar, metal com metal, o que faz provoca um vibrar apertado do carreto)

O que me aconselham? Ir a um outro mecânico? Pô-lo de lado? (queria ver se não)... mas o que é facto é que não me sinto cómodo a utilizá-lo.

Abraço :fixe:
Josy
Mensagens: 513
Registado: quinta mar 11, 2010 11:35 pm

Re: Carreto faz ruído

Mensagem por Josy »

Boas,
Caro amigo uma coisa é quase certa se o carreto faz esse som tipo de roçar metálico que diz, se o utilizar vai ficar pior.
O barulho talvez seja de rolamento gripado, de faz barulho ao rodar sem linha não é do rolamento da asa de cesto se o tiver.
Já aconteçeu um carreto fazer esse género de batulho apenas por as anilhas do tambor estarem trocadas ou poder no caso de ter sido desmanchado faltar alguma.
Se algum dos rolamentos interiores estiver gripado deve haver concerteza rolamento á venda para substituição.

Cumprimentos. :fixe:
Avatar do Utilizador
Panca
Utilizador Regular
Mensagens: 9751
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Re: Carreto faz ruído

Mensagem por Panca »

Vê bem os rolamentos, se encontras algum gripado e olha que por vezes só o abrir e fechar novamente esse tipo de ruido fica resolvido pode estar alguma coisa mal encaixada ou apertada etc... :fixe: abre dá uma viste de olhos e fecha novamente a ver :huuum:
Avatar do Utilizador
nunopontes
Utilizador Regular
Mensagens: 4567
Registado: terça ago 05, 2008 9:06 am

Re: Carreto faz ruído

Mensagem por nunopontes »

As vezes é um desespero , nao se sabe o que origina o barulho, abre-se , fecha se volta se abrir.... :moca: :moca: :moca: mas tb se tinha graos de areia e pouca massa , o primeiro mecânico nao é de grande confiança :hummm: :hummm: :hummm:
Avatar do Utilizador
chodadog
Mensagens: 628
Registado: domingo jan 15, 2006 11:45 pm

Re: Carreto faz ruído

Mensagem por chodadog »

Utilizá-lo com esse barulho está fora de questão :nono: . E que tal abrires o carreto e tentares com ele aberto rodar pra ver de onde vem o barulho? Também pode o rolamento estar preso por falta de uso e oleo...
Faz como recomendou o Panca e abre outra vez e caso não funcione ir até ao mecânico.
Cumpts
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Carreto faz ruído

Mensagem por ffgsoares »

Dá a impressão que deve haver por aí um ou mais rolamentos que estão gripados, tens de abrir o carreto e lavar tudo bem lavado e depois ao montar ver bem os rolamentos que estão degradados e, tens de os substituir.

Até pode haver também alguma areia ainda em recantos e que provoque esse arranhar, o tipo que o reparou também não fez um bom trabalho, é o que parece uma vez que encontráste areia ainda lá dentro.

Força aí e boas pescarias :fixe:
Avatar do Utilizador
costaprata
Mensagens: 94
Registado: terça mai 10, 2011 2:05 pm

Re: Carreto faz ruído

Mensagem por costaprata »

O barulho parece-me vir de dois rolamentos /rodas dentadas logo por baixo da base da bobine, mas no interior do chassis.

Quando os limpei e pus óleo o ruído reduziu bastante. Depois da massa e de o fechar voltou a fazer.

Essas duas peças aparentemente encaixam bem uma na outra. Não sei. Se calhar vou pedir uma opinião junto de outro mecânico. Não sei se conhecem um bom aqui perto (Alcobaça/Nazaré/Leiria/Mª Grande)...
Avatar do Utilizador
galinhola
Mensagens: 32
Registado: quarta jul 02, 2008 2:49 pm

Re: Carreto faz ruído

Mensagem por galinhola »

Olha nao conheço o carreto, mas tenta tirar a bobine e experimenta dar á manivela sem a bobine.
se nao fizer esse barulho sem a bobine, ja sabes de onde é....
muitas vezes ha carretos que necessitam de uma anilha(feltro)por baixo da bobine, inserida no veio, depende do tipo de carreto.é só uma ideia, porque a mim acontece-me muitas vezes com alguns tipos de carreto..
se o barulho quando fazes um esforço a puxar e se passa, saberás que serão os dentes do carreto no interior que se gastaram...
mas penso que será da bobine.tenta fazer isso e diz-me
Responder