vega concept cast

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"vega concept cast"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
nunopontes
Utilizador Regular
Mensagens: 4567
Registado: terça ago 05, 2008 9:06 am

Re: vega concept cast

Mensagem por nunopontes »

Pois mas se dizes que lanças só 30 mts...algo esta mal!!!
meritoon
Mensagens: 45
Registado: sexta jul 17, 2009 1:49 pm

Re: vega concept cast

Mensagem por meritoon »

Depois de cortar 15 mais 5 cm, a cana ficou a lançar o normal, digamos 80 a 100 metros, com chumbadas de 60 a 80gr.
Quando estava com a ponteira de origem, isto é com mais 20cm, é que não lançava nada.
O principal problema da cana (há vários), é a ponteira que era muito macia, e não trabalhava em conjunto com os restantes elementos, que eram muito mais duros.
Foi preciso cortar 20 cm à ponteira, para haver alguma continuidade na flexão da cana, na altura do lançamento.
Por agora está menos mal, penso que requer habituação, mas vai pescar e vai ter que dar o litro, enquanto houver braços e costas.

Abraço
Avatar do Utilizador
nunopontes
Utilizador Regular
Mensagens: 4567
Registado: terça ago 05, 2008 9:06 am

Re: vega concept cast

Mensagem por nunopontes »

Nao deverias trocar a ponteira da cana por uma mais dura?
meritoon
Mensagens: 45
Registado: sexta jul 17, 2009 1:49 pm

Re: vega concept cast

Mensagem por meritoon »

Ainda sobre a cana, apesar de eu não perceber nada do projecto de canas de pesca, depois de me deparar com este problema, fiquei a analisar o assunto e cheguei à seguinte conclusão: A cana deveria ter 4 elementos telescópicos,(em vez dos 3 que tem) e uma ponteira mais pequena e mais firme (cerca de 25 a 30 cm),
em vez de ter uma ponteira com quase 50cm, com um inútil passador móvel e demasiado macia,. Deveria ainda ter menos 10cm na distância entre o fundo da cana e o
porta-carretos.
Era isto que eu esperava de uma cana que supostamente é topo de gama no seu segmento.
É pena é termos que pagar para aprender o que as marcas sabem, mas por qualquer motivo não aplicam nos seus produtos.


Cumps
Avatar do Utilizador
Komorinov
Mensagens: 18
Registado: terça nov 18, 2008 11:21 pm

Re: vega concept cast

Mensagem por Komorinov »

meritoon Escreveu:Bom dia.

Sábado, fui experimentar a cana. Grande desilusão.
A cana não lançava, só a ponteira é que trabalhava(dobrava demais) e a chumbada caía a uns 10 - 20m. As 3 partes telescópicas a seguir ao cabo, são bem rijas, como já esperava, a ponteira é enorme (quase 50cm), e muito macia, parece de uma cana de bóia.
Com uma chumbada de 60gr, (cana na horizontal), a ponteira dobra como se fossem 150 gr.
Têm um passador móvel na ponteira, que não se segura. Cada vez que lanço, tenho que o rodar.
Vim para casa antes das 11 da manhã, cortei 15 cm à ponteira e vi-me livre daquele passador solto.
Experimentei a cana de tarde, e nova desilusão, estava um pouco melhor, mas ainda longe do aceitável.
Segunda de manhã, corto mais 5 cm à ponta. Ficou muito melhor, lança bem, ficou bem rijinha, lança 60 a 80 gr, à distância que estava habituado, com as Shimano
4,30m telecóopicas, ainda tenho que experimentar com chumbo de 120 a 150 para ver o que acontece.
Resultado, a cana é muito leve, (388 gr), e faz com que seja muito agradável andar com ela a correr a praia. Precisa de uma boa chicotada, para lançar bem, mas acho que é uma questão de hábito, e por isso acho que me vou dar bem.
Problema, é que queria uma cana com 4,20 m e acabei por ficar com uma de 4,00m, Ainda por cima, a distância do extremo da cana até ao porta carretos é enorme, tem mais 10 cm que o máximo das minhas canas de surfcasting. A minha sorte é que tenho os braços compridos, e esta "característica", não é grave para mim.
Acho que é uma cana muito bonita, bem acabada, com bons materiais (Fugi), não gostei muito do porta carretos (não segura bem o carreto, por muito que aperte), sendo um Fugi, acho que deve ser para aí, 3ª ou 4ª escolha.
Acho que a cana foi muito mal projectada e duvido que a tenham experimentado.
Enfim a minha opinião vale o que vale já que não sou nenhum "expert" no assunto, uma coisa é certa, foi a primeira e será a última Vega.
Desculpem o "testamento", mas tinha que encerrar o assunto que iniciei, e ficam algumas dicas para quem pensar adquirir uma. Experimente antes de comprar.

Abraço
João Monteiro

Olá João, eu também tenho uma Vega Concept Cast 4.20 e estranho quando dizes que é uma cana má lançadora.
Utilizo chumbadas entre 80 a 150g para pescar e consigo fazer bons lançamentos, quanto à ponteira também estranho quando dizes que é muito parabólica com uma chumbeira de 60g, eu só noto o que dizes acima das 120g...
Quanto ao porta carretos também não tenho reclamações a fazer, tenho um shimano ultegra 10000xsc na cana e encaixa que nem uma luva!
Alguns carretos por vezes têm a haste muito pequena/ fina para a cana que estamos a utilizar, ou vice versa, não será o teu caso?
Quanto à ponteira, não terá sido trocada na construção da cana, por vezes trocam os componentes por outros de outros modelos
(Já me aconteceu com uma cana de embarcada da Daiwa)...
meritoon
Mensagens: 45
Registado: sexta jul 17, 2009 1:49 pm

Re: vega concept cast

Mensagem por meritoon »

Olá Komorinov,

Ainda bem, que te deste bem com a cana.
Eu, continuo na minha, a ponteira que vinha na cana, (trocada ou não), não permitia lançar normalmente.
O carreto que usei foi um Shimano Ultegra Ci4 5500 XSA, e passava a vida a ajustá-lo.
Deixa-me fazer uma pergunta, o passador móvel da ponteira não roda durante o lançamento?
Pode tudo isto ser falta de habilidade minha, mas se nada parecido me aconteceu com outras canas.
Só para que conheças as minhas referências, em canas de corrico, eu tenho 3 Shimano Speedmaster 4,30m telescópicas (150,170 e 200gr), tenho uma Cabo Raso 4,5m 2 partes, tenho uma Hiro Hi-Perfom 4,2m 2 partes, tenho uma Daiwa Procyon 4,0m 3 partes, e tenho uma Sert Cap Coz 3,9m 3 partes.
Não tive o mínimo problema a lançar com qualquer uma delas, e como podes ver, são canas bem diferentes.

Obrigado pelo teu comentário.
Abraço
João Monteiro
Avatar do Utilizador
nunopontes
Utilizador Regular
Mensagens: 4567
Registado: terça ago 05, 2008 9:06 am

Re: vega concept cast

Mensagem por nunopontes »

Pois é a mim cheira-me que cm diz o amigo Komorinov, a ponteira nao seria dessa cana :( ou entao tera´mesmo algum defeito de fabrico que tb pode acontecer...o grave problema aqui é que ja a cortaste...tenta comprar outra ponteira, eu ia a loja e explicava o sucedido!!!
meritoon
Mensagens: 45
Registado: sexta jul 17, 2009 1:49 pm

Re: vega concept cast

Mensagem por meritoon »

Bom dia Nuno.

Agora, vai ficar assim, até porque eu mandei vir a cana da Ideal Torrense, e como podes ver não dá jeito nenhum ir lá.
De qualquer maneira, acho que não iria reclamar a cana, são riscos que se correm, quando comprámos algo desconhecido, e temos que saber viver com eles.
No meu caso cortei a ponteira, e acho que consigo, pescar com a cana desta maneira, não a vou encostar, tenho que amortizar o investimento.

Abraço
Responder