Já ouvi que a chumbada tinha de estar na areia, que era a aprox. 1,5m da ponteira etc. etc.
Eu como não sei é conforme calha. Mas se me pudessem dar uma ajuda, agradecia

Obrigado
Na minha modesta opinião é razoável que com a cana a mais ou menos 90º a chumbada toque no chão.61pesca Escreveu:Já agora e uma vez que falaram no assunto, gostaria de saber qual é a distancia aproximada a que se deve deixar a chumbada da ponteira num lançamento normal por cima da cabeça ?
Já ouvi que a chumbada tinha de estar na areia, que era a aprox. 1,5m da ponteira etc. etc.
Eu como não sei é conforme calha. Mas se me pudessem dar uma ajuda, agradecia![]()
Obrigado
Tudo esclarecidojoseafonso Escreveu:Num lançamento, quanto maior for o "Drop" (distância da chumbada à ponteira da cana), mais facilmente se tirará partido da potência da cana.
Mas, drops longos, trazem mais dificuldade no controlo e sincronização dos movimentos no acto de lançar.
As rupturas durante o lançamento podem acontecer por várias razões, como por exemplo potência da cana, resistência da linha, força do lançador, força aplicada no lançamento, técnica de lançamento, movimentos rápidos e bruscos, etc....
A relação entre o diâmetro das linhas utilizadas nos chicotes, montagens e ou linha do carreto, com os pesos das chumbadas a utilizar, também é importante. Chumbadas mais pesadas, requerem linhas mais fortes (mais grossas).
Chamo a atenção para o facto de nos lançamentos, uma linha mais grossa, aguenta melhor os lançamentos. Por exemplo um 0,40 com uma carga de ruptura de 18 kgs, pode romper mais depressa que um 0,45 com uma carga de ruptura de 15 kgs. Os monofilamentos, nos lançamentos rompem por alongamento.
Ab
É nestas alturas que até o starlight ganha asas sem beber Redbull!joaonumberone Escreveu: Pode acontecer o fio ficar "bambo" e enrolar na ponteira, cuidadinho.
Ás vezes dou até um pouco mais de linha e nesse caso nem se sente a chumbada a disparar, mas vai experimentando com cuidado
Sempre que possivel lanço com a chumbada a sair do chão, se é OTG (off the ground) é capaz, mas o lançamento que faço é á antiga, por cima da cabeça.carekapt Escreveu:É nestas alturas que até o starlight ganha asas sem beber Redbull!joaonumberone Escreveu: Pode acontecer o fio ficar "bambo" e enrolar na ponteira, cuidadinho.
Ás vezes dou até um pouco mais de linha e nesse caso nem se sente a chumbada a disparar, mas vai experimentando com cuidado![]()
Mas ó João, só lanças com a chumbada assente? Isso é o chamado OTG certo? E quando não tens hipóteses de lançar do chão? Aplicas o mesmo drop (aprendi o termo técnico com o joseafonso num post acima) na chumbada? A cana fica a 90º em relação ao quê
(já sei, mas porque é que o careka não se deixou ficar a trabalhar e veio para aqui melgar)
A cana a fazer um ângulo de 90º com o chão implica que esteja complementa ao 'alto' !!!!joaonumberone Escreveu:
Os 90º é um angulo recto certo? sendo assim só há angulos rectos relativos, e relativos a algo definido, nesse caso é o chão![]()
carekapt Escreveu:A cana a fazer um ângulo de 90º com o chão implica que esteja complementa ao 'alto' !!!!joaonumberone Escreveu:
Os 90º é um angulo recto certo? sendo assim só há angulos rectos relativos, e relativos a algo definido, nesse caso é o chão![]()
Ou querias dizer que fica paralela ao chão aquando o lançamento? se ficar paralela, a que altura seguras a cana?