Lucio Perca Tejo

Fotos e descrições de pescarias.
Uma secção boa para aumentar ou baixar o ego.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Lucio Perca Tejo"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
joaosousa
Utilizador Regular
Mensagens: 2204
Registado: sexta dez 08, 2006 5:10 pm

Re: Lucio Perca Tejo

Mensagem por joaosousa »

Belo exemplar sem dúvida! Devia ter cá uns dentes...
Avatar do Utilizador
jose elvas
Utilizador Regular
Mensagens: 2501
Registado: sábado dez 04, 2010 5:45 pm

Re: Lucio Perca Tejo

Mensagem por jose elvas »

Andrezio Escreveu:Bom peixe!Tão esse peixe não é tao combativo como oa achigã?
É verdade que esse peixe extermina com as outras espécies?Foi capturado com isco ou com amostras?
Será que existe esses peixes na zona do Algarve/Alentejo?
Peço desculpa por tantas perguntas mas aqui no Algarve nunca ouvi falar em ninguém que tivesse apanhado um, dai a curiosidade.
P.S:O peixe parece ter dentes ou é impressão minha? :huuum:

Ora respondendo de cima para baixo:

"Não é tão combativo como o Achigã"?
-Não! Nem nada que se pareça, para quem esteja habituado aos incrivéis saltos e arranques dos Achigãs a experiência de capturar uma Lucio-perca vai ser uma desilusão, não só dão pouca luta como ainda se cansam depressa, a determinado ponto parece que estamos a rebocar um tronco, salve o exagero.

"É verdade que extermina com as outras espécies"?
-Infelizmente sim! Ao contrário dos Achigãs, que a partir de certo tamanho se tornam solitários não permitindo a presença de outros predadores no seu território salvo para reprodução, o lucio-perca é um peixe eminentemente de cardume, mesmo os exemplares de porte já considerável andam muitas vezes acompanhados de peixes de tamanho similar, por isto mesmo sempre que se capture um exemplar deve-se insistir na área pois regra geral andam lá mais, é ainda um peixe extremamente voraz e agressivo e que se mantém activo mesmo no frio do Inverno quandos os Achigãs se encontram letargicos. Devido a tudo isto, e nos sitios onde têm sido introduzidos, têm exterminado populações inteiras de pequenos ciprinidios e salmonidios auctotones, logo, urge que todos demos o nosso contributo para o controlo dos seus numeros retendo todos os peixes que apanhar-mos pois ainda por cima são muito saborosos e bons para comer.

"Foi capturado com isco ou amostra"?
-Esta que o nosso companheiro apanhou não sei mas sim, podem-se usar ambas as técnicas! Nas amostras deve-se apostar em vinis e grubs empatados á Texas ou carolina ou com cabeçote pois a Lucio-perca, principalmente os maiores exemplares, é um peixe que habita predominantemente aguas profundas, sendo comuns os casos de capturas abaixo dos 20 metros, só por curiosidade a maior que apanhei até hoje, pesou 4,3kg, capturei-a na confluencia do rio Sever com o Tejo, em plena barragem do Cedillo, a sensivelmente 18 metros de fundura. Devido a esta caracteristica á quem pesque a elas, com excelente resultados, ao fundo usando alburnos mortos como isco!

"Será que existe na zona do Algarve/Alentejo"?
-Sim, sem duvida! É até das melhores zonas do País para a sua captura devido ás aguas mais quentes que a norte o peixe cresce mais depressa e alcança maiores tamanhos, já existem no Guadiana, Alqueva e Lucefecit por exemplo.

Imagem
Imagem
Imagem
(peixes capturados por mim no Alqueva)



"O peixe parece ter dentes ou é impressão minha"?
-Não, não é impressão tua! Tem umas dentolas de meter respeito compostas por dentes em forma de caninos, é muito comum em barragens onde elas habitem capturar outros peixes absolutamente ratalhados por elas ao tentarem escapar aos seus ataques.

Imagem
Imagem
Imagem
Responder