Bodiões

Responder

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Bodiões"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
morcom
Mensagens: 343
Registado: sábado nov 24, 2007 10:53 am

Bodiões

Mensagem por morcom »

Bodiões
Na minha zona se falarem em bodiões ninguém sabe o que são, mas se falar-mos em sarrões, margotas ou turdos, já toda a gente conhece, por isso queria-vos falar um pouco sobre o peixe que mais costumo pescar, não porque queira mas porque eles devem ter um gosto especial pelos meus anzois.

Sarrões
Esta especie é a mais comum, de cor verde/azulado é das 3 a que costuma ter menor tamanho.
sarrão
sarrão
sarrão.jpg (17.28 KiB) Visto 905 vezes
Margotas
A margota de tons mais acastanhados, também se costuma pescar com certa facilidade, quase tanto como os sarrões, mas com tamanhos relativamente maiores.
margota
margota
maragota.jpg (8.81 KiB) Visto 904 vezes
Turdos
Os turdos de cor mais avermelhada é pescado em muito menos quantidades que os sarrões e margotas, mas dos 3 é sem dúvida a que atinge maior tamanho, pescando-se ás vezes bons exemplares.
turdo
turdo
turdo (3).jpg (12.39 KiB) Visto 902 vezes


Os bodiões por serem de facil ferragem e de haver grandes quantidades, não têm para mim muito valor na pesca desportiva, até porque a luta que eles dão é quase nula, mesmo os de bom porte. Na caça submarina. á muito que já desisti de os caçar, por serem demasiado curiosos, eles proprios quase que se enfiam pelo arpão adentro, caçando apenas os maiores exemplares. Os bodiões apesar de já ter pescado um ou outro de noite, são peixes que comem exclusivamente de dia, e preferencialmente com o mar calmo ou pouco mexido. Quanto ao isco, tirando a sardinha, eu lembro-me de os pescar com quase todos os iscos, em especial com qualquer tipo de bicha ou moluscos.

Quando fiz uma pesquisa na internet, fui surpreendido com mais de 500 especies de bodiões, mas estas 3 pertencem á familia Labridae e á especie Labraus Bergylta conhecidos como bodião-vulgar, quanto ao seu territorio existe um pouco por todo o Mundo, mas preferem especialmente o meu pesqueiro.
Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Re: Bodiões

Mensagem por Ramiro »

Para além de fazerem uma massada que é um estalo, fritos também marcham para puxar uma mini (ou duas) =P~.
Avatar do Utilizador
lostsoul
Utilizador Regular
Mensagens: 2684
Registado: terça mar 14, 2006 10:25 pm

Re: Bodiões

Mensagem por lostsoul »

Margotas =D> conheco alguem que cada vez que as tiras e de kilo pra cima #-o sao uns leitosos :mrgreen:

agora uma massinha isso e que era :twisted:
Avatar do Utilizador
morcom
Mensagens: 343
Registado: sábado nov 24, 2007 10:53 am

Re: Bodiões

Mensagem por morcom »

Nos primeiros tempos de pesca, antes de conhecer outros tipos de pesca como o corrico e a boia, só me dedicava á pesca de fundo com bicha, resultado, sarrões, sarrões e mais sarrões, ou seja fartei-me de comer sarrões, no inicio ainda marchava depois começou a enjoar, hoje em dia [-o< para não sairem.
Bahrain
Mensagens: 28
Registado: terça abr 22, 2008 1:03 pm

Re: Bodiões

Mensagem por Bahrain »

sarrões aí de meio Kg, abertos a meio e na frigideira.. ui,ui.. não têm muito valor na pesca desportiva, mas para o famoso desporto do "levantamento de copo", são um mimo.

engraçado é que muitas vezes são meios azulados por dentro,o que faz certa confusão a muita gente quando chega a hora de comer...
Bruno Martins
Mensagens: 20
Registado: segunda jul 25, 2011 3:16 am

Re: Bodiões

Mensagem por Bruno Martins »

e em caldeirada ja alguem experimentou????
aconcelho, é do melhor.
MiguelVianadocastelo
Mensagens: 2
Registado: quarta fev 13, 2013 12:30 am

Re: Bodiões

Mensagem por MiguelVianadocastelo »

caros amigos eu acho que os bodioes nao sao assim tao faceis como dizem.
Aqui na minha zona em viana do castelo na praia Norte costumam sair muito bons exemplares apesar de nao sair disso ou e bodioes ou barbos(pissa de rei).
Mas eu costumo dizer a muitos pescadores iniciantes que para fazerem um teste de um carreto e conseguirem fisgar um bodiao de 1.5/2Kg.
fazem uma força que nem imaginam ate subir depois disso sao mais faceis de trabalhar!
Responder