Barragens Algarve

Discussão Geral. Pesca em rios, barragens e outras águas interiores.
Responder

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Barragens Algarve"
na nova versão do site.

Andrezio
Mensagens: 235
Registado: terça dez 04, 2012 10:39 pm

Barragens Algarve

Mensagem por Andrezio »

É assim já vou à pesca à cerca de 2 anos e por norma é sempre ao achigã, mas queria saber se nas barragens algarvias(mais barlavento) existem mais peixes que achigãs tipo carpas, percas, barbos?Ouvi falar que a barragem da Bravura há boas carpas.
Já agora sabem se já se pode pescar na barragem de Odelouca?Ouvi dizer que a partir de Outubro já se pode em toda a parte menos perto do paredão.
Será que a ribeira de Odelouca com a construção da barragem ainda tem peixe?Já ouvi falar que lá saia boas carpas e barbos.Eu proprrio já pesquei la um peixe que um pastor que andava por lá chamava lhes "chichanque"
Avatar do Utilizador
jose elvas
Utilizador Regular
Mensagens: 2501
Registado: sábado dez 04, 2010 5:45 pm

Re: Barragens Algarve

Mensagem por jose elvas »

Andrezio Escreveu:É assim já vou à pesca à cerca de 2 anos e por norma é sempre ao achigã, mas queria saber se nas barragens algarvias(mais barlavento) existem mais peixes que achigãs tipo carpas, percas, barbos?Ouvi falar que a barragem da Bravura há boas carpas.
Já agora sabem se já se pode pescar na barragem de Odelouca?Ouvi dizer que a partir de Outubro já se pode em toda a parte menos perto do paredão.
Será que a ribeira de Odelouca com a construção da barragem ainda tem peixe?Já ouvi falar que lá saia boas carpas e barbos.Eu proprrio já pesquei la um peixe que um pastor que andava por lá chamava lhes "chichanque"

Olá Andrezio, já fiz algumas incursões aí pelo Sul e sim, existem carpas em boa quantidade por essas aguas, também existem os barbos e as bogas do sul que são endémicos do Sul da peninsula ibérica. Explorei principalmente as barragens de Odiaxere que fica a alguns km de Portimão e as barragens de Odeleite e Beliche que ficam perto de Murteira de baixo. Na barragem da bravura nunca pesquei mas amigos meus já lá fizeram algumas jornadas tendo os maiores peixes rondado os 3/4kg, outra barragem aonde já fui é a de Santa clara que é uma das Mecas para o Achigã em Portugal! Explora-a porque vale a pena :fixe:
Nunca fui, nem sei onde fica, a barragem de Odelouca :hummm: , mas a melhor forma de saberes se existem condicionantes á pesca no local é perguntares na GNR ou em associações de pesca locais. Esse peixe a que fazes mensão, o "chichanque", deve ser na realidade o "chanchito" que é uma espécie da familia dos ciclidios, muito comum no mundo da aquariofilia, que foi introduzida em quase todos os sistemas hidrográficos do Centro e do Sul durante a década de 60, deixo aqui uma imagem do mesmo:

Imagem

É um peixe de pequeno porte, atinge no máximo os 15cm, muito bonito e que se pode capturar á boia com vermes (asticôt, foillies, ver-de-vase).
Andrezio
Mensagens: 235
Registado: terça dez 04, 2012 10:39 pm

Re: Barragens Algarve

Mensagem por Andrezio »

Já anteontem tinha estado a pesquisar umas coisas e tinha aparecido esse nome de chanchito.É capaz de ser esse o peixe, já não me lembro bem como eles eram.Mas lembro-me que apanhei um mesmo bonito, preto e amarelo.
A barragem de Odiaxere não é a mesma que a Bravura?A barragem da Bravura fica em Odiaxere.Esse peixe que refere que os seus amigos apanharam em Odiaxere era carpas ou achigãs?Eu a Odiaxere só fui uma vez ou duas e só vi sair de lá peixe pequeno(achigã com 20cm) e uma cobra :lol: .
Que há carpas em Santa Clara isso há, que eu já as vi e bem grandes e há também "sardinhas de agua doce" que acho que é o memso que os alburnos.
Avatar do Utilizador
jose elvas
Utilizador Regular
Mensagens: 2501
Registado: sábado dez 04, 2010 5:45 pm

Re: Barragens Algarve

Mensagem por jose elvas »

Andrezio Escreveu:Já anteontem tinha estado a pesquisar umas coisas e tinha aparecido esse nome de chanchito.É capaz de ser esse o peixe, já não me lembro bem como eles eram.Mas lembro-me que apanhei um mesmo bonito, preto e amarelo.
A barragem de Odiaxere não é a mesma que a Bravura?A barragem da Bravura fica em Odiaxere.Esse peixe que refere que os seus amigos apanharam em Odiaxere era carpas ou achigãs?Eu a Odiaxere só fui uma vez ou duas e só vi sair de lá peixe pequeno(achigã com 20cm) e uma cobra :lol: .
Que há carpas em Santa Clara isso há, que eu já as vi e bem grandes e há também "sardinhas de agua doce" que acho que é o memso que os alburnos.

Boa tarde Andrezio, pois, agora deixaste-me na duvida em relação á barragem da Bravura, como referi nunca lá pesquei, tendo apenas ouvido relatos de amigos, se é a mesma da Odiaxere onde já pesquei não te sei dizer mas assim que estiver com eles hei-de lhes perguntar, a da Odiaxere onde eu já pesquei é esta das fotos:

Imagem
Imagem

E sim, tem carpas, a maior que lá tirei teria perto de 2kg! Em relação a essa "sardinha de água doce" que referes haver em Santa Clara são de facto Alburnos:

Imagem

Mais qualquer coisa dispõe, um abraço... :fixe:
Andrezio
Mensagens: 235
Registado: terça dez 04, 2012 10:39 pm

Re: Barragens Algarve

Mensagem por Andrezio »

Pois eu estava a pensar em fazer uma incursão às carpas/barbos e tenho uma cana de fundo de mar.Será que dá pa usa-la para essa pesca?Dará para pescar à inglesa ou é melhor só pescar ao fundo/feeder?Já agora o fio que tenho no carreto é 0.40.É melhor por para ai um 0.20 não?
Avatar do Utilizador
joaosousa
Utilizador Regular
Mensagens: 2204
Registado: sexta dez 08, 2006 5:10 pm

Re: Barragens Algarve

Mensagem por joaosousa »

Depende das espécies alvo e tamanhos. Por exemplo, eu cá por cima, utilizo um 0,35/0,36...

Se descesse para os 0,20, corria o risco de perder 2/3 das capturas x)
Avatar do Utilizador
NelsonP
Utilizador Regular
Mensagens: 4642
Registado: terça fev 21, 2012 3:13 pm

Re: Barragens Algarve

Mensagem por NelsonP »

Andrezio Escreveu:Já anteontem tinha estado a pesquisar umas coisas e tinha aparecido esse nome de chanchito.É capaz de ser esse o peixe, já não me lembro bem como eles eram.Mas lembro-me que apanhei um mesmo bonito, preto e amarelo.
A barragem de Odiaxere não é a mesma que a Bravura?A barragem da Bravura fica em Odiaxere.Esse peixe que refere que os seus amigos apanharam em Odiaxere era carpas ou achigãs?Eu a Odiaxere só fui uma vez ou duas e só vi sair de lá peixe pequeno(achigã com 20cm) e uma cobra :lol: .
Que há carpas em Santa Clara isso há, que eu já as vi e bem grandes e há também "sardinhas de agua doce" que acho que é o memso que os alburnos.
A barragem é a mesma :fixe:
Responder