Barbos no douro

Fórum para iniciados, coloquem aqui as vossas questões existenciais :)

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Barbos no douro"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
bladerunner
Mensagens: 1074
Registado: sábado out 01, 2011 1:35 pm

Re: Barbos no douro

Mensagem por bladerunner »

Boas,

Espero que façam uma boa pescaria pessoal. O barbo nesta altura do ano costuma sair bem no rio Douro, desde a barragem até à ponte D. Luis e até já apanhei um perto da ponte da Arrábida!

Com estas águas escuras e a quantidade de peixe que passou da barragem para baixo imagino que o rio ande carregado de barbos. Eles pegam bem, como já aqui foi dito, no asticot, na batata frita ou cozida (só uma fervura ou fritagem) para não ficar muito mole e minhoca da terra. Estes iscos são muito utilizados e com bons resultados. Também utilizam queijo, broa, pão, etc...

Podem pescar tanto de dia como de noite, porque nessa zona não se aplica a legislação para rio interiores, podem pescar á bóia, ao fundo e inclusivamente ao toque, e normalmente saem peixes acima de quilo.

Boa pesca e divirtam-se,

Abraço
ruipereira
Mensagens: 93
Registado: sexta mar 28, 2008 11:39 pm

Re: Barbos no douro

Mensagem por ruipereira »

xxl Escreveu:a montante da primeira ponte ou acude são aguas interiores e não é permitido pescar de noite alem de precisares de licença de pesca de aguas interiores,mas não tenho a certeza é melhor tirares mais informação.
A licença de mar dá para pescar da foz do Douro até à barragem de crestuma. Só da barragem para cima é que é necessária licença de pesca de águas interiores.
Avatar do Utilizador
Flaviox
Mensagens: 308
Registado: quinta jun 04, 2009 3:19 pm

Re: Barbos no douro

Mensagem por Flaviox »

boas pessoal
afinal não ouve pescaria vai ter de ficar para outro dia abraços :fixe:
Avatar do Utilizador
nunopontes
Utilizador Regular
Mensagens: 4567
Registado: terça ago 05, 2008 9:06 am

Re: Barbos no douro

Mensagem por nunopontes »

Flavio, podes entrar mais um pouco e vir até Valbom, onde resido, é excelente para apanhar Barbos e sem estares ao lado de multidões, tens sossego...é bom acredita :) :fixe:
Avatar do Utilizador
Flaviox
Mensagens: 308
Registado: quinta jun 04, 2009 3:19 pm

Re: Barbos no douro

Mensagem por Flaviox »

valbom????? isso é antes ou depois de ribeira de abade? :hummm: temos de combinar alguma coisa era engraçado abraço
Avatar do Utilizador
joaosousa
Utilizador Regular
Mensagens: 2204
Registado: sexta dez 08, 2006 5:10 pm

Re: Barbos no douro

Mensagem por joaosousa »

Boas.
Penso que estão a confundir as coisas. Uma coisa é pescar barbos em ribeiros, rios ou barragens, outra coisa é pescá-los, nesta altura, na foz do douro ou perto dela. Neste caso, julgo que pré-engodagens resultariam muito pouco, ainda para mais com boilies, que tem a facilidade de rolar pelo fundo :)

Nunca lá pesquei, mas sei que já têm saído em anos anteriores uns bicharocos valentes. Atendendo a que é um sítio com alguma corrente, devido à influencia das marés, eu diria que a melhor altura seriam as últimas horas da vazante, simplesmente porque predominará a água doce, logo os barbos têm tendência a descer mais.
Quanto ao isco, eu elegeria a minhoca da terra, ou então, de preferência, o asticot.
Se fosse eu a pescar, mais uma vez repito, nunca lá pesquei aos barbos, o que fazia era pescar com feeder ou casulo como lhe chamam, visto que pode ser muito dificil engodar, ou pelo menos meter o engodo (asticot) junto do anzol, e deste modo conseguimos isso com relativa facilida
de.
O barbo é um peixe que come no fundo, por isso seria aí que eu apostaria, apesar de que a água salgada é mais densa do que a água doce, logo quanto mais fundo, mais salgada seria a água.

Podes sempre também pescar com uma boia de correr e ir apalpando terreno. Se não estiverem a comer no fundo é tentar a meia água.
No caso de estares numa zona com corrente, o ideal será engodar para cima de onde estamos a pescar, com fisga ou com a mão, enviar umas manadas de asticot. Quanto à gramagem da boia, é sempre dependente da maré ou corrente, pois convém que te consigas aperceber dos toques, por vezes é necessário cravá-los..

A minha experiência de pesca aos barbos é mais em rios como o Ave, ou então em barragem, sendo que no Ave pesco à boia ou ao fundo ligeiro e em barragem nas técnicas de carpfishing. Os iscos variam de local para local, mas andam à volta de asticot, minhoca da terra, pellets e ocasionalmente, boilies.


Podem ver neste tópico a captura maior que já presenciei e em parte, contribui, pois foi o meu pai quem o tirou
http://www.pescador.com.pt/livre/viewto ... =31&t=7468

Espero ter ajudado, e qualquer coisa apitem ;) :fixe:
Avatar do Utilizador
bladerunner
Mensagens: 1074
Registado: sábado out 01, 2011 1:35 pm

Re: Barbos no douro

Mensagem por bladerunner »

Boas,

Obrigado pela tua colaboração João. Tens razão nas tuas observações, a pesca aos barbos nesta altura do ano, abaixo da barragem de crestuma/lever, com algumas excepções onde existem alguns pontos do rio onde a água não corre muito, engodar de nada vale devido à forte corrente do rio.

Já tive o prazer de tirar alguns barbos à inglesa onde agora existem os barcos da marina do freixo atracados, logo à saida do rio tinto, a água ali era mais parada e tinha uma coroa de areia, na reponta da maré vaza, engodando com asticot colado tirei bons exemplares. Agora ainda saem lá bons exemplares pescando ao fundo ligeiro ou à boia mas já não é possível pescar a 20, 30 metros por causa dos barcos da marina...

Onde também apanhei alguns barbos ao fundo foi perto da ponte do freixo, ai a uns 40 metros ao lado da marina, mas utilizando feeder com asticots, o feeder que utilizo já vem calibrado com chumbo e não é necessário chumbada, colocava uma mão cheia de asticots soltos dentro, um ou dois no anzol, e aí a lançar a uns 20, 30 metros também apanhei bons barbos, convém é lançar sempre para o mesmo local por causa da engodagem do feeder.

No geral, os pescadores que nesta altura pescam o barbo fazem uma pesca normal ao fundo, iscando com asticot, batata, ou minhoca da terra, mas o barbo topa a tudo o que encontra aqui no douro desde que seja comestivel :mrgreen: até com pulga-da-areia já os tirei :) , também saem bem à boia, com a chumbada no fundo e mesmo a meia água saem barbos, havendo barbos abaixo da barragem eles andam em todos os niveis de água.

Resumindo, iscar, lançar e esperar que a cana dê um salto para dentro da água, atenção que estes bichos bem ferrados levam isco, chumbada, linha, cana, carreto e pescador, para dentro de àgua :hahaha: aqui o pessoal ainda não esta habituado a ter a fricção ajustada e a linha a correr, portanto, se pescarem com a embraiagem fechada... muito cuidado :D

Em Gondomar, também já apanhei bons barbos, em Gramido, abaixo de valbom , em frente onde agora é sede de canoagem, e antigamente era o stand camões de carros, que agora é do outro lado da estrada, :hahaha: utilizando as técnicas que descrevi acima :fixe:

Mas abaixo da barragem até quase à foz, existem muitos pontos bom para pescar o barbo agora nestes meses. No entanto, os meu pontos preferidos são acima da barragem de crestuma/lever. Outras águas, outras paisagens, outras sensações...

Abraço
Avatar do Utilizador
joaosousa
Utilizador Regular
Mensagens: 2204
Registado: sexta dez 08, 2006 5:10 pm

Re: Barbos no douro

Mensagem por joaosousa »

Sem dúvida! Carretos sempre abertos, senão, pode haver um dissabor :p
Responder