Montagens coladas

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Montagens coladas"
na nova versão do site.

malena
Mensagens: 168
Registado: quarta dez 19, 2007 3:03 pm

Re: Montagens coladas

Mensagem por malena »

Uso nó de oito em todas as montagens e nunca tive problemas.
Na madre para não passar, entre o nó e a crossead leva uma micromissanga que tem duas funções: não deixar a crossbead passar pelo nó e, reduz o atrito na crossbead, ou seja, se não se usar à um maior atrito da cross a girar diretamente no nó do que na missanga.
Nos estralhos pode-se usar também uma micromissanga ou faz-se uma façada mas utilizando um nó de oito; corta-se a laçada e a outra ponta e já está.
Avatar do Utilizador
Trophy_Master
Utilizador Regular
Mensagens: 2623
Registado: domingo jan 22, 2012 10:05 am

Re: Montagens coladas

Mensagem por Trophy_Master »

Comporta50 Escreveu:Boas

De preferência acetona. Embebo um pedaço de algodão e passo nos sítios onde vou fazer as colagens.

Também já tenho usado álcool.

Ab
Nunca tinha experimentado :hummm:
obrigado pela dica :fixe:
Avatar do Utilizador
Luciano Santos
Mensagens: 87
Registado: quinta jul 26, 2012 2:36 pm

Re: Montagens coladas

Mensagem por Luciano Santos »

jppinto Escreveu:Boa tarde,

Tenho algumas dúvidas sobre a utilização de montagens coladas, em de usar nós, pelo que gostaria que partilhassem as vossas experiências nesta matéria. Aqui ficam algumas delas, que agradecia a vossa ajuda:

- Pode usar-se uma cola tipo "Super Cola"?
Pode-se usar qualquer cola à base de ciacronilatos desde que seja de baixa viscosidade (mais liquida e menos "gel"), caso contrário não será possivel a colagem por infiltração. A colagem de micromissangas nas madres deve ser feita com pouca cola e basta encostar a ponta do tubo à missanga e ela propria "absorverá" e preencherá o espaço existente entre a missanga e a linha madre (que não deve ser muito, o que implica missangas quase justas à madre).
- A cola não "ataca" os nylons, podendo eles ficar mais fracos do que se usarmos nós?
Até agora e depois de muitos (mas muitos) anos colando madres nunca tive problemas.
- As micromissangas coladas, usadas para posicionar as crossbeads na madre, não saem facilmente dos sitios se levarem um puxão do peixe?
Desde que bem coladas, não acredito muito... Pouca cola = colagem eficaz
Cola em excesso = mais tempo de secagem e menos poder de fixação


Agradeço desde já os vossos comentários.

Um abraço,

João Pinto
No que se refere à limpeza da linha com acetona ou outro produto, eu nunca tive esse problema mas sei de quem tem. Possivelmente, ou é das linhas utilizadas que podem ter alguma camada de algum produto ou é no nosso próprio suor das mãos (ou menos gordura).
Espero ter ajudado ;)
Avatar do Utilizador
Luciano Santos
Mensagens: 87
Registado: quinta jul 26, 2012 2:36 pm

Re: Montagens coladas

Mensagem por Luciano Santos »

Luciano Santos Escreveu: (ou menos gordura).
Deve ler-se: "ou mesmo gordura"
Avatar do Utilizador
Joao Rodrigues
Utilizador Regular
Mensagens: 2274
Registado: segunda set 13, 2010 1:36 pm

Re: Montagens coladas

Mensagem por Joao Rodrigues »

Boas.
Eu uso um nó de oito na madre.
Até agora nunca fiz montagens coladas.

Ponho sim, é um pingo de cola no nó do estralho para não sair no crossbead
(a cola é comprada na Decathlon....vem em 2 tubos iguais, azuis e é propria para nylon....se não estou em erro é francesa e custa perto de € 4,50....mas compensa pois para alem de colar nylon, tambem cola os dedos......e não sai com alcool nem com acetona)

Quando pesco com estralhos finos uso este nó (em anexo).....corto as pontas e leva um pingo de cola em cima a reforçar.
Anexos
imag2.jpg
imag1.jpg
Avatar do Utilizador
cmcacao
Mensagens: 20
Registado: segunda out 01, 2012 10:10 am

Re: Montagens coladas

Mensagem por cmcacao »

jppinto Escreveu:#pedrodasilva: a ver se compro umas crossbeads que tenham os furos mais pequenos.

#Comporta50: vou experimentar limpar para ver se ficam mais resistentes.

Obrigado!
Experimenta da marca "stonfo", e estou satisfeito, vê aqui para teres uma ideia, têm vários tamanhos:
http://www.pesca-embarcada.com/catalog/ ... cts_id=534
Avatar do Utilizador
NelsonP
Utilizador Regular
Mensagens: 4642
Registado: terça fev 21, 2012 3:13 pm

Re: Montagens coladas

Mensagem por NelsonP »

Tópico porreiro e interessante :fixe: . Nunca utilizei montagens coladas
Responder