Dúvida de iniciante

Fórum para iniciados, coloquem aqui as vossas questões existenciais :)
Responder

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Dúvida de iniciante"
na nova versão do site.

adjsilva
Registado: terça out 16, 2012 8:49 pm

Dúvida de iniciante

Mensagem por adjsilva »

Boa noite;
Gostaria de colocar uma ou duas questões aos amigos mais experientes no surfcasting;

1. Uma das dúvidas que me assola o espírito, é a lógica do peso da chumbada e a respectiva distância alcançada (o jeito para o lançamento é outra variável a considerar)... não é verdade que, quanto maior for a chumbada mais longe consigo lançar?
2. Tenho uma Tica Themis Surf (100-220), já experimentei quase toda a gama de pesos acima dos 120g, neste momento fixei 160 g, verifiquei que quanto maior o peso da chumbada melhor, embora acima dos 170 tenha medo de estragar a cana.
3. Outra dúvida, é mesmo a sardinha o grande isco?

Muito obrigado pela vossa atenção;
Cumprimentos
Dinis
krazy_dude
Utilizador Regular
Registado: sexta dez 17, 2010 3:23 am

Re: Dúvida de iniciante

Mensagem por krazy_dude »

Ola Dinis vou só dar o meu ponto de vista mas depois o pessoal mais entendido ajuda-te melhor!
as canas não é quanto maior mais pesada for a chumbada mais ela lança...
a tua cana tem por exemplo 100gr-220gr de acção... quer dizer que ela lança melhor dentro dessas gramagens, mas tem uma gramagem mais indicada, por exemplo em algumas canas vem escrito "best performance (ex.) 130gr) quer dizer que ela lança melhor com as 130gr, mas claro não estas restrito a lançar só com 130gr (mau era!).
Experimenta lançar com 130gr 140gr acho que será o melhor nessa cana (mesmo sem a conhecer), mas pode acontecer lançar melhor ou tu adaptares-te melhor com 150gr 160gr...
muito acima disso não te aconselho a lançar, tudo bem que as canas dizem 100gr-220gr ou 100gr-300gr mas nunca devemos lançar no máximo da gramagem ou lá perto, deixa sempre no minimo 50gr de margem de ruptura, nota, é só a minha opiniao ok? :fixe:
Sardinha ser o melhor isco? não... de todo! não ha um isco melhor ou um isco de topo...
Tudo depende da zona onde pescas, a que peixes pescas e a que peixe anda no pesqueiro (claro :join: ), da técnica usada, boia, fundo, surfcasting, chumbadinha...
olha penso que pelo que dizes vais pescar ao fundo em paredoes ou no rio, ou ao fundo surcasting na praia... um dos iscos mais universal e todo o terreno é o casulo, depois tens vários iscos e também várias formas de iscar em muitos desses iscos... mas não te quero baralhar mais,
diz ai em que zonas pescas ou vais começar a pescar e o pessoal da zona dá-te mais ajudas nos iscos mais usados por ai etc...
Abraço :fixe:
krazy_dude
Utilizador Regular
Registado: sexta dez 17, 2010 3:23 am

Mensagem por krazy_dude »

e não carregues mais nas gramagens 160gr chega, mais que isso arriscaste a partir a ponteira....
Ás tantas com os 160gr sentes a cana com alguns sintomas já a avisar que está no limite...
Abraço
pintassilgo
Utilizador Regular
Registado: domingo jan 11, 2009 2:48 pm

Mensagem por pintassilgo »

muito bem explicado krazy.eu raramente uso chumbadas acima dos 120g.e quando o faço e com mares muito mexidos ou com agua muito corrente.e quando o faço nao puxo pelo lançamento.pois arrisco a partir a cana.
adjsilva

Mensagem por adjsilva »

Boa tarde a todos;

Muito obrigado pelo esclarecimento. Tinha uma ideia diferente quanto às chumbadas...

Suponho que a forma como lançamos e a própria cana (e o carreto e linha, e o tempo... etc) fará mais diferença que propriamente o peso que temos ao fundo do fio.

Mais uma vez obrigado;
Dinis
joaonumberone
Utilizador Regular
Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm

Mensagem por joaonumberone »

Só uma coisita, tenho uma cana dessas e parece-me que 160 já é apertar um bocado, o melhor deve andar nos 140.
Por exemplo a helion com 160 nem se sente mas essa já começa a dizer que lhe doem os bicos de papagaio :hahaha:

Já li por aqui e tem muita lógica, que mais depressa se parte a cana com menos do que com mais :pay:
nayvy
Registado: sábado set 08, 2007 7:21 pm

Mensagem por nayvy »

Concordo com tudo o que os colegas aqui do Fórum disseram.

Acho que essa cana trabalha melhor com 140g. Se correr muito sempre podes colocar um chumbada de garras de 120g ou mesmo 140g.

Em relação à sardinha, depende com iscas, mas como é uma isca grande, vai fazer sempre um volume maior, logo mais atrito no ar provoca.

Agora a tua questão foi, para conseguires efectuar lançamentos mais longos, ou até que gramagem podes lançar?

Este mês de novembro, não sei se posso colocar aqui, mas se não poder agradeço que cortem esta informação. Na revista "Mundo da Pesca", vem um bom artigo de como efectuar lançamentos mais longos. É claro que basicamente tudo o que lá está já foi dito e discutido aqui no fórum, mas para quem quer ter sempre a informação sempre à mão, aconcelho.
adjsilva

Mensagem por adjsilva »

Olá;
Já comprei a revista do mês de Outubro... o artigo de surfcasting está excelente para nabiços como eu.
Muito obrigado pela dica
Responder