Que anzol ...

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Que anzol ..."
na nova versão do site.

jopesca
Mensagens: 65
Registado: sexta mai 04, 2012 11:37 pm

Re: Que anzol ...

Mensagem por jopesca »

jopesca Escreveu:
ffgsoares Escreveu:Bem, na verdade costumo usar uma cana de surf, mas é uma cana macia, parabólica, não vou por aí porque noutras situações a cana é a mesma, o ano passado eles ferravam bem, mas é uma ipótese a considerar.

Quanto ao calibre do peixe, claro que pode acontecer as sarguetas estarem a ratar a isca, mas, o que eu acho é que é mesmo o formato do anzol, porque tenho tirado alguns sargos no surfcasting e é com anzol nº 1 e 1/0, mas são modelo Chinu, ali nas malhadas de rocha a malta usa em regra geral anzóis pequenos, daí a minha observação, mas que o modelo maruseigo não tem funcionado, não !

Vou comprar uns sasame ou coisa assim, de tamanho 2 ou 4 e fazer a experiencia, anzóis mais redondos tão a ver!

Um abraço a todos :fixe:
:olaaa: boas amigo Soares não me leve a mal mas "ipótese" escreve-se com um H no principio. em relaçaõ aos anzois tenho-me dado bem com anzol nº4 da onwer seigo-bh ref.50173 ,mas atenção só pesca na areia ao lado da pedra.este anzol peca por ganhar ferrugem mas 2,3 pescas vai para o lixo depende...

cumprimentos :beer:
jopesca
boas pescarias :fishcool:
boas pescarias

ah... ah ... ah... onwer também está mal escrito deve ler-se owner.
jopesca emendou...
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Que anzol ...

Mensagem por ffgsoares »

:hahaha: É assim companheiro, estamos por aqui a teclar todos entusiasmados e de vez em quando damos uma gralha, acontece, ou então dizemos, é do acordo ortográfico :hahaha:

Boas pescarias :fixe:
Avatar do Utilizador
Joao Rodrigues
Utilizador Regular
Mensagens: 2274
Registado: segunda set 13, 2010 1:36 pm

Re: Que anzol ...

Mensagem por Joao Rodrigues »

Amigo Soares, os anzois que uso (embarcada e surfcasting) são por norma os Sesame mod. Chinu em n.1
Mas o num.1 da Sesame é igual a um num.3 de outra marca qualquer.
Se comparares um n.1 da Gamakatsu ou Hayabusa com um n.1 da Sesame, a diferença é bastante.

E tens toda a razão com os "Maruseigo".

Na ultima embarcada que fiz tinha uma montagem com esses anzois e o peixe comia mas não ferrava. :hummm:

Passei para os Chinu e foi sempre à aviar cartuchos.
Avatar do Utilizador
Joao Rodrigues
Utilizador Regular
Mensagens: 2274
Registado: segunda set 13, 2010 1:36 pm

Re: Que anzol ...

Mensagem por Joao Rodrigues »

Só agora é que tomei atenção a este tópico :moca: :moca:

Amigo Soares, na proxima semana vou para Torres na 5ªfeira dia 4-10-2012.
Vou-te oferecer uma carteira com anzois da Sesame.
(como no dia 3 devo ir à "Estrela do Mar" comprar uns para mim, levo tambem para ti)

Depois telefono-te :fixe:
Avatar do Utilizador
pfzeca
Mensagens: 549
Registado: quarta jul 18, 2001 11:00 pm

Re: Que anzol ...

Mensagem por pfzeca »

Boas


O pescar a chumbadinha tem algumas " manhas" que devemos ter muito aprefeiçoadas.

Primeiro temos de saber que isco estamos a utilizar, porque cada isco tem uma forma de pescar e de ferrar diferente dos outros.

So para lhe dar uma ideia eu pesco a chumbadinha com anzol 1/0 e não deixo de apanhar peixe mais pequeno (infelizmente).

Experimente a pescar com a linha completamente folgada ( cuidado com as pedras) e a cana deitada, qualquer toque que sinta deve tentar ferrar com força e não recuperar com o carrente, caso não consiga ferrar deve baixar a cana e continuar a pescar.

Alguma duvida apite
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Que anzol ...

Mensagem por ffgsoares »

Obrigado pela dica ó companheiro PFZeca, eu tenho tentado aperfeiçoar essa técnica, pois tenho por aqui boas malhadas para isso e é sempre bom ir aperfeiçoando de modo a tirar o melhor proveito dessa pesca.

Ó amigo João Rodrigues, fica combinado quando vieres por aqui telefona mas, eu só saio do emprego ás 5 ok!

Eu é como digo, os anzóis que usava nessa pesca eram da Asari e o modelo era maruseigo, é pá e por mais que tentasse ferrar o peixe, lá saía um ou outro mas a maioria não ficava, daí eu estranhar este comportamento, agora vou experimentar outros modelos e tamanhos para tirar conclusões :join:

Um abraço e o meu obrigado :fixe:
Avatar do Utilizador
pfzeca
Mensagens: 549
Registado: quarta jul 18, 2001 11:00 pm

Re: Que anzol ...

Mensagem por pfzeca »

Boas

As boas malhadas que tem por ai, devem ser algumas das minhas tb ;)

Esta pesca é executada na perfeição a pescar em embarcação, nas pedras torna-se mais dificil, perde-se mais material , mas claro tb se apanham bons exemplares.

Abraço
Avatar do Utilizador
nelsonpamaral
Mensagens: 508
Registado: quarta jun 08, 2011 2:59 pm

Re: Que anzol ...

Mensagem por nelsonpamaral »

Companheiro Soares,

Na pesca que fui fazendo preferencialmente aos Sargos, durante o verão, ali nuns lajedos perto do Cabo Raso -Guincho, utilizei mais a técnica da chumbadinha muito leve (2,5gr a 8gr. conforme o estado do mar), e uma vez por outra uma bóia tipo caneta de 10gr. ou um pião de 40gr.
Utilizei sempre anzóis do tipo Chinu nº. 2 e nº 4 - confome a iscada, fui pescando alguns sarguitos (1 - 2 sarguitos - 2 a 3 horas de pesca - sempre sem engodar - é muito raro usar engodo - apanho menos mas gosto mais da pesca - e não entra tanto peixe indesejável), sempre na ordem dos 400 a 600gr, não mais. A partir de meados de Agosto, os sargos desapareceram e só apanhei 2 robaletes para devolução um com 29cm e outro com 33cm, uma abrótea de costa com 17cm?, um bodião na mesma medida e uma tainhaça grandona, que me convenceu que finalmente estava a apanhar um robalo jeitoso :118: , mas quando a saquei para fora ... :122: :122: (tudo isto foi devolvido).

Mas já me estou a desviar do tema, o que eu queria referir, é que a aplicação das técnicas varia de pessoa para pessoa e de local para local e cada um tem uma maneira sua de aplicar as mesmas.

Relativamente à pesca à chumbadinha, como já disse e em pesqueiros daquele tipo, pesco com olivetes furadas do menor peso possível a bater directamente sobre o anzol, sempre com a cana na mão, tentando acompanhar o movimento do mar o mais possível, percorrendo todos os buracos e caneiros possíveis, e frequentemente dando uma volta lenta ou duas ao carreto, e levantando um pouco a ponteira da cana, porque pesca parada naqueles sítios é enrochanço pela certa. Também para safar dos enrochanços há vantagem em a olivete ser de pouca dimensão e o isco tapar bem o anzol, deixando só uma pontinha do bico de fora. O isco que costumo usar mais é gamba congelada (atenção que eu acho que se for de aquacultura o peixe não pega) e o que vou arranjando por lá tipo percebe, caracol do mar, mexilhão (muito mole) etc. Também levo uma caixinha de coreana, mas o sargo nunca apanhei com coreana, só os outros.

Agora anzóis foi sempre Chinu nº. 2 ou 4

Abraço

Nelson
Responder