Qual montagem voce usa atualmente ?

Surfcasting / Rockfishing
Responder

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Qual montagem voce usa atualmente ?"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
renato maquarte
Mensagens: 220
Registado: terça jul 15, 2008 12:22 pm

Qual montagem voce usa atualmente ?

Mensagem por renato maquarte »

Bom dia senhores

É notorio que voces da Europa estão muito mais evoluidos que os brasileiros na pesca de praia (surfcasting). Novidades que chegam aqui hoje ja são usadas por voces a tempo.

Mesmo tendo o mar diferente do nosso, gostaria de trocar informações em relação as montagens que mais usam em determinada situação.

Eu hoje, uso linha mestra de 0,16 a 0,25mm (colmic, yuki e trabucco), arranque progressivo conico 0,23 a 0,57 ou 0,20 a 0,47, ambos com 15m (leoni, yuki, shimano, varivas).

Chicote com linha 0,52, variando de 1,5 a 2m, stopper, rotor de miçangas stonfo 3,3 ou rotor ONE SIDE ROLLING SWIVEL WITH HOLE nº12 da colmic, destorcedor sasame e snap.

A montagem é a seguinte:

uma laçada em uma extremidade onde prendo ao arranque, uns 5cm abaixo vem o rotor ... na outra extermidade tem um rotor a uns 5cm do snap + destorcedor onde prendo o chumbo.

As pernadas são geralmente de linha 0,25 a 0,45 (dependendo da pescaria / tamanho do anzol) e variam de 60cm a 1,5m.

Qual a sua montagem ?
Para qual situação / tipo de pescaria ?
Para qual especie ?



Abraços
Avatar do Utilizador
rjp trindade
Mensagens: 189
Registado: terça ago 28, 2012 3:04 pm

Re: Qual montagem voce usa atualmente ?

Mensagem por rjp trindade »

Boas companheiros de pescarias,
Basicamente as minhas montagens são iguais a sua, desde os rotores as micromissangas, para um dia de pesca não especifico, ou seja, como agora no verão em que os grandes exemplares escaceiam, devido a falta de condições ( mar mexido, aguas tapadas, aragem sul "isto já na minha zona", ceu nublado,etc...), quando se fala de ir a pesca de um determinado peixe especifico, ja se tem de adequar as montagens ao peixe em si, por exemplo uma montagem para pescar ao linguado nunca séra igual a uma para pescar aos robalos, já variam as espessuras das linhas, tamanhdo dos anzois, iscos, etc...sendo que para mim, no inverno, subo a grossura do estralho e pesco só com um anzol.
Quanto ao fio (não uso conicos, preferencialmente) do carreto é tudo igual, tambem uso desde o 0.16 até um 0.24, consoante o estado do mar, vento, peixe, etc...os chicotes utilizo conicos, sempre dois milimetros acima do fio principal, exemplo: fio do carreto 0.16 com chicote 0.18 a 0.47
Já a marca dos fios, utilizo colmic e trabucco (spinner)
boas pescarias
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Qual montagem voce usa atualmente ?

Mensagem por ffgsoares »

Boas companheiro, tudo o que usas é igual ao que uso, varia somente nas espessuras usadas, mas isso cada um tem o seu estilo de pesca.

Quanto ás montagens, também uso mais ou menos 1,50 m, de linha 0,40/0,45 onde coloco os rotores ou destorcedores fixos com stopers e missangas, se uso montagens com dois anzóis os estralhos/pernadas são mais curtos, sendo que o de cima normalmente é mais curto que o de baixo, tipo: 60 cm em cima e 80/100 cm, em baixo, os anzóis variam consoante o peixe alvo mas uso o anzol de cima um pouco mais pequeno (nº2).

Consoante a pesca uso muitas vezes montagens de um só anzol, aqui nos nossos mares (costa centro oeste) é o que usamos mais, pelo menos os companheiros que pescam comigo, aí, e também consoante o peixe alvo e o estado do mar o estralho/pernada pode ir até aos 2m e por vezes mais se o mar está calmo demais e não remexe no fundo, normalmente começa-se longo, se o mar enrolar muito o estralho/pernada vamos encurtando.

Um pormenor, os chicotes/arranque progressivo cónicos, estou a usar 0,28/0,57, Awa Shima e Evia e não estou a gostar muito, vou reduzir para uma ponta mais fina, usava um 0,28/0,47 e era muito melhor, acho o 0,57 exagerado e depois fica muito duro.

Espero ter ajudado, boas pescarias :fixe:
Responder