Iniciante Spining

Spinning / Corrico na Costa
Responder

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Iniciante Spining"
na nova versão do site.

pedromr96
Registado: sábado jun 19, 2010 9:04 pm

Iniciante Spining

Mensagem por pedromr96 »

Boas pessoal gostava muito que me ajudasem eu queria me iniciar no spining no mar
e teria de comprar cana carreto linha amostras e o resto que fosse preciso
Entao na cana e carreto se possivel so queria gastar uns 100

E o resto queria que me dissesem qual as melhores amostras para o robalo principalmente com qualquer tipo de mar (digam porfavor as cores tipode pongalins ,rapalas,vinis)

Muito obrigado
Boas pescas
mgbravo
Registado: quarta jul 06, 2011 10:58 am

Re: Iniciante Spining

Mensagem por mgbravo »

pedromr96 para esse orçamento eu aconselhava um carreto shimano exage 4000 e como cana uma vengence(o tamanho vai depender do local onde pescas se tencionas pescar em areia ia para uma cana com 2.70m, se pescares em zonas rochosa aconselho uma de 3.00 ou 3.30m).

Quanto ás amostras vai depender do que pretendes gastar, se pescares num local onde as prisões são frequentes aconselho-te a adquirir amostras mais acessíveis por exemplo westlab(bakuba e macua), dansel(flesha) entre outras, se estiveres disposto a gastar mais tens as lucky craft flashminow e as rapala max rap entre outras...

Mas sem me querer adiantar demasiado, antes de mais convém que descrevas o local onde tencionas pescar zona arenosa/rochosa, e quanto a amostras vai depender do que estás disposto a gastar.

Cumprimentos
Miguel Bravo
aneldefogo
Registado: domingo set 25, 2011 1:34 pm

Mensagem por aneldefogo »

Na cana e carreto não opino marcas, quanto às amostras, compra hardbaits: westlab, dansel flash, yokuzuma montero 165.. td o que imite as lucky craft 130MR; as Maria angelkiss e as daiwa saltiga .. baratas e boas para perder lololol pois vais perder algumas no incio, é como andar de bicicleta com os sapataos de gancho 3 quedas são garantidas.. no spinning não são quedas..espero, mas sim 4 ou 5 amostras por falta de experiência, não quer dizer q dps não se percam.. perdem-se ..mas já não de maneira "infantil" como no inicio.. exemplo vais perder 2 ou 3 amostras ao lançar, pq se prende no passador, vais perder amostras na pedra pq ainda não tens o tal feeling de rebobinar, vais perder amostras à noite se pescares à noite.... se estiveres com amostras mt caras, depois de perderes algumas ..ou desistes ou então és um sortudo e tens $$$ para andar a comprar ... mais tarde com alguma experiência, dps de mecanizares uma série de coisas, partia assim para as não copias, pois trabalham melhor, lançam melhor... e confias mais nelas ... lol
As cores ... aqui convem teres as naturais tipo sardinha, anchova, cavala ou as dita ghost .. águas claras, pouco mexidas e que impliquem um rebobinar mais rapido;
cores escuras tipo vemelhos, pretos azuis escuros, violetas ... noite
cores florescentes e com grandes contrates .. noite e águas escuras mt mexidas .. embora aqui procura-se, na minha opinião que o robalo ataque mais por instinto de defesa territorial que alimentação;
a realidade e contra mim falo, é que existem 5 a 6 cores importantes .. e as outras são derivados dessas ..
Importante teres em conta .. o q o peixe anda a comer e como anda a comer e ai colocares a amostra de acordo com isso .. dps lembrares-te que nesta pesca és tu q andas à procura do peixe (mts esquecemo-nos disto).. e não o peixe que vem ter cntg... andas, exploras, aprendes a ler o mar, e obriga-te a ir mtas vezes, pois não é facil enganar os peixinhos com artificiais lololol exige um grande grau de aprendizagem ..mas é gratificante em qualquer captura, mesmo as mais pequenas dão um prazer enorme, então se pescares com material leve :)
Vinis .. softbaits.. ia para os storm eel "baratos" e apanham peixe os savage sandeel mais caros, os delalande Shads .... os lunker citty ...

eu defendo que no spinning se deve investir 1º num bom carreto ( para mim é o mais importante) ratio para cima de 5.2 até 6.2 isto num 4000 shimano como base de referência; dps leveza ( aqui falamos de carretos que vão desde as 200 e poucas gramas até ao limite para mim, e já acho mt pesado do stella 5000 sw); teres 2 bobines seria o ideal; rolamentos, quantos mais melhor, embora aqui eu acho q retira um bocado um prazer de trabalhar o peixe... mas que facilita ..facilita :P penso que um carreto de 6 rolamentos é mais que suficiente.
Nas canas, se te apaixonares pelo spinning, e tiveres dps disponibilidade $$$ para investires, vais ter mais que uma.. a grande maioria do pessoal q se dedica mais ao spinning, tem uma cana mais para o inverno e outra mais para o verão, não quer dizer q não haja canas mais polivalentes, mas .... vou tentar mostrar-te o meu ponto de vista... no verão é mt mais dificil para mim pescar, o spinning de verão é mais tecnico, águas mais claras, mais paradas, exige q trabalhes a amostra o mais realista possivel e aqui qnt mais o material te ajudar melhor, material mais leve, cana e carreto mais leve, acão de cana mais rapida.. é um gozo trabalhar um passeante e assistir ao ataque de um robalo à superficie.... no inverno, mares mais brutos, necessitas de amostras mais pesadas, amostras que agarrem mais a água, que consigam trabalhar nesses mares.. aqui vais ter de ter uma cana que consiga lançar essa amostras.. logo canas com um cw mais elevado q normalmente leva uma canas mais pesadas que ficam equilibradas com carretos mais pesados..dps disto td tmb é veradade que o q apanha peixe não é o material .. é o pescador e há uns que tem um jeito natural para a coisa, uns uma sorte do caraças outros material do melhor mas que nunca lá po~em os pés .. outros que compram vão lá 2 x e encostam .. e outros que sempre q podem estão lá .. dps existe o SLAVA ( grande abraço Slava) ;)
abraço e espero q me tenha feito entender ...

C
aneldefogo
Registado: domingo set 25, 2011 1:34 pm

Mensagem por aneldefogo »

Na cana e carreto não opino marcas, quanto às amostras, compra hardbaits: westlab, dansel flash, yokuzuma montero 165.. td o que imite as lucky craft 130MR; as Maria angelkiss e as daiwa saltiga .. baratas e boas para perder lololol pois vais perder algumas no incio, é como andar de bicicleta com os sapatos de gancho... 3 quedas são garantidas.. no spinning não são quedas..espero, mas sim 4 ou 5 amostras por falta de experiência, não quer dizer q dps não se percam.. perdem-se ..mas já não de maneira "infantil" como no inicio.. exemplo vais perder 2 ou 3 amostras ao lançar, pq se prende no passador, vais perder amostras na pedra pq ainda não tens o tal feeling de rebobinar, vais perder amostras à noite se pescares à noite.... se estiveres com amostras mt caras, depois de perderes algumas ..ou desistes ou então és um sortudo e tens $$$ para andar a comprar ... mais tarde com alguma experiência, dps de mecanizares uma série de coisas, partia assim para as não copias, pois trabalham melhor, lançam melhor... e confias mais nelas ... lol
As cores ... aqui convem teres as naturais tipo sardinha, anchova, cavala ou as dita ghost .. águas claras, pouco mexidas e que impliquem um rebobinar mais rapido;
cores escuras tipo vemelhos, pretos azuis escuros, violetas ... noite
cores florescentes e com grandes contrates .. noite e águas escuras mt mexidas .. embora aqui procura-se, na minha opinião que o robalo ataque mais por instinto de defesa territorial que alimentação;
a realidade e contra mim falo, é que existem 5 a 6 cores importantes .. e as outras são derivados dessas ..
Importante teres em conta .. o q o peixe anda a comer e como anda a comer e ai colocares a amostra de acordo com isso .. dps lembrares-te que nesta pesca és tu q andas à procura do peixe (mts esquecemo-nos disto).. e não o peixe que vem ter cntg... andas, exploras, aprendes a ler o mar, e obriga-te a ir mtas vezes, pois não é facil enganar os peixinhos com artificiais lololol exige um grande grau de aprendizagem ..mas é gratificante em qualquer captura, mesmo as mais pequenas dão um prazer enorme, então se pescares com material leve :)
Vinis .. softbaits.. ia para os storm eel "baratos" e apanham peixe os savage sandeel mais caros, os delalande Shads .... os lunker citty ...

eu defendo que no spinning se deve investir 1º num bom carreto ( para mim é o mais importante) ratio para cima de 5.2 até 6.2 isto num 4000 shimano como base de referência; dps leveza ( aqui falamos de carretos que vão desde as 200 e poucas gramas até ao limite para mim, e já acho mt pesado do stella 5000 sw); teres 2 bobines seria o ideal; rolamentos, quantos mais melhor, embora aqui eu acho q retira um bocado um prazer de trabalhar o peixe... mas que facilita ..facilita :P penso que um carreto de 6 rolamentos é mais que suficiente.
Nas canas, se te apaixonares pelo spinning, e tiveres dps disponibilidade $$$ para investires, vais ter mais que uma.. a grande maioria do pessoal q se dedica mais ao spinning, tem uma cana mais para o inverno e outra mais para o verão, não quer dizer q não haja canas mais polivalentes, mas .... vou tentar mostrar-te o meu ponto de vista... no verão é mt mais dificil para mim pescar, o spinning de verão é mais tecnico, águas mais claras, mais paradas, exige q trabalhes a amostra o mais realista possivel e aqui qnt mais o material te ajudar melhor, material mais leve, cana e carreto mais leve, acão de cana mais rapida.. é um gozo trabalhar um passeante e assistir ao ataque de um robalo à superficie.... no inverno, mares mais brutos, necessitas de amostras mais pesadas, amostras que agarrem mais a água, que consigam trabalhar nesses mares.. aqui vais ter de ter uma cana que consiga lançar essa amostras.. logo canas com um cw mais elevado q normalmente leva a canas mais pesadas que ficam equilibradas com carretos mais pesados..dps disto td tmb é verdade que o q apanha peixe não é o material .. é o pescador e há uns que tem um jeito natural para a coisa, uns... uma sorte do caraças outros material do melhor mas que nunca lá po~em os pés .. compram vão lá 2 x e encostam .. e outros que sempre q podem estão lá .. dps existe o SLAVA ( grande abraço Slava) ;)
abraço e espero q me tenha feito entender ...

C
pedromr96
Registado: sábado jun 19, 2010 9:04 pm

Mensagem por pedromr96 »

muito obrigado pela a ajuda ja fiquei a perceber melhor e secalaher vou mesmo perder material pois o que mais pesco e surfcasting ou entao boia que no inicio perdia algumas boias mas agor nao

Abraço
nmag
Registado: quinta abr 26, 2012 1:54 am

Mensagem por nmag »

Eu que iniciei no spinning o mês passado e por isso segui o conselho de todos os experientes nesta materia. Com cerca de 120 euros na cana e carreto, e mais algum em amostras de lowcost, porque o principal, primeiro verificar se gostava, so tinha praticado surfcasting até então, e aproveitar e ir aperfeiçoando a tecnica, quer de lançamento, quer de animação de amostras. E olha que no mês passado, na minha segunda vez, ja tive uma boa surpresa, não ferrei nenhum peixe mas enquanto "brincava" com uma amostra de superficie destas lowcost, vi com os meus olhinhos a cerca de 5 metros um ataque de um suposto peixe agulha e acredita... arrepiei-me todo.

E então quando me sentir com mais confiança e disponibilidade para ir com mais frequencia, então sim...investir num material melhor e numas amostras mais em conta,isto se a troika deixar!!

É que é preciso não esquecer, eu por acaso comecei no verão de férias em Portugal, mas pelo que conheço e principalmente no Inverno obriga a uma serie de outros custos e por vezes bem elevados com acessorios, nomeadamente, luvas, fato neoprene e botas impermeaveis.

Mas também considero para mim o mais importante é lá ir e nos sentirmos bem e nos divertirmos, porque a pesca é isso mesmo, boa disposição, relaxe e divertimento...sem nunca esquecer estar de braço dado com a natureza, que infelizmente a maior parte dos "pescadores" em Portugal nem sabe o que isso é.

Boas pescas!
Cristovao Verissimo
Registado: sexta ago 17, 2012 9:15 pm

Mensagem por Cristovao Verissimo »

Yup, não é só cana carreto e amostras :)

Normalmente fazes este tipo de pesca com os pés molhados, ou mesmo com agua pela cintura. E agora no inverno passas algum frio, especialmente se for a noite...

A ter em conta;
Um fato de mergulho ou no mínimo de surf, ja ajuda mas para o inverno é insuficiente.
Botas neopreme
Um casaco corta ventos
Luvas neopreme

Mais uns euros que tens de gastar para estares confortável nessa pesca... Nas amostras, compra apenas no inicio 2 ou 3 mais caras, e treina os lançamentos com as copias. Não faças como eu que mandei uma maxrap de 15€ a voar no 3º lançamento(e essa ate é das +/- baratas) lloll

Diverte-te!!
Responder