Surfcasting

Fórum para iniciados, coloquem aqui as vossas questões existenciais :)

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Surfcasting"
na nova versão do site.

Tactos
Registado: quinta ago 16, 2012 10:17 am

Re: Surfcasting

Mensagem por Tactos »

joaonumberone Escreveu:Mandei-te uma mensagem privada para te ajudar a procurar.

Tótós somos todos se me visses ao principio :hahaha:
Não recebi nenhuma mensagem privada.
Sim todos temos que aprender. Mas não vejo ninguém a perguntar na net como se mete a linha no carreto lol.
Tactos

Mensagem por Tactos »

Tactos Escreveu:
joaonumberone Escreveu:
Tactos Escreveu:
joaonumberone Escreveu:Acho que estás a pensar quando fores encher o carreto :hummm:

Passas nos passadores - abres a asa do carreto - dás o nó - e toca a bobinar.
Ok sai dos passadores direto para o carreto e dou o nó.
Tava na ideia que ainda passa numa das pontas da asa do carreto. Dai estar a procura de uma imagem na net mas não encontro nenhuma de perto para ver o pormenor.
Abres a asa do carreto, e dás o nó, depois fechas e bobinas não te preocupes com mais nada porque a linha vai ao lugar sozinha.
A dúvida que tinha era esta. Tanto que correu mal comecei a enrolar e tive que desenrolar pois estava a ficar tudo estragado pois so estava a enrolar em metade do carreto.
https://www.dropbox.com/s/tyiwr2ok3fb4zey/Duvida.jpg
aqui esta como ficou https://www.dropbox.com/s/7m7v5wolu04rt0v/IMG_1296.jpg
agora só me falta o resto para ja fechei assim https://www.dropbox.com/s/wb7m39f6bezinji/IMG_1297.jpg
ffgsoares
Utilizador Regular
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Mensagem por ffgsoares »

Ó companheiro, mas parece-me que o carreto está a enrolar a linha muito na base da bobine, se calhar tens de tirar uma anilha debaixo da bobine para o enchimento ser mais uniforme, tiras a bobine e ela assenta numa ou mais anilhas que estão no veio, tiras uma e bobinas a linha para ver se fica toda uniforme, a linha tem de estar toda certa e não com a bobinagem cónica, vê isso porque senão vai fazer cabeleiras quando lanças.

Boas pescarias :fixe:
Tactos

Mensagem por Tactos »

ffgsoares Escreveu:Ó companheiro, mas parece-me que o carreto está a enrolar a linha muito na base da bobine, se calhar tens de tirar uma anilha debaixo da bobine para o enchimento ser mais uniforme, tiras a bobine e ela assenta numa ou mais anilhas que estão no veio, tiras uma e bobinas a linha para ver se fica toda uniforme, a linha tem de estar toda certa e não com a bobinagem cónica, vê isso porque senão vai fazer cabeleiras quando lanças.

obrigado pela dica ;)
mas acho que é da foto não esta muito na base. quanto a mexer na bobine acho melhor não, pois não sei por a linha quanto mais mexer numa bobine lol ainda me sobram peças. talvez quando lançar a primeira vez enrole melhor depois. se calhar foi erro meu. pois não sei se a linha tem que dar uma volta naquela peça.

muito obrigado pela dica :)
ffgsoares
Utilizador Regular

Mensagem por ffgsoares »

A linha não tem de dar uma volta no rolete da asa, cuidado isso assim não funciona, a linha só passa por baixo do rolete, ok !

Força aí :fixe:
Tactos

Mensagem por Tactos »

ffgsoares Escreveu:A linha não tem de dar uma volta no rolete da asa, cuidado isso assim não funciona, a linha só passa por baixo do rolete, ok !

Força aí :fixe:
ok então é como está so que ao bobinar para o carreto ele saia daquela ponta e a linha ficada toda larga e embaraçada.
muito obrigado pela a ajuda.
ffgsoares
Utilizador Regular

Mensagem por ffgsoares »

Quando bobinamos um carreto colocamo-lo na cana ou pelo menos naquele elemento da cana, levantamos a asa e atamos a linha na bobine, baixamos a asa e podemos começar a dar á manivela mas temos de segurar a linha com a outra mão de modo a que a linha esteja tensa e aí é só manivelar e encher a bobine, a linha nunca deve estar solta senão faz um enrrolamento defeituoso.

TALIBAN
Utilizador Regular
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.
ffgsoares Escreveu:Quando bobinamos um carreto colocamo-lo na cana ou pelo menos naquele elemento da cana, levantamos a asa e atamos a linha na bobine, baixamos a asa e podemos começar a dar á manivela mas temos de segurar a linha com a outra mão de modo a que a linha esteja tensa e aí é só manivelar e encher a bobine, a linha nunca deve estar solta senão faz um enrrolamento defeituoso.

Ó "Tactos" é exactamente com o Soares está a indicar e recapitulando, colocas o carreto que pretendes colocar fio, no porta carretos duma cana, (último elemento da cana), de seguida abres a asa de cesto e depois de teres passado o fio pelo passador do último elemento da cana, dás o nó no fio aposto na bobine do carreto, fechas a asa do cesto, começas a bobinar o fio, segurando o mesmo um pouco acima do carreto, para o mesmo ficar em tensão, podes até segurar com um pano, para não te ferires, pois caso seja multifilamento ou não, pode queimar, dado a fricção a passar pelos dedos ou mão e até fazer algum corte e seja feito um enrolamento certo e consistente, para não andar solto na bobine, a fim de não haver dissabores ao lançar-se, resultando nos famigerados novelos ou cabeleiras, sendo isto o mal menor, pois num lançamento e o fio agarrando um passador pode até partir um elemento.

Abraço.

Braga
Responder