Engôdo para sargos

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Engôdo para sargos"
na nova versão do site.

Joao_Moreno
Mensagens: 5
Registado: domingo jul 05, 2009 10:12 pm

Re: Engôdo para sargos

Mensagem por Joao_Moreno »

Oix Paulo alturra de maresia trata-se de mar bastante mexido e nome se da na zona de sesimbra
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Engôdo para sargos

Mensagem por Paulo »

Joao_Moreno Escreveu:Oix Paulo alturra de maresia trata-se de mar bastante mexido e nome se da na zona de sesimbra
Pois calculei que fosse alguma coisa do género e não ao que eu chamo maresia - (cheiro do mar).

Ficou explicado. :fixe:
burning angel
Mensagens: 9
Registado: quarta fev 18, 2009 9:35 pm

Re: Engôdo para sargos

Mensagem por burning angel »

boas pessoal.

pela experiência k tenho em pescar no cabo da roca , azoia e mesmo o guincho e k o ouriço e simplesmente maravilhoso na altura das douradas então e do melhor , mas também vamos ver uma coisa em pesqueiros fundos como era a azoia e o cabo da roca o ouriço dava muito mais resultado num dia de pesca pois conseguia-se apanhar umas dúzias de sargos e afins enquanto em pesqueiros mias rasos apenas apanhávamos 2 ou 3 peixes que eram se-calhar os únicos k ali andavam , contudo a minha teoria e simples quanto mais fundo em geral salvo algumas correntes o engodo conserva-se mais logo permite a que chame muito mais peixe k por ali ande permitindo belas capturas , mas um conselho para quem engoda com ouriço , de vez em quando faça umas belas iscadas com sardinha pois os robalos também vêem ao cheiro do ouriço .

abraço e boas pescas

ps- a técnica melhor para apanhar douradas e iscar o ouriço inteiro com a agulha de iscar .abraço :boia:
Monstru_Espinho
Mensagens: 1
Registado: domingo mar 06, 2011 10:04 pm

Re: Engôdo para sargos

Mensagem por Monstru_Espinho »

José Grade Escreveu:Realmente existe esse mito em Sintra do ouriço escaldar o pesqueiro... No limite já ouvi que quem pesca com ouriço ninguém tira mais nada senão quem usa o ouriço- DURANTE TRÊS DIAS!!!!!!!!!!! Em certos sítios ofendem-se se pescam com essas chuchas de ovas.

Mas se pescarem com ouriço inteiro tudo bem(até parece que não sangra se o furarmos!), ninguém ralha!

E até parece que volta na volta uma dourada ou até o mar batido não parte uns ouriços- deve ser por isso que ninguém tira peixe!

E quando é a desova do ouriço, a seguir a essa lua ninguém pesca 3 dias porque o mar fica escaldado!

Claro que se engodam com ouriço ovado, o sargo não anda atrás de sardinha e se engodam com sardinha o peixe não está com o sentido no mexilhão. Isto parece evidente para mim, mas não sei.

Eu tenho uma teoria; uma vez alguém tirou peixe com ouriço que agrada naturalmente ao peixe. Ao lado estava um velho rezingão que pescava com um isco que já estava cozido e malcheiroso de ir um mês à pesca: Conclusão o velho não tirou nada e o outro aviou-se.

Nos três dias a seguir, o reumático do velho não lhe permitiu ir apanhar ouriços e leva o isco de ontem... Conclusão- o velho leva a grade.

O mar voltou e começou a chover. Voltou o reumático e o velho vai à loja da pesca e conta a sua versão dos acontecimentos- que perdura até hoje....

"O OURIÇO ESCALDA O PESQUEIRO.... 3 DIAS"

Give me a brake! ](*,)
Abraços.

Concordo a 100%; o resto são mitos, como os muitos que andam para aí...
miguel30
Mensagens: 125
Registado: terça jul 17, 2012 5:18 pm

Re: Engôdo para sargos

Mensagem por miguel30 »

karva Escreveu:
jcavalheiro Escreveu:Pessoal assim fico baralhado
Então a actual legislação não proibe o engogo, ecxepto de barco? :moca:
Fiquem bem
Baralhado não há ecesidade para isso... o tópico iniciou-se e desenvoveu-se no Ano de 2008, onde ainda não existia a actual legislação. Depois só houve um post em 2009 de um novo membro em resposta a outro colega da Madeira, onde a legislação não existe.

Ab
Engodo é proibido actualmente?
Avatar do Utilizador
fdp
Mensagens: 1382
Registado: quarta ago 10, 2011 7:33 am

Re: Engôdo para sargos

Mensagem por fdp »

Boas camarada !!
Este tópico é antigo !!
Ainda à pouco tempo essa questão foi aqui colocada !!!
http://www.pescador.com.pt/livre/viewto ... 10&t=12394
Responder