Á cerca de 3 semanas, que comecei oficialmente a epoca piscatoria aqui pelo Douro, procurando de forma incansavel a captura de um peixinho daqueles que já enche o forno... O peixe ainda nao abunda mas ja se vão fazendo capturas regulares de robalos de dimensoes mais que "interessantes". É de notar ainda, apesar de o peixe estar atrasado este ano, o registo de capturas cada vez em maior numero de exemplares de robalo com pesos "anormais" em relaçao ao que o rio nos tinha habituado desde sempre. Parece-me cada vez mais induvidavel, o papel que o paredao novo da foz tem nas mudanças de capturas que houve no rio. Felizmente as mudanças sao para melhor em quase todas as especies.
Assim esta epoca decidi nao andar numa de "salta pocinhas" e dedicar-me quase em exclusivo a apenas 2 pesqueiros, sendo um para corricar e outro para por a boia na agua. Visto que o corrico ainda esta fraquito a boia tem sido a pesca que me vai dando boas alegrias.
O despertador toca ás 3.45 da manha como previsto e por volta das 4.05h ja eu tinha a boia na agua, acompanhando uma vintada de pescadores que tao ou mais malucos que eu tinham decidido fazer a ultima hora da enchente e primeira da vazante, que tantas alegrias nos tem proporcionado. Após o primeiro lançamento ainda com o sono a dar-me grande luta, um companheiro ferra um exemplar na ordem dos 2 kg, levando logo o sono para outro lado. Retiro a boia para auxiliar o companheiro e retorno á minha corridinha com a boia... Caranguejo pequeno como mandam as regras, boia de 50 grs inglesa, bem puxada a traz e la vai disto para o meio do rio. Agua a correr lentamente para baixo como mandam as regras, um pequeno fieiro quase junto á boia, e o estralho de 6 metros a deambular com o meu caranguejo. Pequeno toque de boia para esticar a linha, e mas o caranguejo chega "á pedrinha xpto", la se vai boia pelo ri dentro, embraiagem a cantar e lá tenho que soltar o berro que tanto nos faz disparar a adrenalina: "Olha o galhuço"
Trabalhei o dito devagarinho e pareceu-me sempre ser um peuxe de cerca de kg ou pouco mais, pois atonou com facilidade e nao pôs grandes dificuldades á sua captura. Metido com mestria no galhuço(xalavar ou ganapao) e cá estava o menino fora. Pesou 2,9kg, tinha apenas 14 caranguejos corre corre no bucho e estava gordinho. fiz mais dois lançamento e fui dormir que ainda era cedo 5.30h da manha
Para finalisar por avisar que estava um espetaculo no forno, sedo acompanhado por 2 irmaos mais novos de 2kg e 1.9kg, 6 garrafas de alvarinho e 9 estomagos famintos
Material usado:
Cana daiwa harrier de 6m
Shimano twinpower swa 5000 com multi 0.17
Boia inglesa artesanal de 50grs, com estralho seaguar 0.235
Peso 2.9kg
Abraço e até um dia destes