Monofilamento rockfishing/surfcasting

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Monofilamento rockfishing/surfcasting"
na nova versão do site.

Pedroferraz
Registado: terça mai 01, 2012 3:08 pm

Monofilamento rockfishing/surfcasting

Mensagem por Pedroferraz »

Boa noite,

Vou agora comprar um carreto e ando a estudar que fio utilizar. A minha preferência, após ler umas coisas aqui no forum, recai no monofilamento.
Gostaria agora de vos pedir opiniões de qual fio meter, não me importo de gastar mais uns € em prol da qualidade. Que diametro e marca me aconselham?
Vou praticar maioritariamente rockfishing. Tinha preferência por cor alaranjada.

Obrigado a todos e boas pescarias :boia:
FILIPEPC
Utilizador Regular
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Re: Monofilamento rockfishing/surfcasting

Mensagem por FILIPEPC »

Se é para rockfishing, definitivamente o monofilamento.
O LARANJA é questão de gosto visual?
Só conheço o awa-shima surfcast. Mas para essa pesca eu prefiriria outro fio como o awa-shima red iso, ou o trabucco t-force por exemplo.
Pedroferraz

A razão da cor era para ver melhor a linha, quanto à cor em si é apenas por ser uma cor que simpatizo.
Mas Filipe se achares que estou a comprometer demasiado a qualidade por causa da cor, esqueçe lá a cor. O ponto mais importante é comprar uma linha efectivamente boa, nem que seja ligeiramente mais cara. Já agora que diametro aconselhas Filipe, tendo como utilização principal o rockfishing? :huuum:

Ab
FILIPEPC
Utilizador Regular
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Mensagem por FILIPEPC »

Eu uso 0,40mm. Normalmente chega e sobra. Claro que se perde em lançamento, mas ganha-se em segurança e no caso de a linha empachar ficas mais seguro.
Sobre a linha existem muitas de qualidade, sinceramente não é por aí. As que te disse são bastantes resistentes.
ffgsoares
Utilizador Regular
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Mensagem por ffgsoares »

Ó companheiro, eu no rockfishing uso sempre o 0,40 mm directo o Awa Shima Red Iso, mais para "bater" tenho uma bobine com um Sufix também de 0,40, não é tão forte mas faz bem um tipo de pesca mais ligeiro, é onde uso chumbo na ordem das 60/80/90 g.

Em geral como se perde muita linha, chumbo e estralhos, não há que fazer grandes investimentos na qualidade da linha, no mercado existem linhas fortes e baratas para o rockfishing.

Boas pescaris :fixe:
Pedroferraz

Desde já obrigado pelas opiniões. Já agora coloco outra questão, uma vez que a bobine do carreto tem capacidade para 400 m de linha 0.40, o que me aconselham a fazer? Encher a bobine com 400 m de red iso ou encher com uma outra linha mais acessível também 0.40 e terminar com uma bobine de red iso 0.40?
Agradeço a vossa ajuda.
Jac Seabra
Registado: segunda ago 27, 2007 3:50 pm

Mensagem por Jac Seabra »

Boas

Não tens necessidade de encher o carreto com a alinha melhor podes encher com uma linha mais barata por baixo e a linha melhor no fim.

A técnica de enchimento mais segura é o sistema do inverso.

Primeiro o fio de pesca e depois o fio de enchimento e depois é retirar tudo e carregar pela ordem certa.

Espero ter ajudado

Fica bem

José Seabra
Pedroferraz

Agradeço a ajuda amigo Jac Seabra. Então é isso mesmo que vou fazer!
Mas porque razão devo proceder dessa forma, ou seja, primeiro o fio bom, depois o de enchimento e no fim inverter e não devo colocar logo a fio mais barato e posteriormente o bom?
Não interprete mal a minha pergunta, estou a perguntar lhe porque gostava de saber a razão lógica, não por estar a duvidar de si!

Ab e boas pescarias :fixe:
Responder