DRAG do carreto preso?

Truques, dicas, ideias, faça você mesmo...
Partilhe as suas ideias, para outros poderem fazer, porque ninguém nasce ensinado.
Responder

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"DRAG do carreto preso?"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
hnogueira
Mensagens: 62
Registado: terça abr 10, 2012 4:44 pm

DRAG do carreto preso?

Mensagem por hnogueira »

Boas,

Então é assim...
Estriei-me recentemente nas pescarias, mais propriamente no surfcasting.
Após 3 idas. 2 diurnas 1 noturna e resultado apenas na primeira, um rodovalho sem medida... :P
Então que entre pescarias, na dita "manutenção do equipamento pós-pesca" segui o conselho, e correto, de quem me ajudou a escolher material...
De desmontar a bobine do carreto, e deixar uma hora ou duas dentro de agua, para tirar a salitre da linha etc...
O que acontece é que após isso, secar muito bem com um pano, monta no carreto e siga pesca no dia seguinte.
Chegado ao local, ritual de montagem, e DRAG éra o mesmo que não ter...
Era preciso puxar a linha a quase a cortar dedos... para mexer um pouco. Mesmo todo desapertado!!!
PASSEIME. mas como não era altura nem local para andar a ver... la pesquei mais uma grade nessa manha. :D

Ontem chegado a casa, a pensar naquilo, lá resolvi meter mãos a obra...
Usar a maravilha da WWW mais propriamente "youtube" e a mais simples pesquisa "REEL DRAG FIX"..
e Voila... n resultados, lá entendi como funcionava o drag e como desmontar...
E com o gosto pelos bricolages, tmb ossos do oficio... la desmontei o meu.

Então o que causou a prisão do DRAG.

O drag, para quem não sabe, é formado um conjunto de anilhas de metal e de outro material, intercalado com lubrificante, que forma um sistema de fluidos que dependendo do aperto, "Deixa rodar ou não a bobine do carreto"..

O que acontece no meu carreto é que as anilhas do meu carreto, umas são de metal, outras de uma espécie de papel prensado.
Orá... Umas horas submerso em agua, as anilhas de papel quase que dobraram de tamanho de inchadas... Logo drag nem mexia.
Bem, saca anilhas de papel, seca com pano, bota para o microondas em grill, com uma travessa de vidro por cima para prensar com peso.
5 minutos. (Não é preciso temperar... :music: )
Secas e de volta a sua quase forma original. montar de novo tudo, lubrificar sempre entre camadas de anilhas.
E tá como novo.

Por isso fica aqui o relato para quem tiver situação semelhante.

Um gajo tá sempre a aprender.

Abraços.
baratocha
Mensagens: 142
Registado: terça jan 17, 2012 11:57 am

Re: DRAG do carreto preso?

Mensagem por baratocha »

:fixe:
Avatar do Utilizador
Cabe
Mensagens: 209
Registado: quarta abr 25, 2012 9:01 pm

Re: DRAG do carreto preso?

Mensagem por Cabe »

:fixe: Obrigado pela dica amigo! Nunca é demais saber. Abraço
Avatar do Utilizador
fdp
Mensagens: 1382
Registado: quarta ago 10, 2011 7:33 am

Re: DRAG do carreto preso?

Mensagem por fdp »

Boas camarada HNOGUEIRA !!
Dicas são sempre bem vindas , não se sabe o dia de amanhã !! :huuum:
Já pensaste em substituir essas anilhas por outras não absorventes ??
Se o carreto for recente não deverás ter problemas em encontrar !!
É que me parece que tens aí um problema de cada vez que quiseres lavar o carreto !!
Já para não falar que essas anilhas de papel/cartão prensado se devem desgastar em pouco tempo , e
a médio prazo poderás ter problemas de enrolamento !!
Quanto mais elas desgastam mais a «bobine» desce , e ás tantas começa o carreto a enrolar mais linha
em cima do que em baixo !!
Esta é só uma opinião que te poderá evitar problemas no futuro !!
Fica bem camarada !! :fixe: :fixe:
Avatar do Utilizador
Nunx
Mensagens: 74
Registado: quarta fev 06, 2008 1:11 pm

Re: DRAG do carreto preso?

Mensagem por Nunx »

Os discos do drag nada têm a ver com o enrolamento na bobine.
O enrolamento do fio na bobine mais acima ou mais abaixo é definido pelas anilhas colocadas no eixo por debaixo da bobine.
No caso dos discos do drag o melhor será tentar arranjar uns discos em carbono que são bem mais resistentes e progressivos.
De qualquer das formas não é boa ideia mergulhar a bobine em água doce para atenuar os efeitos do salitre. Basta passar a bobine, melhor, sómente a secção que leva o fio, durante um minuto ou dois debaixo de água corrente da torneira mas evitando que a água vá para o drag, preferencialmente com a bobine montada no carreto de forma a evitar a entrada de água no drag. O que interessa é lavar um pouco o fio sem afogar o carreto. Quando quiser fazer uma limpeza mais profunda utilize um balde com água limpa e vá puxando o fio para dentro do balde, durante umas dezenas de metros. A seguir bobine o carreto montado na parte inferior da cana fazendo tensão no fio com um pano seco: limpa o fio e carrega-o na bobine com a tensão correcta.
Quem lhe seu o conselho de meter a bobine em água devia estar a brincar consigo ou então não percebe nada disto.
Avatar do Utilizador
hnogueira
Mensagens: 62
Registado: terça abr 10, 2012 4:44 pm

Re: DRAG do carreto preso?

Mensagem por hnogueira »

Bem, obrigado pelos conselhos e dicas,

Vou ver se encontro umas anilas em carbono, tenho que tirar as medidas destas.
O carreto é recente, é da marca Spinit.
Não é nada de outro mundo,,, mas para quem ta a começar vale.
Responder