O meu pior dia de pesca (de sempre!)

Fotos e descrições de pescarias.
Uma secção boa para aumentar ou baixar o ego.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"O meu pior dia de pesca (de sempre!)"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
krazy_dude
Utilizador Regular
Mensagens: 5741
Registado: sexta dez 17, 2010 3:23 am

O meu pior dia de pesca (de sempre!)

Mensagem por krazy_dude »

Boas pessoal,
Ontem quinta-feira lá combinei com o Rui (Rui Matias) dár um saltinho ao paredão gastar o camarão, distrair um bocado e dár duas de letra...
20h e tal ligo ao Pedro Lourenço e ele já lá se encontrava, pergunto como está aquilo e tal se já tinha saido alguma as coisas do costume...
O Rui chega aqui a casa eram 21h menos um bocadinho... agasalhos, cana, mala da pesca, camarão... tá tudo, siga pó pesqueiro sem ser necessario fazer nenhuma paragem pelo caminho.
Chegamos lá e lá estava o Ivo, o Pedro, o Elsio e mais um camarada que já é a segunda vez que me esqueço do nome dele :moca:
Duas de letra, o Ivo e o Pedro já só a fazerem uns lançamentos numa de brincadeira etc... e o mar estava fortezinho... ali o mar batia, o Ivo brincava a dizer ó Nelson hoje inda aproveitas para tomar um banhinho e tal... e eu: não não obrigado dispenso! :hahaha: o PEdro lá me alertou para ter cuidado com o mar, pois com a mudança da maré para a enchente o mar podia subir.... chegando mesmo uma onda a salpicar a "boca" de onde nós estavamos... o Pedro lá me deu os camarões que ele já tinha a algumas pescas, e pronto lá ficamos bem abastecidos! o Pedro Ivo e companhia lá se despediram e lá foram á vida deles pois já estavam lá á umas horinhas....
Lá esticamos as canas, colocar estralho, colocar camarão e siga atirar com as boias lá pá agua! sempre com um olho na boia e olho nas ondas... sem facilitar! até as nossas tralhas colocamos mais atrás para não serem molhadas... bem o mar começa a ficar agressivo de mais para nosso gosto e saimos dali, uns lançamentos virados pó rio, eu sempre a prender no fundo e estava prai a 3 metros, ou bazou de mais esta maré ou tinha alguma rede não sei... tivemos ali um bocado a ver se dava para pescar pó rio... e as ondas a baterem no sitio anterior onde estivemos...
Chegaram 2 camaradas e lá foram eles mais lá pó fundo do paredão... passado um bocado vou espreitar lá mais ao fundo e estava lá um spot muito bom, sequinho... alto... sem as ondas baterem sequer em baixo... calminho mesmo, as ondas rebentavam mais no inicio do paredão...
Lá Vou eu e o Rui e conversamos, vamos estar aqui 5 minutos caso isto comece a ficar estranho vamos embora... o Rui lança e eu estava a empatar um anzol pois tinha perdido um no sitio anterior...
e nisto o Rui berra: Ó nelson cuidado!!! eu olho ara a esquerda para o mar e.... :shock:
O mar recuou formando uma montanha gigantesca, mesmo mesmo gigantesca, nunca tinha visto nada assim... borrei-me todo, senti-me mesmo uma formiga diante duma montanha... bem aquela montanha tinha de desmonorar... e assim foi (isto em segundos claro!) mal aquilo começa a desmonorar, o barulho e o aspecto dizia mesmo que ia partir tudo o que aparecesse á frente! só tive tempo de recuar uns 4 metros (se tanto) até ouvir a explosão que era o sinal para dizer baixem-se agora!
uma explosão como por vezes admirava ao LONGE com a força, beleza e agressividade junta do mar, mas só ao longe admirava....
Bem retomando, uma explosão que só quem está lá é que fica a sentir as toneladas de força... que eu espero não mais vivenciar!
A onda rebenta a maior parte no paredão, e falta a outra parte, ou seja a que vinha por cima de nós! uma cena brutal mal galgou, baixei-me pois assim caso me derrubasse ainda tinha o "muro" como protecção para não ir parar á agua...
Só me baixo vejo o Rui a mandar-se para o chão e ainda a ser arrastado... não vi mais nada pois eram centenas de litros a serem despejados contra mim.... sempre em estado de alerta com pés fincados ao chao e o corpo sempre a ceder, a dançar com a aquela força a bater-me nas costas.... (eu sempre a pensar é desta que vou)....
mas lá parou e eu mesmo encharcado e em 30 ou 40cms de agua só tinha uma preocupação pois nem sentia mais nada, o Rui o Rui? lá estava o Rui a levantar-se com a mão no cotovelo...
E eu contente pensando: ficou cá em cima graças a Deus!
Rui estás bem? estás bem? ao que ele responde... opah um bocado traumatizado mas sim estou bem! estavamos os 2 em choque!
Hora de ir vêr os estragos, a minha cana andou uns metros até á ponta mas não foi lá baixo.... tudo tudo encharcado mas como a onda não foi muito naquela direcçao não atirou nada lá baixo,
telemoveis encharcados... roupa, mochilas tudo o que tinhamos!
Ao que o Rui ainda disse depois daquela tensão toda: bem acho que está dada por terminada a pescaria não? :hahaha:
Lá nos pusemos a andar com tudo como estava, e claro com uns litros colados ao corpo da cabeça aos pés... inda olhei para os camaradas que passaram e que estavam ao nosso lado e eles estavam bem também, no caminho apareceram mais dois camaradas que pelos vistos estavam na ponta do farol e tiveram a mesma sorte que nós, ainda nos rimos um bocado, estavamos vivos e ilesos... coitados desses camaradas pelos vistos eram de guimarães, bons kilometros todos ensopados #-o
a caminho de casa vinha-me a sentir mal, com sensação de desmaios, branco como tudo, talvez do choque térmico e emocional pois foram momentos de panico! o Rui ainda me ajudou a trazer algumas coisas ao elevador.... e depois sequei-me, vesti roupa seca e enfiei-me na cama, nem banho consegui tomar, doiam-me os tendões das pernas, tinha uns pequenos espasmos nas pernas, hoje acordei todo dorido tamanhos litros de agua salgada que levei em cima, tanto levei que com aguá que mesmo estando de costas agua salgada bebi!
Hoje inda aindei a ver noticias e graças a Deus não ha noticia de ter ficado lá alguem no mar!

Peço desculpa pelo enorme relato, sei que é mais interessante com peixes e com fotos, mas nem peixe nem fotos, pois se tivesse postava... resolvi fazer este relato como um alerta, mar agressivo, mar de inverno, mudamos para um sitio que estava completamente seco, com o mar calmo ali ao invés dos outros sitios... e foram só precisos 5 minutos para tudo tudo mudar...
Sempre tive muito mas muito respeito pelo mar, já em miudo e em adolescente tive muitos sustos e alguns deles muito maus... mas de dia! Mas este é sem duvida o maior susto que tive...

Espero que sirva de alerta e não só para iniciados... pois eu vou fazer os possiveis para não vivenciar outra experiencia semelhante!
Grande abraço pessoal!
Avatar do Utilizador
FILIPEPC
Utilizador Regular
Mensagens: 8362
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Re: O meu pior dia de pesca (de sempre!)

Mensagem por FILIPEPC »

Fico satisfeito que estejas bem.
O mar obriga-nos sempre a estarmos atentos. Nada de vacilar em locais de perigo. :fixe: .
Avatar do Utilizador
zezinho
Utilizador Regular
Mensagens: 3487
Registado: domingo mar 27, 2011 10:23 am

Re: O meu pior dia de pesca (de sempre!)

Mensagem por zezinho »

Boas
É uma boa chamada de atenção :fixe:
Foi um grande azar e as melhoras :fixe:
Boas pescarias :fixe:
Avatar do Utilizador
RuiMatias
Mensagens: 91
Registado: segunda jan 17, 2011 8:23 pm

Re: O meu pior dia de pesca (de sempre!)

Mensagem por RuiMatias »

Nelson, disseste tudo! A mim doi me um bocado a anca e o cotovelo... Mas tambem mandei me logo para o chão... como sou alto no chão não baldava de certeza lá para baixo. Confesso que vi a onda bem grande, mas nunca pensei que fizesse os estragos que fez. Saiu me cara a pesca. 2 telemoveis com o caraças (eram dos baratinhos), hoje já comprei um... amanha vai ter de ser outro!
O que me preocupou mais foi quando o Nelsón me disse que estava mal disposto e eu perguntei lhe se ele queria ir ao hospital... Ele hesitou. isso é que me preocupou, porque ele não estava nada bem.

Uma lição, mas uma coisa é certa, viemos para casa com uns Kilos de... ROUPA :P :hahaha:

Abraços e acima de tudo: stay safe

:boia:
suchi
Mensagens: 305
Registado: quinta dez 27, 2007 11:15 pm

Re: O meu pior dia de pesca (de sempre!)

Mensagem por suchi »

boas , o principal é que para além do susto voces estejam bem , eu felizmente nunca apanhei nenhum susto desses mas tambem não arrisco nada

cumpts

Renato Sá
Avatar do Utilizador
krazy_dude
Utilizador Regular
Mensagens: 5741
Registado: sexta dez 17, 2010 3:23 am

Re: O meu pior dia de pesca (de sempre!)

Mensagem por krazy_dude »

Obrigado pessoal :fixe:

Rui fico contente que estejas bem, apesar de dorido claro mas estas bem é o que interessa!
Pois ficou mesmo cara ainda nem vi como está a cana.... o telemovel o meu consegui-o safar apesar de molhado meti-o num bolso de dentro do casaco sequei-o e hoje está a funcionar para ja...
Pois eu não estava lá muito fixe, mas acho que foi um ataquezito de panico da tensao toda!
Dasse podes crer viemos muito bem mais pesados! :hahaha:
Por 5 minutos e já não levavamos com aquilo... mas ás vezes são males que vem por bem, acredita que a proxima vou a medo e se o mar estiver estranho... dou o fora! ou melhor da-mos os 2, que agora aprendemos boa lição e lição no corpo! :pay:
Grande abraço :fixe:
Avatar do Utilizador
Felio
Mensagens: 28
Registado: quinta dez 23, 2010 2:38 am

Re: O meu pior dia de pesca (de sempre!)

Mensagem por Felio »

Que cagaço!! #-o
Ainda bem que tudo acabou(mais ou menos) bem!! =D>
A vida é o mais importante,telemoveis,roupa,e afins ainda é o menos... :huuum:
A ver se não se volta a repetir [-X ,esperemos que não!
Eu também tenho mt respeito ao mar,e não arrisco(muito).

Abraço e força...
Avatar do Utilizador
Victorppt
Mensagens: 128
Registado: sexta dez 16, 2011 12:33 am

Re: O meu pior dia de pesca (de sempre!)

Mensagem por Victorppt »

Bom dia.

Apos ler o teu relato assustador e preocupante...resta-me concluir que o mais importante e tudo e terem ficado todos bem.
Vivinhos e aliviados do temor que sentiram, para novas pescarias juntos e que tambem tenha ficado na vossa mente, que o mar prega partidas desagradaveis.
Toda a atençao e pouca em determinados locais de pesca.

Curiosamente este fenomemo no mar tem vindo a acentuar-se...obvio que ha uma explicaçao logica para o acontecimento.
(Agora nao se riam...mas tenho tido com alguma frequencia sonhos de um Tsunami que "engolira" a nossa costa) Que fique pelo sonho.

Boas pescas.

Victor
Responder