Pesca Bóia

Fórum para iniciados, coloquem aqui as vossas questões existenciais :)

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Pesca Bóia"
na nova versão do site.

eliok10
Mensagens: 123
Registado: terça jun 07, 2011 7:06 pm

Pesca Bóia

Mensagem por eliok10 »

Boas pessoal !

Bem , alguem me pode ajudar ? Adquiri recentemente uma hiro portobello para pesca á boia , mas estou completamente ás brancas quanto á montagem da boia .
Nunca pratiquei pesca com bóia , o que eu quero precisamente é ir apanhar uns sargos e umas douradas .
Já vi a venda boias "robustas" penso que são chamadas de peão , bem para aquelas boias finas em formas de " caneta " , eu sei fazer a montagem , mas para estas nao .

Alguem me pode dar uma noção ?

Obrigado , cumprimentos !
portista
Mensagens: 603
Registado: sábado jul 15, 2006 9:54 pm

Re: Pesca Bóia

Mensagem por portista »

penso que é da mesma forma.
Artur J.
Mensagens: 31
Registado: sexta jan 06, 2012 11:03 pm

Pesca Bóia

Mensagem por Artur J. »

Boas!
Quando pesco à bóia com o peão é porque o mar está bem mexido e ai deve-se utilizar material pesado, que permite lançamentos distantes, tendo o peão na ondulação uma melhor performance .
Utilizo um mono filamento 35mm na madre e 30mm no estralho, com anzol nº 4.
O peão trabalha acerca de 2 a 4mt do anzol, depende da profundidade a que se pesca, eu gosto que o isco esteja sempre a bater no fundo :wink: (embora perca mais material, mas os resultados aumentam circunstancialmente em quantidade e sobretudo em peso).
A montagem: A madre a passar no peão, abaixo, acerca de 30cm três chumbinhos, mais 1,20mt até ao destrocedor, o estralho com 50 cm. Esta é a minha montagem e não me tenho dado mal. Embora haja por aí outros esperts na matéria, com outras montagens, que obtêm excelentes resultados.

Espero ter ajudado, um abraço e
Boas pescarias!
:boia:
eliok10
Mensagens: 123
Registado: terça jun 07, 2011 7:06 pm

Re: Pesca Bóia

Mensagem por eliok10 »

Obrigado pela resposta , mas a minha duvida é a seguinte :

Esses ditos peôes ja venhem com um destorcedor em baixo ? A minha duvida é mesmo como " prender " o peao á madre .

Com as boias " caneta " passa-se a madre pela argola em cima , e por uma borrachinha em baixo , mas o peao tem isso ?

Cumps
portista
Mensagens: 603
Registado: sábado jul 15, 2006 9:54 pm

Re: Pesca Bóia

Mensagem por portista »

se não estou enganado o pião é furado no meio, ora ve esta imagem:
Anexos
boiablue40gr.jpg
Última edição por Panca em terça fev 21, 2012 10:54 am, editado 1 vez no total.
Razão: Colocar imagens no site
eliok10
Mensagens: 123
Registado: terça jun 07, 2011 7:06 pm

Re: Pesca Bóia

Mensagem por eliok10 »

Isso significa que a madre limita-se a passar pelo meio do pião certo ?

Depois coloco um chumbinho em cima e outro em baixo pra ele não correr ?

Cumps
portista
Mensagens: 603
Registado: sábado jul 15, 2006 9:54 pm

Re: Pesca Bóia

Mensagem por portista »

por exemplo, mas normalmente põem-se uns stoppers que são borrachas que param o pião onde tu queres
Avatar do Utilizador
Abade
Mensagens: 1123
Registado: terça dez 21, 2010 7:26 pm

Re: Pesca Bóia

Mensagem por Abade »

Como o colega portista referiu normalmente colocam-se umas borrachinhas pretas (stoppers) e de seguida uma espécie de missanga em que de um lado o furo é mais fino (fica virado para o stopper) e do outro o furo é mais largo (fica virado para a bóia), tens que por:

|
|--> stopper
|--> missanga
|
|->boia
|
|-> missanga
|-> stopper

Em vez de stopper's para poupares umas coroas podes sempre fazer nós de travamento.
Boas pescarias :fishcool:
Responder