lava-se ou não os carretos

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"lava-se ou não os carretos"
na nova versão do site.

soutelo
Mensagens: 248
Registado: quinta mai 06, 2010 9:27 pm

Re: lava-se ou não os carretos

Mensagem por soutelo »

Bom dia amigo Correira,

No meu caso não costumo passar nunca o carreto por água, apenas retiro a bobine após uma pescaria e deixo em água corrente uns minutos, depois disso deixo enxaguar a linha, seguidamente aplico um produto da marca EVIA para linhas, notando-se bem a diferença na seguinte pescaria. Ao carreto propriamente dito, quando tem sinais de areias e assim, pego no compressor e na minha opinião não há melhor maneira de tirar sujidade do mesmo, fica impecável! Passo um pano pelo corpo do carreto e pronto para outra saída.

Abraço e boas pescarias.
Avatar do Utilizador
AcsNeves
Mensagens: 21
Registado: quarta ago 29, 2007 7:19 pm

Re: lava-se ou não os carretos

Mensagem por AcsNeves »

correia799 Escreveu:Boa tarde gostaria de saber ser realmente se deve ou não deve lavar os carretos depois de uma jornada de pesca. já me disseram que não se deve lavar os carretos mas só as bobines de fio.
Boas

Deve-se e recomenda-se, nem que seja só uma mangueirada por alto, há quem ponha as bobines de molho, o que também não discordo! De principio para ser sincero, até como uma escova pequena esfregava carretos e canas(sobretudo os passadores).
Temos de pensar assim, o salitre não faz bem a nada e quem tem amor aos €r€s que gasta, no minimo nem pensa duas vezes sobre essa questão.

Um abraço
Avatar do Utilizador
Joao Rodrigues
Utilizador Regular
Mensagens: 2274
Registado: segunda set 13, 2010 1:36 pm

Re: lava-se ou não os carretos

Mensagem por Joao Rodrigues »

soutelo Escreveu:Bom dia amigo Correira,

No meu caso não costumo passar nunca o carreto por água, apenas retiro a bobine após uma pescaria e deixo em água corrente uns minutos, depois disso deixo enxaguar a linha, seguidamente aplico um produto da marca EVIA para linhas, notando-se bem a diferença na seguinte pescaria. Ao carreto propriamente dito, quando tem sinais de areias e assim, pego no compressor e na minha opinião não há melhor maneira de tirar sujidade do mesmo, fica impecável! Passo um pano pelo corpo do carreto e pronto para outra saída.

Abraço e boas pescarias.
Boas.
Existe outro topico com o mesmo teor.
Atenção aos compressores, pois a pressão de ar que sai pode danificar alguns componentes.
Existem umas latas de spray de ar comprimido muito utilizadas na limpeza de hardware e, a meu ver é bem melhor.
No entanto, totalmente de acordo em tudo

JMR
Avatar do Utilizador
nelsonpamaral
Mensagens: 508
Registado: quarta jun 08, 2011 2:59 pm

Re: lava-se ou não os carretos

Mensagem por nelsonpamaral »

Olá companheiros,

Deixo aqui uma achega de como trato os carretos após "irmos à praia"
Quando chego a casa tiro a bobine com a linha e passo-a por água corrente, debaixo da torneira, para tirar a maior quantidade de sal e areia, depois deixo de molho aprox. 30mn, ficando depois a secar ao ar (à sombra)
Ao carreto dou-lhe primeiro uma escovadela com um pincel não muito rijo e depois WD40 para cima, ficando a escorrer. Depois de escorrido passo uma folha de papel de cozinha para retirar o excesso.
Antes de colocar a bobine aplico WD40 ou um pouco de óleo no espigão da mesma, bem como no eixo da manivela.
Uma vez por ano (nem sempre pois dá-me a preguiça) abro a máquina e vai de passar óleo em todos os componentes (mas sei de quem utilize massa consistente para este trabalho - eu pessoalmente não gosto, pois se ficar muito grossa pode emperrar um bocado.
Este é o meu método e até agora ainda não tive muita razão de queixa
Abraço
helder letra
Mensagens: 10
Registado: sábado dez 31, 2011 3:41 pm

Re: lava-se ou não os carretos

Mensagem por helder letra »

Boas tardes a todos!
Na minha opinião,um carreto jamais deverá ser lavado com água,isto partindo do principio que água é água e salgada,ou doçe,não deixa de fazer mal sobretudo nos rolamentos do carreto,é evidente que a água do mar o fará máis rápidamente que a água doce!tirar a bóbine e lava-la em agua estou de acordo,pois elemina o salgadiço que se introduz néla quando da recolha do fio,que tambem deve ser lavádo,não opto jamais por utilizar o compressor pois a pressão do ar faz penetrar algumas particulas,como areia,pó,etc etc,no interior do carreto e dos rolamentos por muito blindados que eles sejam!a minha sujestão é no fim da pescaria tirar a bobine mete-la em água,e com um pincel limpar o carreto de todas a sujidades que possa ter,sobretudo areia,depois utilizo um spray da pen em todo o corpo do carreto,depois de a bobine estar sêca monto-a no carreto,e penso que ésta é a melhor maneira de tratar-mos os nossos meninos!já me esquecia,tambem se utiliza lubrificantes para os fios,eu pessoalmente não uso,mas tambem não deixa de ser uma boa opção!
saudações
Helder Letra
soutelo
Mensagens: 248
Registado: quinta mai 06, 2010 9:27 pm

Re: lava-se ou não os carretos

Mensagem por soutelo »

Joao Rodrigues Escreveu:
soutelo Escreveu:Bom dia amigo Correira,

No meu caso não costumo passar nunca o carreto por água, apenas retiro a bobine após uma pescaria e deixo em água corrente uns minutos, depois disso deixo enxaguar a linha, seguidamente aplico um produto da marca EVIA para linhas, notando-se bem a diferença na seguinte pescaria. Ao carreto propriamente dito, quando tem sinais de areias e assim, pego no compressor e na minha opinião não há melhor maneira de tirar sujidade do mesmo, fica impecável! Passo um pano pelo corpo do carreto e pronto para outra saída.

Abraço e boas pescarias.
Boas.
Existe outro topico com o mesmo teor.
Atenção aos compressores, pois a pressão de ar que sai pode danificar alguns componentes.
Existem umas latas de spray de ar comprimido muito utilizadas na limpeza de hardware e, a meu ver é bem melhor.
No entanto, totalmente de acordo em tudo

JMR
Boa noite João,

Sim eu sei que existe outro tópico mas não custa nada responder aqui ao nosso amigo!
Claro que quando pego no compressor sopro sempre com a "pistola" bem distante devido à força de ar que sai pela mesma!Assim não danifica nada e o carreto fica sem areia! Mensalmente, dependendo também das vezes que vou a pesca, com um pincel molhado em água passo pelo carreto enxaguando de seguida. Bobines em água nunca, então se como já referiram aqui a salitre destrói tudo, qual é a ideia de um pescador meter as bobines em água durante um certo tempo? Apenas danificar o seu material, penso eu, pois a salitre com o tempo mistura-se com água, está fica com um alto teor de sal, se assim se pode dizer, não sou nenhum cientista, dando cabo de linhas e tudo mais, por isso faço como mencionei na mensagem anterior. Sim essas latas dão jeito para hardware, mas penso que são um pouco dispendiosas para quem vá a pesca semanalmente e queira utilizar as mesmas para a remoção de areias do carreto!

Abraço e boas pescarias.
Responder