Estação de envolver e secar canas

Truques, dicas, ideias, faça você mesmo...
Partilhe as suas ideias, para outros poderem fazer, porque ninguém nasce ensinado.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Estação de envolver e secar canas"
na nova versão do site.

levi simao
Mensagens: 589
Registado: terça jun 10, 2008 6:06 pm

Re: Estação de envolver e secar canas

Mensagem por levi simao »

para alinhar os passadores é assim metes o primeiro depois passas um fio nesse ate á ponta e metes uma nini gota de cola epoxi no separador vais ver que ja não mexe e ficam alinhados com o fio a passar no centro....
nao sei se perceberam ... mas tentei
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Estação de envolver e secar canas

Mensagem por ffgsoares »

Claro que é uma operação que requer abilidade e método, mas como diz o Levi até se pode usar a gota de cola, nesta operação teremos sempre de ter em conta o alinhamento dos passadores disso não tenho dúvidas, mas, se eu colocar uns passadores numa cana, e já coloquei em tempos, tenho a certeza que ficam todos alinhados, ainda o que me preocupa mais é o apecto da resina no final, ao resinar ficam sempre imperfeições e é isso que não pode ficar, daí ter de haver um método para polir a resina de forma homogénia de modo a que olhemos e a camada esteja lisa e certinha, vidrada !

Se eu um dia fizer esse trabalho numa das minhas canas não quero que pareça um trabalho bera, não quero que encontrem diferenças das de compra !

Vou pensar nisso !

Abraço a todos :fixe:
Avatar do Utilizador
Terramoto
Mensagens: 302
Registado: quinta jul 15, 2010 7:01 pm

Re: Estação de envolver e secar canas

Mensagem por Terramoto »

Levi, era isso que tinha em mente mas pensei que não acertasse completamente, de qualquer das maneiras têm-se sempre a marca do passador anteriror a não ser que queiramos mudar a posição deles.

ffgsoares, pelo que vi nos videos eles metem a epoxy as pinceladas e vão tirando o excesso e fica como se fosse de fabrico, o problema das imperfeições penso que seja por causa da mistura da resina com o produto para enrijecer. Nunca mudei mas a resina da minha cana está a saltar toda e mais dia menos dia lá vou ter de tirar tudo e voltar a pôr. Já agora, sabem que tintas é que usam nas canas? Verniz?

Abraço,
João Terramoto.
Avatar do Utilizador
josematos
Mensagens: 141
Registado: domingo jan 31, 2010 2:44 pm

Re: Estação de envolver e secar canas

Mensagem por josematos »

ffgsoares Escreveu:Óh malta, mas eu tinha pensado em adquirir um motor já de si lento, mas são sempre praí 700/1000 rpm, depois prepara-se um tambor ou dois e desmultiplica-se a rotação até chegarmos a 15/20/25 rpm, penso que será a rotação ideal.

O outro material, madeira, isso é só adquirir na loja já cortada perto da medida, depois é só fazer recortes e furos para adaptar umas peças ás outras, aí não encontro dificuldades.

Quanto ao alinhar os passadores, ora bem,... têm duas patas, vamos colocar com fita cola numa das patas e começamos pelo lado contrário a enrolar a linha, depois todos os outros serão alinhados com a fita cola numa das patas, penso que assim se consegue alinhar tudo na boa, claro que é um trabalho moroso e de paciencia, é.... bricolage !!! :hahaha:

Abraço :fixe:
Boa noite.

Um motor que não precisa de tambores para desmultiplicar e com rotação proxima do ideal
para o efeito e permitindo a inversão de rotação ao tirar e por a ficha na tomada
È o motor de um MICRO-ONDAS! :ko:

Cumpts.

JM
Avatar do Utilizador
josematos
Mensagens: 141
Registado: domingo jan 31, 2010 2:44 pm

Re: Estação de envolver e secar canas

Mensagem por josematos »

Boa noite,

Aqui deixo a minha estação de rotação para canas com motor de um MICRO-ONDAS!..

Apresentação da qualidade do trabalho feito nesta maquineta por mim concebida com

um motor de um micro-ondas!...
Anexos
cana2.JPG
cana1.JPG
motor.JPG
Avatar do Utilizador
Terramoto
Mensagens: 302
Registado: quinta jul 15, 2010 7:01 pm

Re: Estação de envolver e secar canas

Mensagem por Terramoto »

Jose, o que é que usou para segurar a cana? É ajustável?

Abraço,
João.
jm2
Mensagens: 72
Registado: quinta jun 09, 2011 11:04 pm

Re: Estação de envolver e secar canas

Mensagem por jm2 »

O trabalho do Sr José é 5 estrelas eu ja´o comprovei .
Avatar do Utilizador
PeJotaFixe
Mensagens: 167
Registado: quarta jan 25, 2012 2:50 pm

Re: Estação de envolver e secar canas

Mensagem por PeJotaFixe »

Terramoto Escreveu:...mistura da resina com o produto para enrijecer.
Processo semelhante à fibra de vidro: resina, catalizador e acelerador. Actualmente, o catalizador e acelerador vêm num recipiente só. Existem bisnagas de epoxy que trazem dois recipientes e misturam, ao mesmo tempo, a resina com o catalizador/acelerador.
Para um trabalho sem imperfeições, o melhor é tentar adquirir o catalizador e acelerador, em separado, por forma a controlar a textura e tempo de secagem da mistura, para se poder corrigir possiveis imperfeições que possam surgir no decurso da operação.
Terramoto Escreveu:Já agora, sabem que tintas é que usam nas canas? Verniz?
Costumo utilizar tintas e vernizes da marca DINITROL.

Quanto ao alinhamento dos passadores em canas novas, primeiro colocar o porta-carretes e o passador da ponteira no blank. Depois, unir o centro do passador da ponteira ao centro do porta-carretes com uma linha e marcar no blank, com uma caneta de acetato, o alinhamento dos restantes passadores.
Responder