Chumbadas

Para falar de todo o outro tipo de material que não está representado nos fóruns anteriores.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Chumbadas"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Chumbadas

Mensagem por ffgsoares »

Ó Teixeira, lê o tópico todo porque se fala de várias situações, pode ser que ajude, quanto ao gesso, compra uma embalagem nova porque tem outra capacidade de secagem (seca melhor), depois de bem seco faz as tuas tentativas.

Um bom 2012 e que tudo corra bem :fixe:
teixeirapt
Mensagens: 97
Registado: quarta nov 23, 2011 10:26 pm

Re: Chumbadas

Mensagem por teixeirapt »

eu já vi
e já resolvi a minha situação
mas agora cada 20 que faço e um novo molde
xD
fiz um novo molde como disse atras e um pouco ao lado de onde se enche fiz um canal na diagonal
e coloquei em cima de uma chapa de alumínio liso para secar o molde mas não muito porque começa a estalar
e durante esse aquecimento na chapa ia tirando os moldes e colocando o chumbo nos moldes (abertos) para ver se fervia
e quando notei que já não fervia arames e molde na areia e vota a encher porque pescar ao congro na figueira meu amigos e perder chumbadas a dar com um pau mas só andam bem nas pedras
=)=)=)
ja valeu a pena me inscrever ca no sitio
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Chumbadas

Mensagem por ffgsoares »

Ainda bem que te estás a safar ó Teixeira, olha, quando dizes que fiseste um canal na diagonal, é para respirar ? fiseste bem porque se criar gases eles saiem e ajuda a não deixar a chumbada com buracos e defeitos.

Já agora digo, faz o molde de gesso mais forte (grosso) que depois ao trabalhar resiste mais, se fôr fino tem tendencia a estalar e separa-se aos bocados,
também podes ( quando vazas o gesso e antes dele secar) colocas um pouco de rede embebido no gesso, cria esqueleto, percebes !

Força aí e apanha muitos safios :fixe:
Avatar do Utilizador
krazy_dude
Utilizador Regular
Mensagens: 5741
Registado: sexta dez 17, 2010 3:23 am

Re: Chumbadas

Mensagem por krazy_dude »

TALIBAN Escreveu:Boas pescarias.

Tópico movido, por se tratar de material.

Abraço.

Braga.
Braga olha mas este tópico não deveria ficar antes em "bricolage"? acho que dava mais jeito ao pessoal que queira experimentar estas coisas...
é só uma observação amigo pois aqui também não fica mal :fixe:
abraço :fixe:
Avatar do Utilizador
krazy_dude
Utilizador Regular
Mensagens: 5741
Registado: sexta dez 17, 2010 3:23 am

Re: Chumbadas

Mensagem por krazy_dude »

Zé das douradas, em primeiro lugar obrigado por partilhares as tuas duvidas, ao partilhares, e com as respostas que o pessoal deu tirou-me muitas duvidas e mais gente também de certeza.
Eu aqui á uns bons meses, fiz um molde em gesso o mais simples possivel para chumbadas de piramide (até vou postar o desenho de como ficou para terem uma ideia)...
Ora os respiradouros neste não era necessário pois a abertura era enorme, fiz chumbadas que estavam uma bodega mesmo :hahaha:
o meu erro então foi o não secar bem o gesso, sequei-o somente no micro-ondas na opcção "defrost" ou "descongelar"
mas então tenho que o deixar ao sol uns dias e depois aquece-lo em cima duma chapa,
Pessoal dá para fazer com aquelas bocas pequenas de gaz "campigaz" não dá?
E mais uma questão o Nelson falou que os moldes se estiverem parados voltam a absorver humidade, e caso guardemos dentro de duas sacas de plástico atadas, deve reduzir muito a humidade não? :huuum:
Obrigado a todos! :fixe:
Abraços :fixe:
Anexos
+- isto :P
+- isto :P
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Chumbadas

Mensagem por ffgsoares »

Ó amigo Nelson, quando se tem um molde de gesso muito tempo ele seca bem e fica assim quase como o giz, só que se houver humidade onde está guardado ele absorve-a, portanto secamo-lo e fechamos num saco plástico, parece-me uma boa ideia, mas aconselho sempre que antes de vazar-mos o chumbo devemos aquecer o molde, deixar ao sol uma hora ou duas ou colocar uma chapa em cima de um fogão (tipo campingáz,exemplo) e colocar o molde a receber calor, atenção que não é a aquecer de modo a que não possamos pegar nele, se abuzamos estala, o calor serve básicamente para libertar a humidade, depois é só vazar.

Um Abração praí :fixe:
Avatar do Utilizador
krazy_dude
Utilizador Regular
Mensagens: 5741
Registado: sexta dez 17, 2010 3:23 am

Re: Chumbadas

Mensagem por krazy_dude »

ffgsoares Escreveu:Ó amigo Nelson, quando se tem um molde de gesso muito tempo ele seca bem e fica assim quase como o giz, só que se houver humidade onde está guardado ele absorve-a, portanto secamo-lo e fechamos num saco plástico, parece-me uma boa ideia, mas aconselho sempre que antes de vazar-mos o chumbo devemos aquecer o molde, deixar ao sol uma hora ou duas ou colocar uma chapa em cima de um fogão (tipo campingáz,exemplo) e colocar o molde a receber calor, atenção que não é a aquecer de modo a que não possamos pegar nele, se abuzamos estala, o calor serve básicamente para libertar a humidade, depois é só vazar.

Um Abração praí :fixe:
Obrigadão Soares pelas dicas, bem aquele molde que fiz vai para o lixo que coitadinho tá pior que um chapéu dum trolha :hahaha:
Ainda tenho para ali um pedaço de gesso, qualquer dia vou-me entreter a fazer outro molde então mas já com estas dicas! :D
Grande abraço amigo, obrigado! :fixe:
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Chumbadas

Mensagem por ffgsoares »

Na boa Nelson, manda sempre amigo !!!

Um Abração :fixe:
Responder