Peixe?

Fórum para iniciados, coloquem aqui as vossas questões existenciais :)

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Peixe?"
na nova versão do site.

Jellyfixe
Registado: terça out 18, 2011 9:17 am

Re: Peixe?

Mensagem por Jellyfixe »

Ora então Boas.

Antes demais quero agradecer o acolhimento e pedir desculpa por não ter feito a apresentação. Não tenho por hábito escrever em fóruns sem o fazer 1º mas ontem cheguei a casa com esse menino e queria ter a certeza que era um robalo pois se assim fosse não o queria congelar como tal abusei da vossa boa vontade. Mais uma vez lamento.
Apresentação feita no sitio certo e barriguinha farta com um robalinho no forno bora lá explicar-me...

Como disse na apresentação já não pescava à 10 anos. A 2 semanas atrás resolvi comprar uma cana, carrinho, etc e recomeçar a pescar. Logo na 1ª noite saiu uma faneca e uma enguia que foi devolvida e na 2ª noite mais 3 fanecas. Motivei e fui investir em mais material (outra cana, carrinho, etc) e procurar informação. Nessa mesma noite (3ª) relembrei o que era uma grade e na 4ª noite saquei um robalinho e uma enguia que também foi devolvida. Só na manha seguinte é que me bati que se na caça há épocas e medidas estabelecidas na pesca certamente acontecia o mesmo. Fui procurar info e descobri que tinha cometido um grande erro...

Imagem

Já era tarde! Comprei um robalo de viveiro e brasa com os dois...
Na quinta noite saiu mais uma faneca e levei uma grande lição de um Sr. que por ali passava sobre o material que se usa agora. Fiz mais um upgrade e bora testar. O resultado foi o "robalinho" da foto aumentada.
Entretanto numa das minhas pesquisas li que existiam peixes que facilmente podem ser confundidos com robalos e como esse era diferente do 1º que tinha pescado fiquei na duvida. O primeiro robalo era todo prateado e este era mais escuro na parte de cima. Achei que era sorte a mais mas como disse não o queria congelar. Se na realidade fosse mesmo um robalo queria come-lo fresquinho. Dai ter recorrido a vossa ajuda.

Quanto ao tamanho do peixe... Não é nenhum gamefish, é certo, mas se as medidas forem desde a cabeça a ponta do rabo com barbatana incluída estava dentro do que é exigido.

Imagem

De notar que a foto foi tirada depois do robalo já estar amanhado e à 10 min dentro do forno.
De qualquer das formas não quero deixar de agradecer as preocupações com as medidas das espécies capturadas.

Cumpts.
levi simao
Registado: terça jun 10, 2008 6:06 pm

Mensagem por levi simao »

então espero que esse seja um de muitos que venham quanto á medida :hummm: :hummm: :hummm: quem nunca trouxe um peixe sem medida para casa.... eu só avisei por ser ilegal... mas só pela foto parabens para o forno... :fixe: :fixe:
Jellyfixe
Registado: terça out 18, 2011 9:17 am

Mensagem por Jellyfixe »

Não estava a ser irónico acho muito bem que alguém se preocupe em informar sobre as medidas do pescado. Não há muito quem o faça...
As lojas da especialidade oferecem calendários, tabelas de marés, etc, porque não umas tabelas com as medidas?... O objectivo (pub) era conseguido na mesma.

Já agora aproveito este post para saber sobre outro peixe.

Imagem

Ao amanhar perdi a vontade de o cozinhar. Tripas muito pretas e com um cheiro horroroso. Cozi para juntar a ração dos cães mas ao tirar as espinhas a opinião mudou. Uma carne muito branca e nada seca. Tinha um aspecto óptimo... Arrependi-me logo mas ainda assim não tive coragem de provar. Não tinha tempero nenhum... Foi cozido só em água com um fio de azeite. Os animais cá de casa deliciaram-se mas esses também não dizem que não a nada... :join:
ruisas
Registado: sexta fev 25, 2011 2:28 pm

Mensagem por ruisas »

Pronto, já tiveste um encontro imediato com a boga, essa praga maléfica.
Essas comigo voltam sempre para dentro de água, exceto se o isco estiver a acabar.
No entanto, há quem as coma e goste bastante.
carekapt
Registado: segunda nov 09, 2009 9:31 am

Mensagem por carekapt »

Pelo que li, o peixe só come porcaria:

"Aparentemente esta espécie alimenta-se quase exclusivamente algas e detritos. Ocasionalmente ingere cladóceros, copépodes, quironomídeos, efemelídeos, hidropsiquídeos, baetídeos e ermicídeos. Em barragens alimenta-se de detritos;"
levi simao
Registado: terça jun 10, 2008 6:06 pm

Mensagem por levi simao »

bem as bogas é como as salemas ou as tainhas depende do sitio onde sao capturadas..
é um peixe que se alimenta de algas e de microparticulas organicas..
logo em zonas de esgotos ou lodos é normal ter um sabor mais desagradavel mas em zonas de aguas limpas sao boas.
quanto as visceras sim sao negras tal como de todos os peixes "vegetarianos" e as barrigas tem de ser bem raspadas para nao ter o sabor amargo.
na pesca desportiva é um peixe sem valor pois onde ele aparece nao á isco que resista e os outros peixes afastam-se para a malta da pesca á boia sao a praga do engodo a mais :hahaha: :hahaha: :hahaha: elas e as cavalas... todos falam mas umas cavalinhas cozidas com oregaos :fixe:
muitos falam da alimentacao dos peixes..... mas quanto mais vale um galo do campo que um frango de aviario hehehe
krazy_dude
Utilizador Regular
Registado: sexta dez 17, 2010 3:23 am

Mensagem por krazy_dude »

A ultima foto é uma boga...
Há quem coma eu sou um dos que não come :join:
Como o camarada "ruisas" disse, quando está a acabar o isco (e não só, também para testar outro isco nesse dia) é uma boa escolha a boga para pescar á boia aos carapaus e cavalas (e talvez a outras especies que eu não sei),
Este ano que passou no verão fui pescar á boia aos carapaus e cavalas, só que cavalas e carapaus nesse dia nem velos, só saiam bogas,
e digo-te nesse dia enquanto o restante pessoal montava canas de fundo por só sairem bogas, eu fiquei ali a pesca-las sozinho, tirei prai 20, umas devolvia outras guardava numa saca para um casal amigo que foi connosco dar aos gatos deles,
Posso dizer que me diverti e muito nesse dia, ao menos estava sempre a pescar :hahaha:
Abraço e boas pescarias :fixe:
Responder