Boas!
Pedro A, eu pouco ou nada percebo disto, mas acho que te consigo esclarecer algumas dúvidas e confusões (alguém me corrija se estiver a dizer alguma barbaridade).
O fluorcarbono usa-se muito nos estralhos porque teoricamente é o tipo de linha menos vísivel aquando do contacto com a água (há marcas e modelos que garantem que as suas linhas fluor são invisíveis na água). Além disso, por terem pouca ou nenhuma elasticidade, tornam os enleios menos frequentes.
Existem dois tipos de linhas fluor:
a)
100% fluorcarbono (supostamente as "mais invisíveis", muito usadas com águas lusas e paradas).
b) linhas
fluorcoated (com revestimento de fluorcarbono, que sendo mais baratas que as a), conseguem manter a performance em águas mais tapadas e agitadas.
Em relação aos conceitos que envolvem linhas, tens o seguinte:
Madre é a linha da bobine + terminal. Geralmente usam-se terminais de diâmetro superior ao da bobine para evitar que a linha parta no momento do lançamento, ruptura que acontece devido ao peso da chumbada e quando a linha não tem diâmetro e/ou qualidade que aguente com o peso da chumbada.
E porque é, sendo assim, o pessoal não pesca com linha 0.50mm directa e siga pa bingo? Porque quanto menor for o diâmetro da linha da bobine, maior será a distância de lançamento, uma vez que menor diametro significa menor atrito, quer no ar, quer nos passadores da cana.
Assim, há muita gente que mete (por exemplo) 0,20mm na bobine aos quais se juntam 15m (3 vezes o comprimento da cana) de uma linha entre os 0.40 e os 0.50mm, visto que é este terminal que vai amortecer os impactos do peixe e das chumbadas (no lançamento).
Montagem é a linha que se junta à madre (linha principal+terminal), geralmente ligadas por um destorcedor, onde se vão por os acessórios de pesca: estralhos, missangas, destorcedores simples, duplos, com ou sem clipe para chumbada e todo o tipo de mariquices que nos facilitam a vida.
Os
estralhos são as linhas que vão prender o(s) anzol/anzóis à linda de montagem, e devem ter um diâmetro inferior à linha da montagem: se usares um 0.40 para a montagem mete entre 0.30 e 0.35 nos estralhos. Isto tb vai evitar enleios. O comprimento dos estralhos está relacionado com o estado do mar, em proporcionalidade inversa, ou seja, quanto mais manso estiver o mar, maior será o estralho.
Acho que é mais ou menos isto, mas agradecia, mais uma vez, que o pessoal experiente corrija alguma estupidez que tenha dito.
Espero que o testamento ajude (desculpem lá a seca, foi fruto do intervalo da tarde)
Boas pescas!