Awa-Shima Red iso

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Awa-Shima Red iso"
na nova versão do site.

ffgsoares
Utilizador Regular
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Awa-Shima Red iso

Mensagem por ffgsoares »

Ó Pedro se colocares linhas finas até á zona onde fixas a chumbada, repara em surfcasting lanças 140/150 g, a linha não aguenta o lançamento, rebenta logo.

Eu não uso menos de 0.40 mm, claro que em zonas de areia, assim podemos puxar bem pelo lançamento e ganhamos metros.

É só a minha opinião ok, espero ter ajudado.

Abraço :fixe:
Rider
Utilizador Regular
Registado: quinta set 16, 2010 5:06 pm

Mensagem por Rider »

PS, comprei inclusive uma linha recente da ASSO 0.24 10.0kg, sera de confiança?
A Asso é a marca que estou agora a usar nos estralhos. Das que tenho usado ultimamente, posso dizer que é a melhor. Excelente qualidade, sem memória, uma linha bastante rija, ideal para estralhos.

Neste momento estou a usar Asso fluorcarbono 0.35.
20€ 150mts
Pedro A
Registado: sábado dez 03, 2011 11:13 pm

Mensagem por Pedro A »

rider, ainda sou um pouco verde aqui na pesca,
nao comprei ainda em fluocarbono porque não sei a vantagem nem a diferença, esta não tem memoria, são 150mts e custou 6€ 0.24 10.00kg
ruiformi
Registado: domingo ago 14, 2011 12:00 am

Mensagem por ruiformi »

Boas!

Pedro A, eu pouco ou nada percebo disto, mas acho que te consigo esclarecer algumas dúvidas e confusões (alguém me corrija se estiver a dizer alguma barbaridade).

O fluorcarbono usa-se muito nos estralhos porque teoricamente é o tipo de linha menos vísivel aquando do contacto com a água (há marcas e modelos que garantem que as suas linhas fluor são invisíveis na água). Além disso, por terem pouca ou nenhuma elasticidade, tornam os enleios menos frequentes.
Existem dois tipos de linhas fluor:
a) 100% fluorcarbono (supostamente as "mais invisíveis", muito usadas com águas lusas e paradas).
b) linhas fluorcoated (com revestimento de fluorcarbono, que sendo mais baratas que as a), conseguem manter a performance em águas mais tapadas e agitadas.

Em relação aos conceitos que envolvem linhas, tens o seguinte:
Madre é a linha da bobine + terminal. Geralmente usam-se terminais de diâmetro superior ao da bobine para evitar que a linha parta no momento do lançamento, ruptura que acontece devido ao peso da chumbada e quando a linha não tem diâmetro e/ou qualidade que aguente com o peso da chumbada.
E porque é, sendo assim, o pessoal não pesca com linha 0.50mm directa e siga pa bingo? Porque quanto menor for o diâmetro da linha da bobine, maior será a distância de lançamento, uma vez que menor diametro significa menor atrito, quer no ar, quer nos passadores da cana.
Assim, há muita gente que mete (por exemplo) 0,20mm na bobine aos quais se juntam 15m (3 vezes o comprimento da cana) de uma linha entre os 0.40 e os 0.50mm, visto que é este terminal que vai amortecer os impactos do peixe e das chumbadas (no lançamento).

Montagem é a linha que se junta à madre (linha principal+terminal), geralmente ligadas por um destorcedor, onde se vão por os acessórios de pesca: estralhos, missangas, destorcedores simples, duplos, com ou sem clipe para chumbada e todo o tipo de mariquices que nos facilitam a vida.

Os estralhos são as linhas que vão prender o(s) anzol/anzóis à linda de montagem, e devem ter um diâmetro inferior à linha da montagem: se usares um 0.40 para a montagem mete entre 0.30 e 0.35 nos estralhos. Isto tb vai evitar enleios. O comprimento dos estralhos está relacionado com o estado do mar, em proporcionalidade inversa, ou seja, quanto mais manso estiver o mar, maior será o estralho.

Acho que é mais ou menos isto, mas agradecia, mais uma vez, que o pessoal experiente corrija alguma estupidez que tenha dito. :fixe:

Espero que o testamento ajude (desculpem lá a seca, foi fruto do intervalo da tarde) :hahaha:

Boas pescas!
ffgsoares
Utilizador Regular
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Mensagem por ffgsoares »

Tá tudo dito ó Rui, com as variantes de cada um mas, está tudo aí :fixe:

Boas pescarias :tecla:
Carlos Mario
Registado: domingo ago 16, 2009 12:02 pm

Mensagem por Carlos Mario »

Viva "ruiformi"

Muitos parabéns!

O seu trabalho é uma autentica peça didáctica.

Santo Natal para todos
Pedro A
Registado: sábado dez 03, 2011 11:13 pm

Mensagem por Pedro A »

Antes de mais. O meu muito obrigado.acabastes de dar umaz dicas fantadticad tanto para mim como para muitos iniciados.
Entao uma montagem razoavel seria meter uma bobine de 0.25 ou um 0,30 da awa red iso. Um destrocedor linha sufix 0.40 ate a chumbada com destrocedor clip e a 25cm do destrocedor clip um destrocedor triplo com uma saida para um chicote de 0,21 da asso em fluo com anzol n4 por exemplo

obrigado ppl. Voces sao 5*****
luisrodrigues
Registado: sexta nov 11, 2011 10:52 pm

Mensagem por luisrodrigues »

boas comprei esse fio no sabado e experimentei tambem, no diametro 0.25 o carrete é um aero tecnhnium mgs xsa na bobine 6000 conica e a cana uma barros black pearl e tirei dois pexitos um cachaço com 1.5kg e um sargo com 800gr na praia grande e digo o fio é bom tem boa resistencia e tem boa saida é boa compra.
Responder