Carretos casting

Discussão Geral. Pesca em rios, barragens e outras águas interiores.
Responder

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Carretos casting"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
MonteiroF
Mensagens: 56
Registado: terça set 27, 2011 11:29 pm

Carretos casting

Mensagem por MonteiroF »

Boas caros colegas,

Há já alguns anos que pratico spinning, mas agora ando com ideias de comprar uma cana de casting. A minha Dúvida é quanto aos carretos, pois quando pesquiso carretos de casting estes aparecem ou com manivela à direita ou manivela à esquerda. Alguém que use este tipo de carreto que possa dar umas dicas? Aquilo tem o tal travão magnético, caso utilize a direita para operar tanto a cana como o carreto (travão) então terei que optar por um carreto de manivela à esquerda certo? Também já vi vídeos no YouTube em que os artistas operavam a cana de direita e usavam carretos com manivela à direita :grrr: vá-se lá perceber isto :no2:
Também não há pressa, ando só a pesquisar, pois é só para comprar para a próxima época do achigã...de spinning já tenho para lá canas de sobra...e ao ver uns vídeos de casting no youtube fiquei com o bichinho por este tipo de cana/carreto...

Abraço
Monteiro
Avatar do Utilizador
joaosousa
Utilizador Regular
Mensagens: 2204
Registado: sexta dez 08, 2006 5:10 pm

Re: Carretos casting

Mensagem por joaosousa »

Pessoalmente nunca pesquei com nenhum, nem sei muito bem como é o seu funcionamento. Mas certamente alguém saberá elucidar :fixe:
Avatar do Utilizador
bladerunner
Mensagens: 1074
Registado: sábado out 01, 2011 1:35 pm

Re: Carretos casting

Mensagem por bladerunner »

Boas,

Penso que o facto da manivela à direita ou esquerda... tem a ver com o facto de ser destro ou canhoto... :) penso eu :hummm:

Bom, pelo que percebo quer um carreto de bobina móvel para fazer spinning, correcto? Em Portugal nunca vi ninguém a utilizar um carreto destes na pesca desportiva.

Já utilizei um destes modelos há muitos anos, fiz o primeiro e meu único lançamento e pus logo de lado o carreto... fez cabeleiras de fio... o que nestes carretos é certo acontecer mais cedo ou mais tarde. Isto acontece porque a bobine gira muito mais rápido que a saída da linha originando as tais cabeleiras, para controlar isso temos de usar o dedo polegar na lateral do carreto ou o travão (se tiver) para ir controlando a saída da linha e quando a chumbada aterrar na água temos de travar logo a saída da linha! Senão!... Lá vem as cabeleiras...

À noite é impossível utilizar, porque temos de ver a linha a sair, controlar a mesma e ver onde ela aterra. Ás escuras?"Pracase!"... :dedos2:

No spinning talvez seja mais fácil controlar, mas estes carretos exigem uma manutenção, limpeza e lubrificação mais cuidadosa após cada jornada de pesca....

Não há nada como um bom carreto de bobine fixa...

Ab

Zé Manel
Avatar do Utilizador
MonteiroF
Mensagens: 56
Registado: terça set 27, 2011 11:29 pm

Re: Carretos casting

Mensagem por MonteiroF »

Boas caros colegas, obrigado pelas respostas :fixe:
Bem, o que eu quero é qualquer coisa deste género,

Imagem

Ando indeciso entre Shimano, Daiwa e Abu Garcia...mas isso são pormenores.
A grande incerteza é mesmo em relação à manivela...tenho receio de comprar e depois não me habituar ao carreto...vou ter que ir à decathlon fazer uns lançamentos no meio da loja nas amostras de carretos que eles lá têm antes de me decidir a comprar...lolol :hahaha: :hahaha: :hahaha:

Já me falaram das cabeleiras...mas já meti na cabeça que quero experimentar esse tipo de pesca, e agora ando pior que os miúdos, mortinho por ter a cana e o carreto para ir experimentar...lolol.

Abraço
Monteiro
Avatar do Utilizador
bladerunner
Mensagens: 1074
Registado: sábado out 01, 2011 1:35 pm

Re: Carretos casting

Mensagem por bladerunner »

Boas,

Faz muito bem, até pode ser que se dê bem com esse tipo de carreto, e esse parece bem bonito. Nada como experimentar uns lançamentos e se possível ter alguém que saiba utilizar para dar umas lições.

É afinar o travão magnético, colocar o polegar no fio, destravar, lançar, e antes da amostra cair na água travar devagarinho com o polegar no fio a aterragem da amostra.

Boa sorte :fixe:

Ab

Zé Manel
Avatar do Utilizador
Pracana 360
Mensagens: 162
Registado: quarta set 28, 2011 10:08 am

Re: Carretos casting

Mensagem por Pracana 360 »

Boa noite
Olhe eu agora aprendi uns truques para comprar as coisas no EBAY e descobri também que é completamente seguro.
Se alguém precisar de umas dicas eu ajudo :-)

No EBAY tens este:

SHIMANO BANTAM CRESTFIRE CR-100 CASTING REEL
Avatar do Utilizador
MonteiroF
Mensagens: 56
Registado: terça set 27, 2011 11:29 pm

Re: Carretos casting

Mensagem por MonteiroF »

Sim, eu sei, também utilizo bastante o ebay, mas não para comprar canas nem carretos....nem fios. Isso prefiro comprar na loja do bairro, não falando de artigos usados (que também não utilizo) consigo sempre melhores preços na loja ;) O dono da loja vende-me os artigos a preço de catálogo da normark...além do mais, ainda faz um desconto de x% ao preço de catálogo porque manda vir artigos em determinada quantidade...portanto muito dificilmente encontrarei mais barato que isso tanto ebay como em outro sitio qualquer. A duvida era só relativamente ao funcionamento deste tipo de carreto, mas pelos vistos não são muito utilizados pelo pessoal aqui do sitio ;) Na próxima campanha da truta/achigã espero já ter um, depois poderei dizer publicamente o que acho deste género de carreto :fixe:

Abraço
Monteiro
Avatar do Utilizador
MonteiroF
Mensagens: 56
Registado: terça set 27, 2011 11:29 pm

Re: Carretos casting

Mensagem por MonteiroF »

Mas obrigado na mesma ;)
Responder