Iscagem da Tita/Salsicha/Bibi

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Iscagem da Tita/Salsicha/Bibi"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Iscagem da Tita/Salsicha/Bibi

Mensagem por ffgsoares »

Ó companheiro Tainhaalgarve, penso que cá não há este isco, este tipo de minhoca é asiatico, deve ser importado ou os fornecedores de isco têm viveiros onde se reproduzem.

Talvez a malta tenha mais conhecimento da coisa que eu e possa dizer se é possível capturar por cá .

Boas pescarias :fixe:
Avatar do Utilizador
tiagopacheco
Utilizador Regular
Mensagens: 2457
Registado: domingo mar 29, 2009 8:40 pm

Re: Iscagem da Tita/Salsicha/Bibi

Mensagem por tiagopacheco »

Eu vou falar duma das minhas iscas preferidas ...

Este isco nomeadamente as XXL são Nacionais.
Aqui na Foz do Arelho existem , para quem as souber apanhar ;) Eu por acaso sei. A venda acho que os preços são

- Bibi tamanho S - 3,5€ Caixa com alguns 7 ou 8
Não gosto de pescar com estes.
- Bibi tamanho M - 4€ Caixa com 4 ou 5
Tambem não gosto muito
- Bibi XXL - 2,5 Cada um
Ora cada um dá para 2 iscadas "valentes". Estes sim são das minhas iscas preferidas.
É uma isca que selecciona o peixe. Por norma só lá vai peixe grande. Ou pelo menos peixe que já dá algum gozo tirar, mas não é incomum tirar um robalote ou um sarguito. É uma isca muito boa para as Douradas, Sargalhões e Robalos. Eu corto, "amanho" a tita, conheço quem a deixe com as entranhas eu não. E depois enrrolo-a ao contrário na agulha, ato e isco tipo minhoca. Nota que dá mais jeito congelar a isca para pescar, fica mais "mole", porque quando a cortamos fica bastante dura. Tem essa vantagem, acabamos de pescar e podemos congelar, que o isco "trabalha" na mesma.
E depois uma pessoa com 3 titas, gasta 7,5€ mas dura mais que 2 pacotes de casulo, especialmente se andar lá peixe miudo derrete as minhocas todas mas a tita não.

Deixo aqui só uns exemplos de peixinho que a tita ja me deu este ano

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Tainhaalgarve
Mensagens: 138
Registado: quinta jul 23, 2009 11:42 am

Re: Iscagem da Tita/Salsicha/Bibi

Mensagem por Tainhaalgarve »

ffgsoares Escreveu:Ó companheiro Tainhaalgarve, penso que cá não há este isco, este tipo de minhoca é asiatico, deve ser importado ou os fornecedores de isco têm viveiros onde se reproduzem.

Talvez a malta tenha mais conhecimento da coisa que eu e possa dizer se é possível capturar por cá .

Boas pescarias :fixe:
As salsichas existem cá em Portugal (algarve e outros locais).

Tiago quando as salsichas ficarem rijas e encolherem bastante quando são abertas ainda vivas, existe um nervo, linha alaranjada lonfgitudinal que caso cosigas detectá-la e retirá-la, irás ter a agradável supresa que ela "relaxa"...não é fácil e eu por vezes com a pressa acabo por não perder muito tempo e faço como tu...e o numero de iscadas é menor.

Não podes dar umas dicas sobre a apanha...;)
Avatar do Utilizador
Tainhaalgarve
Mensagens: 138
Registado: quinta jul 23, 2009 11:42 am

Re: Iscagem da Tita/Salsicha/Bibi

Mensagem por Tainhaalgarve »

Alguns videos sobre a salsicha



Avatar do Utilizador
cmr136
Mensagens: 325
Registado: segunda fev 22, 2010 9:50 pm

Re: Iscagem da Tita/Salsicha/Bibi

Mensagem por cmr136 »

Tainhaalgarve Escreveu:Boas
Aqui por algarve a salsicha é muito usada e com sucesso na pesca aos sargos essencialmente em bons levantes.

No que se refere às titas/bibis, jás fiz das minhas melhores pescarias (robalos e douradas) e considero um excelente isco.

Gostaria de saber se alguem que tenha experiência em apanhar salsichas possa dar umas dicas de como se apanha este isco
- locais onde se poderão encontrar;
- características do "buraco" local
- melhores marés para o efeito
- melhor utensilio / técnica.

Respondendo a esta pergunta, posso dizer que não é fácil apanhar salsicha, exige destreza e acima de tudo persistencia.
Os melhores locais sao a mistura de areia com um pouco de lodo, não muito, sendo as marés baixas da lua nova e cheia as melhores.
O melhor utensilio é uma enchada adapatada, com uns certos cortes nas pontas da enchada.
Quanto ao buraco, pode ser da largura de um cigarro ou ainda mais pequeno, mas que apresenta um orificio redondo, um redondo perfeito.
Avatar do Utilizador
tiagopacheco
Utilizador Regular
Mensagens: 2457
Registado: domingo mar 29, 2009 8:40 pm

Re: Iscagem da Tita/Salsicha/Bibi

Mensagem por tiagopacheco »

quem não se importar de as furar pode usar uma "fisga"
Avatar do Utilizador
Tainhaalgarve
Mensagens: 138
Registado: quinta jul 23, 2009 11:42 am

Re: Iscagem da Tita/Salsicha/Bibi

Mensagem por Tainhaalgarve »

cmr136 Escreveu:
Tainhaalgarve Escreveu:Boas
Aqui por algarve a salsicha é muito usada e com sucesso na pesca aos sargos essencialmente em bons levantes.

No que se refere às titas/bibis, jás fiz das minhas melhores pescarias (robalos e douradas) e considero um excelente isco.

Gostaria de saber se alguem que tenha experiência em apanhar salsichas possa dar umas dicas de como se apanha este isco
- locais onde se poderão encontrar;
- características do "buraco" local
- melhores marés para o efeito
- melhor utensilio / técnica.

Respondendo a esta pergunta, posso dizer que não é fácil apanhar salsicha, exige destreza e acima de tudo persistencia.
Os melhores locais sao a mistura de areia com um pouco de lodo, não muito, sendo as marés baixas da lua nova e cheia as melhores.
O melhor utensilio é uma enchada adapatada, com uns certos cortes nas pontas da enchada.
Quanto ao buraco, pode ser da largura de um cigarro ou ainda mais pequeno, mas que apresenta um orificio redondo, um redondo perfeito.
Agradeço a partilha....ao que parece só mesmo acompanhado de alguém com experiência é que se conseguirá perceber...
Responder