Muitas Duvidas

Questões / Sugestões / Críticas
Responder

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Muitas Duvidas"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
Rapa Rios
Mensagens: 5
Registado: domingo nov 27, 2011 9:13 pm

Muitas Duvidas

Mensagem por Rapa Rios »

Boas amigos,gostava de partilhar com voces uma situaçao que se esta a passar comigo...

Juntei uns trocos e comprei um barquinho para as minhas pescarias,3,50m de comprimento,em fibra,o ex dono até mo veio trazer aqui a minha terrinha,no Montijo e tudo.
A embarcaçao nao estava registada nem nunca esteve,em nenhuma capitania.Estava registada num outro instituto,a ARH-Tejo.O ex dono entregou me contracto de compra e venda,Livrete,as papeladas normais legais.

No dia a seguir pus o barco na agua,montei o motorzito,um yamaha de 4 cv que ja tinha,e decidi ir exprimentar o conjunto,navego cerca de 500metros ali a volta do cais,aparecem 2 zebros da Policia maritima,azar :/ Nao tinha comigo os documentos,nunca pensei que sair 500 metros do cais e voltar iria precisar deles..Informaram me que me iam apreender o barco pois "o conjunto de identificaçao nao estava registado em lado nenhum do pais" palavras deles,eu ainda disse aos agentes que era impossivel pois tinha os documentos do barco em terra,e na altura que fiz o negocio(um dia antes) tinha conferido os mesmos numeros,casco/livrete e estavam conformes...Nao ouviram nem quiseram saber,identificaram me,tinha a carteira comigo,vieram me trazer a terra e levaram me o barco segundo eles para a doca de alcantara.Nao assinei papel nenhum,absolutamente nada!

Aqui comeca a historia.
No dia seguinte fui ao piquete pa policia maritima em Lisboa com os documentos para provar que os numeros do casco afinal existiam nalgum lado do pais,e que o barco era meu,o atendimento foi muito breve...Informaram me a embarcaçao ainda nao tinha nenhum processo aberto,tinha que ficar a espera de ser notificado para ir prestar declaraçoes e que ate la tinha que fazer o registo na capitania..Perguntei onde estava o meu barco,"responderam me que nao tinha nada a ver com isso" enfim...

Fui a capitania para registar a embarcaçao,ficaram estupefactos a olhar para a documentaçao,nunca tinham ouvido falar da ARH-TEJO e nao sabiam o que fazer com aquela documentacao,tiraram copias de tudo para mostrar ao capitao do porto de Lisboa a fim de ele dizer o que fazer,lá deixei o contacto telefonico e fiquei a espera que me ligassem no dia a seguir,o que nao aconteceu...
Passado 4 dias fui lá.Ja tinham a info para mim..Disseram que tinha que ir a ARH-TEJO a Santarem,(que era onde o barco estava registado) para registar la o barco a meu nome,trazer o livrete do barco a meu nome e so ai é que o podia registar na capitania de Liboa,ordens do Capitão.

Na minha ignorancia,la vou eu para Santarem.Chego la para registar entao o barco la,o senhor que la estava informou me do seguinte:
A ARH-TEJO apenas possui registo de barcos de pesca profissional,nao registam embarcaçoes de recreio,teria de o fazer na capitania de lisboa,a unica coisa que podia la fazer era dar baixa do registo da embarcaçao de modo a ficar livre para se registar em qualquer sitio...La fui chatear o ex dono do barco para ele ir dar baixa do registo,as coisas la se resolveram,passou se um mes e meio de caldeirada com papeis...

Ja com o comprovativo da baixa do registo na ARH,la fui eu a capitania mais uma vez.Lá fiz o requerimento ao Capitao para registar e para marcar a vistoria,ficou la marcada logo para dia 28 deste mes,as coisas estavam se a encaminhar...No dia 25 ligou me o perito,a cancelar a vistoria porque o Sr Capitao nao deu ordem para tal,disse que tinha um processo pendente na policia maritima,a paciencia comeca a chegar ao fim,passou se 2 meses e eu nem sei onde ta o meu barco camaradas! Fui novamente ao piquete saber o que estava pendente...Informaram que tinha que prestar declaracoes para juntar ao processo para enviarem aquilo po Capitao para ele decidir o que fazer.
La prestei as declaracoes,e pronto estou a espera que me digam algo..No mes de dezembro o Capitao de dia 15 ate dia 5 de janeiro nao toma qualquer decisao porque é natal,em principio so para fevereiro é que ele vai dar ordem para eu registar o barco e marcar vistoria,só ai o posso trazer.Depois marcar vistorias,fazer seguro,voces imaginem quando eu vou poder andar com o barco legalmente.

Fiz tudo para tentar legalizar o barco,gastei montes de dinheiro em viagens para Santarem,para Tomar,do Montijo para Lisboa,inclusive quero pagar qualquer tipo de multa,nao me deixam.Tenho que estar calado e esperar,isto tem me andado a revoltar duma maneira :/

Amigos desculpem o texto longo,mas este é o meu primeiro barco,nao tenho qualquer tipo de expriencia com isto,acham isto uma situçao normal? Alguem me pode ajudar com algum tipo de conselho?



Abraço
Avatar do Utilizador
TALIBAN
Utilizador Regular
Mensagens: 11504
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Re: Muitas Duvidas

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.

Nem sei o que te diga, mas penso que o melhor será arranjares um advogado, para ele se inteirar da parte processual, que eles dizem existir, mas que tu desconheces e saber a razão de tamanha demora em te entregar a embarcação e verificar o seu estado.

Esta é uma singela opinião.

Abraço.

Braga
Avatar do Utilizador
Panca
Utilizador Regular
Mensagens: 9751
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Re: Muitas Duvidas

Mensagem por Panca »

Que grande confusão ai vai e nimguem sabe o que diz nem o que faz, amigo um advogado e bora prá frente :fixe: e ja agora do dia 15 de Dezembro a 15 de Janeiro não toma qualquer decisão por ser Natal....dassssssssssss que o Natal para mim é só no dia 25 de Dezembro :moca: :moca:

depois as coisas não funcionam pois não :grrr:
Avatar do Utilizador
Rapa Rios
Mensagens: 5
Registado: domingo nov 27, 2011 9:13 pm

Re: Muitas Duvidas

Mensagem por Rapa Rios »

Panca é verdadinha isso que estou a dizer,nao imaginas a revolta que senti ao ouvir isso :help:

Ja amanha vou passar ali no advogado e ver o que ele pode fazer por mim,senao eu dou em maluco com isto :no2:
Pessoal tenham cuidado ao comprarem barcos que estejam registados em institutos tipo a ARH Tejo e assim,depois para o registarem numa capitania terao que passar mais ou menos por filmes destes,o que é chato. Ás 3 vistorias normais acresce ainda mais uma,que eu desconhecia,que é ao conjunto de identificaçao e pa confirmarem se as dimensoes que estao no livrete batem certo com as da embarcaçao,ou seja tenho que pagar a um perito para confirmar que de facto a ER e o motor coincidem com os respectivos documentos,Numeros de identificaçao do casco e motor,dimensoes etc etc QUANDO? TAMBEM NAO SEI,so sei que vou ter que a fazer e pagar.
É o nosso Portugal =D>

Quando tiver novidades posto aqui :)

Obrigado pela atençao :fixe:
Avatar do Utilizador
zezinho
Utilizador Regular
Mensagens: 3487
Registado: domingo mar 27, 2011 10:23 am

Re: Muitas Duvidas

Mensagem por zezinho »

Boas
:118: :118: :118:
Não posso ajudar mas
Obrigado pela partilha quando alguém quiser comprar um barco vai ter isso em atenção :fixe:
No mes de dezembro o Capitao de dia 15 ate dia 5 de janeiro nao toma qualquer decisao porque é natal
Eu li isto 2 vezes mas tenho de ler mais 10 e mesmo assim não me vai fazer sentido isto é gozar :2dedos: .... [-(
Eu agora também quero agora não tomo decisões ate depois do natal... :hahaha::hahaha:
Boa sorte :fixe:
Boas pescarias :let:
RODASS
Mensagens: 15
Registado: quinta ago 25, 2011 9:55 pm

Re: Muitas Duvidas

Mensagem por RODASS »

Amigo,concordo com a malta quando dá conselho de um advogado,tenho experiencia propria que quando nos fazemos acompanhar por um tudo muda é triste mas enfim,isto só mesmo com uma bomba..................pu...de gente incompetente, sempre a gozar com os outros parece as finanças mesmo que nao devas primeiro pagas e depois reclamas....
Responder