Chumbeira redonda ( bola ),para pescar na areia

Fórum para iniciados, coloquem aqui as vossas questões existenciais :)

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Chumbeira redonda ( bola ),para pescar na areia"
na nova versão do site.

jopinto
Utilizador Regular
Mensagens: 2388
Registado: domingo mar 09, 2003 12:00 am

Mensagem por jopinto »

Por acaso tambem não apanhei porque no Domingo o mar estava muito GRAAANNNNDDDEEEE, e fiquei na caminha a ouvir os passarinhos :lol:
Já estou velho para aventuras [-X
Avatar do Utilizador
frias
Mensagens: 1491
Registado: segunda set 05, 2005 3:29 pm

Mensagem por frias »

Acreditas que com um mar daqueles houve um grupo de 3 merguladores que foi fazer pesca submarina na praia das Bicas?
Resultado o mar ficou lá com um parece impossível as pessoas não saberem ler o mar e utilizá-lo só quando ele deixa.
jopinto
Utilizador Regular
Mensagens: 2388
Registado: domingo mar 09, 2003 12:00 am

Mensagem por jopinto »

Lá dizia o velho Herodes: -...ou tens juizo ou lixas-te :-k ...
Não quer dizer que por vezes não se arrisque, mas com alguma folga. É o chamado BOM SENSO. É complicado e triste quando estas coisas acontecem, e sabes que no Cabo Espichel todos os anos vão alguns... [-X
O pessoal tem de medir bem as coisas, e não arriscar muito. Acho que não compensa. [-X
Avatar do Utilizador
bladerunner
Mensagens: 1074
Registado: sábado out 01, 2011 1:35 pm

Re: Chumbeira redonda ( bola ),para pescar na areia

Mensagem por bladerunner »

Boas,

Estava a passear aqui pelos tópicos mais antigos, e como utilizo quase sempre este tipo de chumbada, aproveito para deixar a minha opinião.

Tal como o rui, eu também aprendi a pescar com chumbada esférica, não com pescadores de Moledo mas com pescadores de Vila Praia de Âncora (fica antes de Moledo) dava ainda os primeiro passos no surfcasting, e realmente a chumbada esférica, na areia, fixa-se no fundo bem melhor que qualquer outro tipo de outra chumbada, exceptuando as que possuem arames de fixação. A partir dai passou a ser a minha preferida para a areia, apenas variando para a torpedo se o mar estiver de feição. Tanto a esférica como a torpedo permitem boas distâncias no lançamento. Mas tenho reparado que aqui pelo Porto e arredores a preferida dos pescadores para a areia é a do tipo piramidal ou triangulo, e realmente ficam admirados por eu pescar com as esfericas na areia, porque dizem que "rebola na areia", mas não, muito pelo contrário.

Foi lá também que aprendi a apanhar tiagem, mais a sul em afife.

Zé Manel
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Chumbeira redonda ( bola ),para pescar na areia

Mensagem por ffgsoares »

Boas Zé Manel.

Já agora companheiro, essa chumbada de esfera, que peso usas, 140/150 g, é que eu tenho uma de 100 g que uso na pedra ,mas se na areia elas resultam preparava uma para esse fim.

Desde já obrigado, Abraço :fixe:
levi simao
Mensagens: 589
Registado: terça jun 10, 2008 6:06 pm

Re: Chumbeira redonda ( bola ),para pescar na areia

Mensagem por levi simao »

essa tecnica já uso á muito na areia e quando nao estou a pescar junto de muita gente ves para que lado o mar puxa e jogas a pesca 45 graus para o lado de onde vem a corrente e o mar vai rolar a chumbada para o lado oposto assim vai fazer uma especie de corrico numa grande area o que melhora a eficacea claro isto é com esfera e uma rabeta de 2,5metros eficas em robaloes.. :fixe: :fixe: :fixe:
Avatar do Utilizador
bladerunner
Mensagens: 1074
Registado: sábado out 01, 2011 1:35 pm

Re: Chumbeira redonda ( bola ),para pescar na areia

Mensagem por bladerunner »

Boas,

Amigo ffgsoares, costumo usar o peso necessário para que a chumbada não ande a vaguear, portanto, tudo depende das condições do mar, para mim quanto menos peso melhor. Normalmente, nas praias onde costumo pescar, utilizo 80, 120, 150 gramas, nunca utilizei acima dos 150 gramas, se o mar não permite fixar uma chumbada de 150 gramas no fundo, mais uns gramas não vão fazer muita diferença. Nestes casos em que não consigo fixar a chumbada, recorro ás chumbadas torpedo munidas de arames de fixação. se também não consigo fixar a chumbada com estas, então está na hora de procurar outro pesqueiro.

Espero ter ajudado-

Zé Manel
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Chumbeira redonda ( bola ),para pescar na areia

Mensagem por ffgsoares »

Ok, Zé, obrigado pela informação, como tenho de 100 g vou fazer umas de 140/150 g, é claro que nas situações em que não se seguram 140/150 g com chumbadas de corpo redondo, ha que mudar para as pirâmides, mas eu também não uso mais de 150 g, não gosto de usar pesos acima disso.

Mais uma vez obrigado amigo. :fixe:

Boas pescarias :tecla:
Responder