Sobre pesca lúdica no mar (Assembleia da republica)

Questões / Sugestões / Críticas

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Sobre pesca lúdica no mar (Assembleia da republica)"
na nova versão do site.

MSilva
Mensagens: 16
Registado: terça dez 27, 2005 4:03 pm

Mensagem por MSilva »

Sr. Secretário de Estado Adjunto,
Gostaria muito que não me tratasse mal como trata e que me respeitasse porque aquilo que está a fazer é um exercicio de falta de bom senso e até de falta de respeito por todos os pescadores, todos mesmo.
O que é que eu tenho a ver com o facto de, por ser pescador lúdico, os pescadores da apenha do berbigão ou do que quer que seja, não o possam fazer?
Talvez a sua resposta seja: Nada. Também acho.
O Mar está mau, os profissionais não podem ir ao mar. Pumba os pescadores ludicos pagam a inactividade. Está certo? Não, não é bem isso, diz o senhor. Pois claro que não, é que não tem nada a ver.
Uma vez que o senhor até é da agricultura também, porque não coloca uma sobretaxa aos pescadores lúdicos para quando existem secas em portugal e os agricultores ficam com os "tomates murchos"?, não seria má ideia.
E por que não criar uma taxa para quando os frangos, os porcos, as vacas e outros animais têm que ser abatidos, sendo mais uma vez o pescador lúdico a assumir os encargos da paragem da exploração?
Não estou sequer contra os valores das licenças, até que podem ser justas, mas a aplicação dos montantes arrecadados, têm que ter outros fins, que não os invocados.
Já agora, o que é que o senhor já fez, de concreto , para repovoar as zonas onde possa haver escassez de recursos? Interditar zonas? Etc.... NADA
Sobre a Fiscalização das actividades relacionadas com a pesca? também já fez alguma coisa? Não, diria o senhor. E eu até sei porquê. É que isso não se faz no multibanco.
Não faça do multibanco a sua unica ferramenta de trabalho, está bem?
Sabe quem é que ficou a ganhar com isto? A SIBS (dos Multibancos)
Os meus impostos, necessitam de governantes capazes, actuantes, esclarecidos, com bom senso, com respeito pelos cidadãos e, muito honestamente, o senhor não parece ser.
Dedique-se à pesca. Se não tiver cana, eu empresto-lhe 2, se não tiver licença eu pago, tudo isto para ter outro Secretário de Estado, pode ser que seja melhor.
Obrigado pela possibilidade de desabafar.
Mário Silva
Avatar do Utilizador
frias
Mensagens: 1491
Registado: segunda set 05, 2005 3:29 pm

Mensagem por frias »

Não sou especialista em leis, mas pela leitura do texto referido o que me parece é que como entre outras coisas este nosso governo enfia a cabeça na areia e mesmo vendo que as coisas não estão bem não cede por pura teimosia, nao se preocupando por exemplo com a quantidade enorme de pescadores com uma certa idade e já reformados a quem vai proíbir a pesca nos portos e molhes de fácil acesso, enpurrando-os para os desportos de mesa de jardim e em relação aos jovens onde é que se vão iniciar nas escarpas vicentinas isto é que é defender a segurança, todos eles irão deixar de pescar.
Vamos esperar pelas pequenas alterações e ver se melhoram em alguma coisa esta lei que começou já torta e não à grande vontade de a indireitar, prejudicando todos, pescadores, distribuidores, armazenistas logistas e demais agentes comerciais ligados à pesca desportiva só realmente beneficiando quem não cumpre com a lei, pois esses nem sequer se têem que preocupar com a fiscalização porque ela passado este tempo todo quase não existe.
Por último uma palavra à Federação de Pesca Desportiva que nas costas dos pescadores que devia representar e defender ainda propôe medidas mais restritivas que o próprio governo, afinal defendem quem?

Francisco Frias
Última edição por frias em sexta mar 23, 2007 11:41 am, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
pisões
Utilizador Regular
Mensagens: 1805
Registado: terça mar 14, 2006 8:42 pm

Mensagem por pisões »

Só me merece um comentário.

Houve alguém que levantou a questão no parlamento. Já é bom. Mas o que mais me espanta são as respostas do Secretário de Estado. Uma no cravo outra na ferradura. Não respondeu às medidas tomadas, por parte do governo na defesa dos nossos recursos, no combate aos prevaricadores (os que pescam para vender). As outras respostas é um adiar da resolução das mesmas. Até quando Sr. Secretário de Estado? A ver vamos o que aí vem e antes de legislar perguntem aos pescadores lúdicos e as associações que os representam a melhor forma de melhorar a pesca lúdica. Já agora as associações devem, antes de transmitir o que quer que seja para o governo, consultar os pescadores lúdicos deste país e os seus associados. Será que elas os ouviram? deixo a pergunta aos seus associados.

Até lá temos que aguentar...
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

Segundo me foi informado, o único ponto de discórdia da Federação nesta lei é não haver excepções para os atletas, o seja, os atletas não deviam ter de respeitar os tamanhos mínimos (em treinos), porque esses tamanhos não existem em competição.

Acho uma aberração, os tamanhos não terem de ser respeitados em competição, e ainda mais os desportistas não os terem de respeitar em treinos… será que não podem devolver o pescado, sem tamanho mínimo, quando é capturado?

A Federação só está preocupada com a competição, não está minimamente preocupada com os restantes pescadores (larga maioria).

Já tive esta discussão mais de uma vez, na pesca existe 2 vertentes, pesca sem ser de competição (onde me incluo e a maioria dos pescadores portugueses) e a pesca de competição.

Para mim a utopia de defender uma estrutura à volta de uma federação está aí, uma federação defende os interesses dos pescadores de competição (atletas), esta nunca nos vai defender (nem pode), não somos atletas…. Será que isso não está na cara? :roll: :roll:

Sei que no meio da caça submarina as coisas estão a ser feitas ao contrário, para mim isso faz mais sentido. :wink:

Está a ser criada uma associação que vai defender os interesses de todos os caçadores, todos os desportistas federados vão fazer parte dessa associação, porque a federação faz parte dessa associação.
Avatar do Utilizador
rngpe
Mensagens: 495
Registado: domingo jul 29, 2001 11:00 pm

Mensagem por rngpe »

Meus amigos, só me me apetece dizer aquilo que há muito tempo digo em relação aos politicos deste pais uns autenticos PALHAÇOS em que os lobies dominam e a caça a multa seja lá ela qual for é uma prioridade.

Legisla-se em função dos interesses e dos EUROS e não se resolve qualquer tipo de problema, ou efeitos muitas vezes até são contrarios.

Quando ouço coisas como:
que se mudou a lei porque...
- Já foram emitidas 76222 licenças e dizer-se que os pescadores estão de acordo! Podera se vamos pescar sem licenças é multa pela certa.
- Por causa da saude publica, que eu saiba cada um pesca onde quiser. Se há pessoal que pesca ao pé de esgotos problema deles.
- Por causa da segurança, alguem acha que por causa de certas proibições alguma coisa vai ficar melhor? Cada um de nos deves ser responsavel e saber até onde pode ir, pois quem arisca está sujeito...
- 50% vai para um fundo para os pescadores profissionais, nem vou comentar...e o fundo já vai em 1.200.00€00!!
- Por caus ados pescadores profissionais que se fazem passar por amadores...ai meus deus! onde é que nos vivemos.

Alguem acha que se vai resolver alguma coisa. Enquanto como diz o boss não se criar algo tipo uma associação unica nacional com filiação induvidual e colectiva que apenas defenda os pescadores desportivos e os seus direitos(porque deveres já nos temos muitos) isto não vai lá pois contar com politicos é estar a perder tempo(eles nem fazem ideia do que falam...).
Deveriam por os olhos no que de bom se faz no pais do lado ao nivel de pesca desportiva, tal como preços, limites, repovoamento, fiscalização,...

Muito teria para dizer mas acho que não vale a pena pois todos nos temos o mesmo tipo de opinião em relação a este e outros assuntos.
Abraço a todos,
Luís.
Joe90
Mensagens: 8
Registado: quarta ago 18, 2004 11:00 pm

Mensagem por Joe90 »

paulo Escreveu:
Sei que no meio da caça submarina as coisas estão a ser feitas ao contrário, para mim isso faz mais sentido. :wink:

Está a ser criada uma associação que vai defender os interesses de todos os caçadores, todos os desportistas federados vão fazer parte dessa associação, porque a federação faz parte dessa associação.
Nem sei porque é que ainda me interesso mas, pois bem, se a Federação é o que é e só defende os interesses dos "atletas", então porque não uma Associação Nacional de Pesca Lúdica, que represente e defenda efectivamente os interesses de TODOS OS PESCADORES LÚDICOS e deixe a Federação para os "atletas" (e respectivos sponsors, que são a parte verdadeiramente interessada nesse negócio)?

Pensem nisto...
Avatar do Utilizador
mb
Mensagens: 57
Registado: quinta jun 12, 2003 11:00 pm

Parlamento

Mensagem por mb »

Boas tardes

Quando vi o post do Boss fiquei curioso, o que é que andam a discutir na AR? Começo a ler e à medida que fui andando a minha curiosidade transformou-se em estupefacção. No meio desta incredulidade fiz a mim próprio as seguintes perguntas. Onde estavam estes deputados antes da aprovação da Lei? Porque é que só agora depois de 1 200 000€ é que se lembram? Vertente solidária?? Grupos de Trabalho?? Vários Ministérios?? Federações?? Quantas pessoas são representadas pelas Federações?? Equidade?? Regras?? Segurança??
Quem ouve isto até é levado a pensar que o pescador no paredão ao Domingo é ladrão, malandro, depaupera os recursos e como tal toca a pagar para que os outros possam ficar em casa sem se preocupar porque o ordenado deles está assegurado (um pouco exagerado eu sei mas para quem desconheçe é esta a mensagem que capta). O que é que o valor de uma licença tem haver com o material que se utiliza? Por essa ordem de ideias o valor da carta de condução deveria ser indexado ao valor do carro. Porque é que não se ouve qual o destino a dar aos outros 50%? Os apanhadores sem utensilio não precisam de licença. Pudera, vão ter de gastar o dinheiro numa manicure a seguir!!! Alguem vai respeitar isto?? Alguem vai fiscalizar isto?? Nunca vi tanta barbaridade e tanta "pequenez". É muito triste......
olucas
Mensagens: 29
Registado: sexta jun 03, 2005 10:08 am

Mensagem por olucas »

Já respondi ao Sr. Deputado Abel Baptista e à questão que colocou, relativa ao uso de utensílios para a apanha de isco, mas volto a dizer que iremos fazer uma alteração à Portaria, no sentido de permitir aos apanhadores lúdicos a utilização de pequenos utensílios, nomeadamente da faca de mariscar.
Será que podemos dar o benefício da dúvida e além desta alteração apareçam mais algumas originadas do Manifesto que que a Comissão está a "promover" junto dos grupos parlamentares?
Espero que sim, mas uma coisa acontecerá de certeza: ninguém vai ficar 100% satisfeito.

E por razões de segurança, uma vez que esta modalidade é, por vezes, levada a cabo em zonas que põem em causa a segurança dos próprios pescadores, como acontece dentro das marinas, dentro dos estaleiros e dentro dos portos de pesca.
Creio que a frase acima ilustra bem o que uma boa intenção pode ser completamente pervertida na legislação.
Responder