Alguém sabe a diferença entre a maré no porto de peniche e a Lagoa de Obidos (foz do arelho).
Até agora não consegui encontrar nada e uma tabela que vi na net não bate certo
Alguém sabe a diferença entre a maré no porto de peniche e a Lagoa de Obidos (foz do arelho).
Até agora não consegui encontrar nada e uma tabela que vi na net não bate certo
Cumps
Não sei se vai ser fácil descobrires, normalmente as tabelas de concordância são entre portos.
Depois conforme a zona da lagoa, certamente muda a hora da maré. Se descobrires alguma coisa, depois mete aqui.
Então é assim ... Se o mar começar a Encher ... normalmente metes 2,5h/3h em cima para começar a encher na ABERTA da lagoa ... Sendo que dpx conforme se for para dentro da lagoa a diferença pode ser maior...
Se o mar começar a vazar então a diferença é só 1,5 para a lagoa...
Basicamente pode-se ver +- assim
Hoje foi Baixa Mar às 17h10
Começou a meter água na lagoa parto das 20h
Mas se for lá para baixo tipo musaranhos pode ter 4/5h de diferneça
estranho tanta difrença tem mais diferença que a mare entre lisboa e o funchal.....
não estarás a exagerar..4/5horas sendo a maré de seis isso quase dá que a baixa-mar é quando é prea-mar
estranho tanta difrença tem mais diferença que a mare entre lisboa e o funchal.....
não estarás a exagerar..4/5horas sendo a maré de seis isso quase dá que a baixa-mar é quando é prea-mar
mas eu não conheco a zona.....
boas pescas
Se não conheces a zona ...
Estamos a falar de uma lagoa que está acima do mar ... Dai as 3h +- de diferença que o mar leva a subir "a entrada" e galgar para dentro da lagoa ... as 4/5h de diferença eu estava a falar duma baixa mar do mar para o "cu" da lagoa ...
ok percebido... eu não te estava a desmentir só exei estranho
mas sendo assim o normal periodo de agua parada entre marés de 15min ai sera de umas 6 horas
soponho.
imaginemos prea-mar comeca a vazar assim que atinge altura da duna pára de vazar a lagoa mas o mar continua a vazar depois o mar enche mas só apos a altura da duna comeca a encher
mas soponho que na vazante a lagoa atinja o baixa-mar antes da baixamar no mar mas o prea-mar seja um pouco mais tarde que a do mar dai o periodo de pausa será longo
O periodo de pausa depende mas é sempre curto ... Tipo 30min ... até ganhar força ...
Mas isto depende .. Agora o periodo de transição é sempre maior a encher do que a vazar ...
Mas tanto pode demorar 2h30, 3h a meter água na lagoa , como 1h30 a começar a tirar ... depende ... A diferença para o "fim" da lagoa prende-se claro com a extensão da mesma...