anzóis, chumbadas e linhas

Fórum para iniciados, coloquem aqui as vossas questões existenciais :)

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"anzóis, chumbadas e linhas"
na nova versão do site.

Terramoto
Registado: quinta jul 15, 2010 7:01 pm

Re: anzóis, chumbadas e linhas

Mensagem por Terramoto »

Acho que no link que indicaste ele estava a fazer ledgering, o que eu estava a dizer com o chicote (isto é a ideia que eu tenho) é que sendo o chicote uma linha "elástica" o seu único efeito será o de evitar que a linha se parta no lançamento e evitar que parta também quando o peixe dá os puxões (o efeito do drag solto).

Eu sei que as douradas têm uns dentes serrados e que facilmente cortam uma linha fina, agora o que me faz confusão é o facto deles no jornal dizerem que usam 0.20-0.25 para apanhar douradas, não sei qual a credibilidade do Jornal mas penso que saibam mais que eu de pesca, por isso é que vim aqui à procura de resposta antes de me aventurar. :hahaha:

Mas isto das douradas é só um exemplo, gostava de saber o funcionamento da linha no geral, a sua resistência e efeitos tirando aqueles já mencionados. Tenho pena de haver tão poucos livros de pesca em português, tive de mandar vir um que saiu agora à pouco tempo inglês e normalmente esses falam de material para outros tipos de costa. O "Pesca da costa" que ia ser a minha recente aquisição deixou de ser produzido e já não se encontra à venda... :\
zezinho
Utilizador Regular
Registado: domingo mar 27, 2011 10:23 am

Mensagem por zezinho »

Acho que no link que indicaste ele estava a fazer ledgering, o que eu estava a dizer com o chicote (isto é a ideia que eu tenho) é que sendo o chicote uma linha "elástica" o seu único efeito será o de evitar que a linha se parta no lançamento e evitar que parta também quando o peixe dá os puxões (o efeito do drag solto).
Com chicote ou sem chicote o drag tem de estar calibrado senão da chatice
Eu sei que as douradas têm uns dentes serrados e que facilmente cortam uma linha fina, agora o que me faz confusão é o facto deles no jornal dizerem que usam 0.20-0.25 para apanhar douradas, não sei qual a credibilidade do Jornal mas penso que saibam mais que eu de pesca, por isso é que vim aqui à procura de resposta antes de me aventurar.
E`isso mesmo temos aqui um exemplo no fórum o companheiro tiago tirou um robalo com quase 9kg com 0,20 fio de careto porque soube trabalhar jeitinho para aqui jeitinho para ali se fose eu um 0,40 não mel chegava :hahaha:
Mas isto das douradas é só um exemplo, gostava de saber o funcionamento da linha no geral, a sua resistência e efeitos tirando aqueles já mencionados. Tenho pena de haver tão poucos livros de pesca em português, tive de mandar vir um que saiu agora à pouco tempo inglês e normalmente esses falam de material para outros tipos de costa. O "Pesca da costa" que ia ser a minha recente aquisição deixou de ser produzido e já não se encontra à venda... :\
Também eu :chora:
Terramoto

Mensagem por Terramoto »

Mais uma dúvida que me apareceu hoje, enquanto andava aqui a preparar-me para a pescaria de sexta-feira....
eu tenho estes destorcedores Nº8 e no fds passado estava a mexer num com os dedos e partiu-se, isto aguenta bem os puxões dos peixes? Ou serve só para peixe miúdo?
Tenho outros deste género Imagem
de tamanho 10.
carekapt
Registado: segunda nov 09, 2009 9:31 am

Mensagem por carekapt »

Terramoto Escreveu:Mais uma dúvida que me apareceu hoje, enquanto andava aqui a preparar-me para a pescaria de sexta-feira....
eu tenho estes destorcedores Nº8 e no fds passado estava a mexer num com os dedos e partiu-se, isto aguenta bem os puxões dos peixes? Ou serve só para peixe miúdo?
Tenho outros deste género Imagem
de tamanho 10.
Tu tens é dedos da destruição :hahaha: :hahaha: :hahaha:

Mas os destorcedores eram novos? Ou estavam esquecidos com salitre no fundo de uma gaveta?
Terramoto

Mensagem por Terramoto »

Eram novos pá, eu fui tocar naquilo pa empatar a linha e quando dou por mim tenho uma anilha na mão :hahaha:
carekapt
Registado: segunda nov 09, 2009 9:31 am

Mensagem por carekapt »

Terramoto Escreveu:Eram novos pá, eu fui tocar naquilo pa empatar a linha e quando dou por mim tenho uma anilha na mão :hahaha:
Não compraste num chinês pois não?
drpauloalmeida
Registado: domingo dez 06, 2009 3:26 pm

Mensagem por drpauloalmeida »

carekapt Escreveu:
Terramoto Escreveu:Eram novos pá, eu fui tocar naquilo pa empatar a linha e quando dou por mim tenho uma anilha na mão :hahaha:
Não compraste num chinês pois não?
:hahaha: :hahaha: :hahaha: :hahaha: :hahaha: :fixe:

podem ter defeito, ja comprei um pack de anzois em que metade deles vinham com a argola aberta, outros em que a patilha era da mesma largura que o anzol, há de tudo, e isto em marcas conhecidas!!
zezinho
Utilizador Regular
Registado: domingo mar 27, 2011 10:23 am

Mensagem por zezinho »

temos de ter uma ferramenta de testes sempre a mão(martelo) :hahaha: :hahaha: :hahaha:
Responder