Pesca à Chumbadinha Embarcada em Peniche

Fórum para iniciados, coloquem aqui as vossas questões existenciais :)
Responder

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Pesca à Chumbadinha Embarcada em Peniche"
na nova versão do site.

Luis V
Mensagens: 3
Registado: sexta set 16, 2011 9:43 pm

Pesca à Chumbadinha Embarcada em Peniche

Mensagem por Luis V »

Numa leitura de um artigo em uma revista de pesca, um artigo chamou-me a atenção relativamente à variante de pesca à chumbadinha, num MT em Cascais.
Vou dia 23 a Peniche para mais uma (espero) grande jornada (o convivio, a boa disposição e a caldeirada a bordo estão garantidas) e pretendia experimentar esta técnica, para ver o que dava.
O material já comprei, a duvida que tenho é que li algures que a pesca à chumbadinha estava proibida nas Berlengas e/ou Peniche.

Isto é mesmo assim?
E Vós, ilustres Mestres, acham que vale a pena experimentar?
Alguém já experimentou e quais os resultados?

Um muito obrigado desde já e boas pescarias.
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Pesca à Chumbadinha Embarcada em Peniche

Mensagem por ffgsoares »

Ó companheiro Luis, a pesca á chumbadinha que conheço é normalmente a partir da costa, em zonas de rocha, quer em altura" plataformas acima do nível do mar" ou ao nível da água, com a cana na mão a trabalhar e sentir a aguagem a levar a isca, e a ferrar o peixe.

Á chumbadinha em embarcada não tenho conhecimento, terás de esperar pela malta que costuma fazer embarcada, eles darão uma ajuda de certeza.

Se vais numa embarcada, penso que podes pescar com as técnicas que quiseres, que estejam na lei,claro!!! penso também que não será proibido ali na zona de Peniche e Berlenga.

Boas pescarias :tecla:
Luis V
Mensagens: 3
Registado: sexta set 16, 2011 9:43 pm

Re: Pesca à Chumbadinha Embarcada em Peniche

Mensagem por Luis V »

Não sei se referir uma revista de Pesca é contra as regras do Forum, por isso terei algum cuidado. No passado mês de Agosto, uma reportagem com um pescador habitual nos MT, em Cascais, refere que nesse dia apanhou 13 Pargos entre um e quatro quilos e que isto era habitual ultimamente, com a utilização da técnica da chumbadinha.

A chumbada usada varia entre 50 e 90 gramas, e segundo o que li, os resultados têm sido satisfatórios, atendendo obviamente a uma série de factores, desde a colocação do barco pelo mestre, o isco usado, etc.

Compreendem a minha ansiedade em querer ouvir de alguém com mais experiência que eu (não é difícil) que isto funciona (ou não) e a expectativa de poder experimentar esta sexta-feira?

Obrigado pelas vossas dicas.
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Pesca à Chumbadinha Embarcada em Peniche

Mensagem por ffgsoares »

Ó companheiro Luis, na chumbadinha como sabes é usada uma chumbada furada de alto a baixo onde passa a linha, essa chumbada é leve 15/20 g, na embarcada e dependendo da fundura a que se pesca será sempre nessessário muito mais peso, uma oliva aí de 80/100 g mas se fôr bem fundo não sei se esse peso chega, pelo que ouço dizer a quem faz embarcada por veses é preciso bastante peso para levar a linha.

Terás de esperar pelas opiniões dos prós na coisa :fixe:

Boas pescarias :tecla:
Avatar do Utilizador
RuiMatias
Mensagens: 91
Registado: segunda jan 17, 2011 8:23 pm

Re: Pesca à Chumbadinha Embarcada em Peniche

Mensagem por RuiMatias »

Luis V Escreveu:Numa leitura de um artigo em uma revista de pesca, um artigo chamou-me a atenção relativamente à variante de pesca à chumbadinha, num MT em Cascais.
Vou dia 23 a Peniche para mais uma (espero) grande jornada (o convivio, a boa disposição e a caldeirada a bordo estão garantidas) e pretendia experimentar esta técnica, para ver o que dava.
O material já comprei, a duvida que tenho é que li algures que a pesca à chumbadinha estava proibida nas Berlengas e/ou Peniche.

Isto é mesmo assim?
E Vós, ilustres Mestres, acham que vale a pena experimentar?
Alguém já experimentou e quais os resultados?

Um muito obrigado desde já e boas pescarias.
Eu tambem li o artigo que o amigo Luis fala. Acho que lhe chamam chumbadinha por usarem chumbadas bem mais leves que o habitual na pesca embarcada...
De qualquer forma deve haver alguem mais dentro do assunto para lhe explicar.
Abraço
Responder