Cana Shimano Super Aero Tecnhium encaixes

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Cana Shimano Super Aero Tecnhium encaixes"
na nova versão do site.

Páscoa
Registado: sábado set 13, 2008 3:05 pm

Cana Shimano Super Aero Tecnhium encaixes

Mensagem por Páscoa »

Para quem possua estas canas, aqui fica uma dúvida.
Tinha um exemplar da cana Shimano Super Aero Tecnhium (modelo cinzento metalizado antigo) e resolvi procurar mais um porque gostei muito das prestações desta cana/ergonomia, apesar da sua grande rigidez, para fazer surfcasting (tanto em mares calmos: grandes lançamentos) como em mares mais agitados (tem acção máx 250 gr), é uma das mais rígidas senão a mais rígida da série super aero technium tirando um outro modelo XXX de maior comprimento que talvez seja ainda mais.
Lembro que da primeira vez que usei esta cana fiquei espantado com a dificuldade em encaixar umas secções nas outras, ficava mesmo muito apertado mas conseguia tapar a zona não envernizada que normalmente se deve cobrir totalmente neste tipo de encaixe, que é o mais frequente em canas de surfcasting (diferente do encaixe de espigão ou encaixe invertido - muito frequente em canas de carpa ou de buldo).
Por vezes, no final da sessão chegava até a ter dificuldades em desencaixar uma das secções.
Com este novo exemplar que adquiri parece que o problema se agravou, a ponto de nem sequer conseguir enfiar os encaixes até cobrirem a zona não envernizada. Fica sempre uma zona não coberta de alguns milímetros. A questão é a seguinte: será isto normal? Não é suposto o encaixe enfiar até ao fim, até ao ponto de não se detectar a zona envernizada, não escura. Será que se deve pescar com a cana assim? Será isso seguro, não se poderá soltar um dos elementos no lançamento, ou mesmo danificar a cana?
Alguém que tenha estas canas teve ou tem este problema? Há alguma forma de o solucionar?
vagpower
Registado: terça set 08, 2009 10:17 am

Re: Cana Shimano Super Aero Tecnhium encaixes

Mensagem por vagpower »

Isso acontece em várias canas quando elas são novas, alguns dizem para lixar um pouco, outros dizem para pôr um pouco de vaselina mas acho que o melhor é enfiar e tirar ( :lol: ) várias vezes até que fique um pouco "rompido" ( :lol: ) e depois já entra melhor ( :lol: )
joaonumberone
Utilizador Regular
Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm

Mensagem por joaonumberone »

As partes de uma cana encaixam sem forçar, há sempre uma parte não envernizada que poderá ficar á vista e isso é normal.
A parte não envernizada não se deve cobrir totalmente, talvez daqui a uns anos acabe por acontecer mas não é comum quando a cana é nova.
Forçar vai estragar a cana.
ffgsoares
Utilizador Regular
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Mensagem por ffgsoares »

Boas companheiro.

Não sendo exagerado o espaço que fica por entrar, uns poucos milímetros, penso que é normal numa cana nova, depois com o uso o enciaxe vai acamando e acaba por entrar mais, mas se fôr exagerado, tipo; um centímetro ou dois, pode ser perigoso e forçar, rachar ou partir por aí quando fizeres mais esforço.

Se achas que é um encaixe demasiado forçado, deves ir á loja e experimentar outras canas iguais e trocares por uma que encaixe melhor, "não vá o diabo tecelas"

Boas pescarias :tecla:
dave_pescador
Registado: domingo nov 18, 2007 3:48 pm

Mensagem por dave_pescador »

Sinceramente acho que te estas a preocupar com uma coisa sem grande importancia, isso é muito normal acontecer tanto em canas novas e mesmo com algum uso a coisa não muda de figura, ja ouvi falar em vaselina e ate quem passe grafite no encaixe tipo com a mina de um lapis, por acaso so uma vez é que antes passei da pesca, em casa passei um pouco de vaselina liquida no encaixe da fujika porque quando montada o elemento do meio custava a sair.
conquilha
Registado: segunda ago 29, 2011 4:36 pm

Mensagem por conquilha »

Olá a todos,
Não tenho esse modelo, mas com a Aerocast que recentemente adequiri sinto o mesmo problema.
Tentei em casa por pó de talco,um pouco de oleo do carreto, mas mesmo assim não consegui encaixar bem as partes.
Fui estrear a cana este fim de semana,ao segundo dia já encaixavam melhor,mas não me livrei de pedir ajuda para desmontar a 2parte. :hummm:
Com o uso vai ao sitio :fixe:
aznag12
Registado: sábado abr 17, 2010 9:53 pm

Mensagem por aznag12 »

a minha renzo tb acontece isso já se sabe que não é uma shimano nomeadamente este modelo é melhor que a minha, mas o problema é o mesmo só que a minha fica bem apertada, podéra exprimentei 3 canas lol , penso que é normal, quando a comprei mostrei o na loja por isso não me preocupo, e meter mais para dentro é pior depois para tirar é complicado, acho que podesse é medir a cana armada e ver se foge muito á medida, já lancei a minha com força . no problems , mas cada caso é um caso, :fixe:
Páscoa
Registado: sábado set 13, 2008 3:05 pm

Mensagem por Páscoa »

Obrigado a todos pelas dicas! Penso que o problema se resolverá. Depois de algumas aplicações de vaselina e de algumas penetrações seguidas lá conseguiu entrar até ao fundo, o problema foi depois retirar.
Com a prática aprendi que o segredo para desmontar as secções é utilizar um movimento firme e seco em que toda a força seja concentrada nesse movimento. Isto é se não pudermos contar com a ajuda de ninguém. Já este Verão após uma sessão de pesca nocturna com a minha Tecnhium mais antiga me vi obrigado a transportar as duas secções superiores montadas da praia para o carro. Depois de descansar um pouco já no carro fiz esse movimento curto e seco com força concentrada e consegui desmontar as secções.
Responder