Chumbadas

Truques, dicas, ideias, faça você mesmo...
Partilhe as suas ideias, para outros poderem fazer, porque ninguém nasce ensinado.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Chumbadas"
na nova versão do site.

smokeme
Registado: domingo mai 08, 2011 7:47 pm

Re: Chumbadas

Mensagem por smokeme »

tenho um molde de gesso, faz duas "torpedo" (145 e 155g) e já fiz cerca de 6kg de chumbo nelas sem rachar, houve um dia em que fiz quase 2kg de chumbo seguidos.. já mostra algumas fissuras no interior e duvido que dure muito mais tempo, dai que este de resina vem mesmo a calhar..

cimento cola não aconselho, fiz um que usei umas 5 vezes e estalou (8kg de chumbo) e era cola para usar nas lareiras.. o cimento refractario é que sai caro se não era o elemento perfeito para moldes... pelo preço compensa mais fazer de aluminio :hahaha:
ffgsoares
Utilizador Regular
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Mensagem por ffgsoares »

Ó malta os moldes para as chumbadas, podem ser feitos de muitos materiais, uns suportam mais outros menos, alguns materiais até podem ser bons a suportar o calor mas por veses não se conseguem trabalhar no pormenor, outros com o trabalho vão perdendo o formato, desfazem as arestas, a zona onde se coloca o arame, etc... depois as chumbadas ficam cheias de rebarbas grossas que, não impedindo de pescar ficam feias.

Estou a lembrar-me de barro refractário, se calhar bem moído e dissolvido em água, talvez se consiga vasar e fazer moldes mas depois de seco tem de ser cozido ao lume, quem sabe se não resulta ???

O fundamental é serem inertes, não conterem água, essa é perigosa quando vasamos o chumbo.

Boas pscarias :tecla:
smokeme

Mensagem por smokeme »

ffgsoares Escreveu:Ó malta os moldes para as chumbadas, podem ser feitos de muitos materiais, uns suportam mais outros menos, alguns materiais até podem ser bons a suportar o calor mas por veses não se conseguem trabalhar no pormenor, outros com o trabalho vão perdendo o formato, desfazem as arestas, a zona onde se coloca o arame, etc... depois as chumbadas ficam cheias de rebarbas grossas que, não impedindo de pescar ficam feias.

Estou a lembrar-me de barro refractário, se calhar bem moído e dissolvido em água, talvez se consiga vasar e fazer moldes mas depois de seco tem de ser cozido ao lume, quem sabe se não resulta ???

O fundamental é serem inertes, não conterem água, essa é perigosa quando vasamos o chumbo.

Boas pscarias :tecla:

o barro refractario desfaz com o uso, já experimentei que disso tenho acesso a muito já que tenho familiares que fazem montagem de lareiras/churrascos/fornos..
carekapt
Registado: segunda nov 09, 2009 9:31 am

Mensagem por carekapt »

Só para avisar que já não vai haver Episódio III do molde das chumbadas...

cumps,
carekaPT
smokeme

Mensagem por smokeme »

carekapt Escreveu:Só para avisar que já não vai haver Episódio III do molde das chumbadas...

cumps,
carekaPT
está a imitar bem, só falta daqui a uns anos fazerem 3 episodios anteriores a estes mas que pouco tenham a vêr :hahaha:
carekapt
Registado: segunda nov 09, 2009 9:31 am

Mensagem por carekapt »

smokeme Escreveu:
carekapt Escreveu:Só para avisar que já não vai haver Episódio III do molde das chumbadas...

cumps,
carekaPT
está a imitar bem, só falta daqui a uns anos fazerem 3 episodios anteriores a estes mas que pouco tenham a vêr :hahaha:

Ahahah....busted! :moca:

Mas a sério, não haverá episódio 3 mesmo...vou compilar os 3 vídeos num só! :join:

Bom, vou-me dedicar a :tecla:, porque o ffgsoares deve andar a ler a :playboy: (andamos desfazados, ele não vem cá durante o dia e eu não venho cá durante a noite)

ehehe

cumps,
carekaPT
ffgsoares
Utilizador Regular
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Mensagem por ffgsoares »

Boas pessoal das pescas.

Ó CarekaPT, então eu pensava que a esta hora já vinha ver ( chumbadas ) o recontro final, :hahaha:

Com que então a ler a playboy :118: :118: :118:

Manda lá a saga completa para o ppl matar a curiosidade.

Eu vou compilar informações de produtos, custos, etc ... depois coloco para a malta consultar.

Boas pescarias :tecla:
levi simao
Registado: terça jun 10, 2008 6:06 pm

Mensagem por levi simao »

primeiro os episodios agora o filme completo isso é que é estrategia de holywood :fixe: :fixe:
aguardo por isso...

ps: que se passou no topico ou é impressao minha mas isto aumentou o nº de paginas???
Responder