. Isto está bonito...
Não vou obviamente dizer nada sobre a opinião de cada um. Vale o que vale. Assim como a minha.
Quero que fique claro que não é menosprezo para ninguém o que vou dizer, mas é lá na areia, no spot, a passar frio, a levar com ventos e chuvas, que se aprende... Aqui fazemos o estudo vá lá, trocamos opiniões, mas depois lá vê-se o quanto essas opiniões são válidas ou não...
Em guerras de marcas não entro, cada qual lá terá a sua ideia, enfim... Mas quem diz que uma cana da Shimano não é boa( falo de surfcasting ou até spinning), é porque não as tem. É a meu ver surreal. Dizer que não se adaptam, ou preferem outras, sim senhor, acho que é natural, não somos iguais, não gostamos todos do mesmo...
Tiago nem sequer me venham com essas histórias do peso, já vos disse que me baseio sempre em factos... E posso expô-los se for necessário...
Nem por aí se pode dizer que as canas da Shimano são pesadas...
Vejamos então:
Modelos de 4,25: gosto de fazer com parações pelos modelos 4,50, mas sabendo que a 07 não tem esse tamanho vamos por este.
Colmic 07.... 540
Comic National pro 525
Tubertini Metalica F1 , tem 600 e pouco, não sei de cor.
Daiwa tournamente caster 33- 460 gramas
Shimano sat cinzenta- CX 555; BX 500
Shimano surf leader CX 485; BX 540
Shimano sat azul bx pesa 500 etal, não sei de cor.
Shimano surf leader ultra amarela cx e bx andam nas 540 em média.
Ou seja somente a tournament caster está digamos que abaixo do peso médio... O resto não vão por aí...
Não integrei canas como a Ultegra da Shimano pois acho diferente, então esta pesa 400 e tal gramas...
Cada um terá o seu ideal de cana. Estão satisfeitos? Boa. Continuem...

.
Agora eu tenho olhos, e visualmente as canas da Shimano metem a maioria a um canto... Em robustez, que me desculpem, mas tenho tantas que me sinto a vontade para opinar, e bem, lol, são mesmo muito boas e fiáveis.
Mas cada qual que proceda e pense lá a sua maneira... E comprem lá o que desejarem.
Rogério, mas tu achas que o pessoal sabe lançar OTG. Quantos? Sabes quantos o fazem?
Eu conheço mais de 50 tipos do forum... e só conheço 1 que o faz...Estatisticamente isto diz muito... Em Portugal tirando meia dúzia de tipos, sendo os da competição a maioria, quase ninguém o sabe fazer...
Eu quando penso numa cana não a compro a pensar nisso, mas sim pensando na adaptação aos locais de pesca que eu vou ter, e a pesca alvo que vou efectuar.
Para finalizar não vou dizer que a Shimano é a melhor em canas, pois gostos são gostos, e eu defendo que ao contrário dos carretos, nas canas conta muito os gostos de cada um. Mas lá que é boa, lol, isso é... São umas dezenas que tenho cá em casa, tudo impecável, boas de trabalhar, e sempre uns pozinhos acima da maioria. Não de todas, mas da maioria.
Um abraço ao pessoal aí. Vejam lá é se marcamos uma pescaria, que gosto de falar de material, mas gosto mais de o provar...

.