Melhor hora e maré para a pesca

Fórum para iniciados, coloquem aqui as vossas questões existenciais :)

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Melhor hora e maré para a pesca"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
carekapt
Mensagens: 856
Registado: segunda nov 09, 2009 9:31 am

Re: Melhor hora e maré para a pesca

Mensagem por carekapt »

O pessoal já esclareceu quase tudo...depende do pesqueiro...depende de tua disponibilidade, deixo-te o meu caso:

Quando pesco no rio, procuro as ultimas 3h da enchente...e se tiver paciência e tempo, espero até às primeiras 2/3h da vazante, normalmente quando a maré enche a agua para e não há movimentação...é a seca, 2/3h que mais vale dormir um pouco (vá, descansar os olhos). Onde pesco a maré vazia é para esquecer, não tenho agua alguma no pontão e nem para treinar lançamentos serve (só se quiseres treinar a tirar a chumbada do lodo)

Quando pesco na praia, ai já estou mais à vontade, tenho sempre água e se não tiver nada planeado vou pescar quando me apetece...às vezes apanho uma enchente, outras a vazante...o que interessa é que estou a pescar! (mas vou ser honesto, tenho tido melhores resultados na enchente)

Quando comecei a pescar sob a orientação de um amigo meu, sempre me dizia que as luas cheias eram para esquecer, que não dava peixe e tal...até que fui adquirindo prática e algum à vontade para ir sozinho e naquela lua cheia de alguns meses, aquela lua cheia ENOOORME, apanhei mais peixe que outras jornadas de pesca que fiz (isto no rio)...isto da pesca não é uma ciência exacta, há algumas premissas que deves seguir mas todo o conhecimento que vais adquirir advém do empirismo, vais, testas, acertas ou falhas e registas mentalmente a experiência ...às vezes coisas disparatadas até podem resultar e ai...quando resultar...é teu dever partilhar aqui no SdP para o resto da malta! :fixe:

cumps,
carekaPT
FabioSilva
Mensagens: 74
Registado: segunda jun 13, 2011 1:02 pm

Re: Melhor hora e maré para a pesca

Mensagem por FabioSilva »

carekapt
Obrigado pela ajuda fornecida

Joao Rodrigues
Vou tentar ameijoa e camarão pode ser que resulte

Amanha de manha vou ver se consigo ir á pesca, ou é amanha ou na quinta. Quando tiver resultados da pesca posto.

Muito Obrigado a todos
Avatar do Utilizador
joaonumberone
Utilizador Regular
Mensagens: 4222
Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm

Re: Melhor hora e maré para a pesca

Mensagem por joaonumberone »

A minha pouca experiência de pesca de praia não tem a ver nem com enchente nem com vazante, tipo Raul Mário, quando apanho o peixito que livra a grade é ao nascer do dia mesmo, independentemente das marés.
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Melhor hora e maré para a pesca

Mensagem por ffgsoares »

Boas Fábio.

Pois é companheiro, os factores são tantos e tão diversos que na verdade não se pode dizer que se apanha peixe desta ou daquela maneira ( a pescar com cana, claro )

A maré concerteza terá a sua influência, mas também nem sempre, por veses apanhamos um peixe em dada circunstâcia e... voltamos a repetir e já não dá nada.

Penso que vamos registando quer os pesqueiros ( os seus truques) quer as alturas da maré, se é enchente ou vasante e, vamos tentando melhorar os métodos, os iscos, por veses as linhas e até os anzóis.

À dias estava a pescar numa praia em zona de pedra, tirei três sargos, outros pescadores viram, no outro dia quando lá cheguei estavam lá 10 ou 12 canas, eu segui mais prá frente e comecei a pescar, ao segundo ou terceiro lançamento tirei um sargo e os outros não tiraram nada nas horas que estive lá, e estavam onde eu tinha estado !!!

Á coisas que a razão desconhece, companheiro, bebe aqui a informação que achas melhor para a tua pesca e depois adapta-a a ti próprio e á zona onde pescas.

Praticas surfcasting, fundo e chumbadinha ? ... Continua a insistir, só temos uma coisa certa... é a grade !

Diverte-te e... boas pescarias :tecla:
FabioSilva
Mensagens: 74
Registado: segunda jun 13, 2011 1:02 pm

Re: Melhor hora e maré para a pesca

Mensagem por FabioSilva »

Hoje fui á pesca.

Devo estar a fazer alguma coisa de mal porque não apanhei nada se eu quisesse. Eu tenho a sensação que esteja a iscar mal.
Apanhei 3 peixes, tenho a impressão que eram cabozes, tive a ver os peixes da nossa costa e parecem-me estes cabozes.
Avatar do Utilizador
smokeme
Mensagens: 269
Registado: domingo mai 08, 2011 7:47 pm

Re: Melhor hora e maré para a pesca

Mensagem por smokeme »

FabioSilva Escreveu:Hoje fui á pesca.

Devo estar a fazer alguma coisa de mal porque não apanhei nada se eu quisesse. Eu tenho a sensação que esteja a iscar mal.
Apanhei 3 peixes, tenho a impressão que eram cabozes, tive a ver os peixes da nossa costa e parecem-me estes cabozes.
bem vindo ao clube dos cabozes :hahaha:
FabioSilva
Mensagens: 74
Registado: segunda jun 13, 2011 1:02 pm

Re: Melhor hora e maré para a pesca

Mensagem por FabioSilva »

smokeme Escreveu:
FabioSilva Escreveu:Hoje fui á pesca.

Devo estar a fazer alguma coisa de mal porque não apanhei nada se eu quisesse. Eu tenho a sensação que esteja a iscar mal.
Apanhei 3 peixes, tenho a impressão que eram cabozes, tive a ver os peixes da nossa costa e parecem-me estes cabozes.
bem vindo ao clube dos cabozes :hahaha:
Sabe se é bom para alguma coisa? Comer, iscar?
Avatar do Utilizador
smokeme
Mensagens: 269
Registado: domingo mai 08, 2011 7:47 pm

Re: Melhor hora e maré para a pesca

Mensagem por smokeme »

FabioSilva Escreveu:
smokeme Escreveu:
FabioSilva Escreveu:Hoje fui á pesca.

Devo estar a fazer alguma coisa de mal porque não apanhei nada se eu quisesse. Eu tenho a sensação que esteja a iscar mal.
Apanhei 3 peixes, tenho a impressão que eram cabozes, tive a ver os peixes da nossa costa e parecem-me estes cabozes.
bem vindo ao clube dos cabozes :hahaha:
Sabe se é bom para alguma coisa? Comer, iscar?

há quem goste de caboz (frito por ex) pessoalmente não gosto por ter um sabor caracteristico e muita espinha..

pelo que tenho visto da para iscar, julgo que era para os robalos..
Responder