- como eu empato anzois
Nelson olá, olha eu empato os meus anzois assim, agora demoro poucos segundos a empata-los, e tanto dá para anzois de haste como para anzois com olhal,
1- dar aquela laçadada e ficar a prender com o polegar e indicador esquerdo onde esta assinalado o "X" a vermelho (para manter aquela abertura estilo laço)
2- ao manter preso aquele ponto (x) dar 5, 6 ou 7 voltas
3- continuar a prender a "laçada" e passar o fio pela mesma
4- ao continuar a prender aquela laçada puxar os fios nas direcçoes opostas, podes usar os dedos, os dentes e ou um alicate para forçar ao maximo (sem partir claro

)
5- cortar o excesso que resta
Nota- o fio que está para a direita imagina que é o da bobine dos estralhos, o outro fio da-lhe uns centimetros para teres boa margem para empatares enquanto não te habituas
Ps: à muitas formas de empatar anzois, sempre com vantagens e desvantagens entre elas...
Esta foi a forma que me ensinaram e que aprendi rapidamente
Quanto a tua forma que mostraste em video tambem, vou experimentar tambem a ver se me ajeito, qualquer duvida avisa!

Se estas já a treinar esse do video e te estas a "ajeitar" experimenta fazer um pouco mais de tensão ao enrolares (enrolar devagar mas com tensão), penso que assim o fio não rodará tanto... opinião só

Abraço