Ganapão e Bicheiro

Questões / Sugestões / Críticas
Responder

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Ganapão e Bicheiro"
na nova versão do site.

Victor_Seabass
Mensagens: 2
Registado: quinta nov 30, 2006 6:54 pm

Ganapão e Bicheiro

Mensagem por Victor_Seabass »

Caros amigos,

Gostaria de saber, pois, as opiniões são deveras divergentes e, como sempre andei legal com a minha embarcação, se, os utensílios de pesca acima mencionados, são permitidos a bordo ou não?

Pois cá pelo Norte dizem uns, que estes são de pesca profissional e não lúdica e, outros o contrário.

Também já ouvi as duas opiniões aquando de abordagem que fiz às autoridades.

A Lei, não é muito explicita e mesmo a PM e a GF também não sabem.

Desde já grato, aguardo as vossas breves notícias.
karva

Mensagem por karva »

O bicheiro é considerado um utensilio para auxilar a recolha e levantamento do peixe depois de estar capturado, não tendo acção directa na captura do peixe pelo que pode ser usado na pesca lúdica.

Agora para mim o ganapão é que é mais complicado pois tenho só uma ideia vaga do que seja. Acho que é ou era utilizado na pesca da sardinha e a unica coisa que tenho na ideia é que é uma espécie de vara com uma rede na ponta, não tenho bem a certeza disto.
De qualquer das formas há-de aparecer alguém mais entendido na questão do ganapão, que de certo o vai ajudar na sua dúvida.

karva
toalhas

Mensagem por toalhas »

"ARTº 40 – CAMPEONATO NACIONAL DE PESCA AO ACHIGÃ,
MODALIDADE DE MARGEM

e4. NORMAS APLICAVEIS A CANAS, CARRETOS, MONTAGENS E GANAPÃO

c) O atleta terá obrigatoriamente de utilizar o ganapão para recuperar o peixe
pois só assim a captura será considerada válida.
d) Compete ao pescador desferrar o peixe e entregar o mesmo dentro do ganapão
ao controlador.
§ ÚNICO – No caso da margem do rio ser alta e que impeça a utilização do
ganapão, poderá o atleta apanhar o peixe à mão.
karva

Mensagem por karva »

Ok, amigo toalhas, obrigado. Se o ganapão que o amigo Victor_Seabass refere for do mesmo género, isto é, for um utensilio para auxiliar a recolha e que por isso não tenha acção directa na captura do peixe, pode ser utilizado.
toalhas

Mensagem por toalhas »

De nada amigo Karva,

estava a ver se encontrava uma foto mas nao vi nada.
Victor_Seabass
Mensagens: 2
Registado: quinta nov 30, 2006 6:54 pm

Ganapão e Bicheiro

Mensagem por Victor_Seabass »

Caros amigos Toalhas e Karva,

Muito obrigado pela v/rápida resposta, é exactamente desses utensílios que referem de que estamos a falar.

Como referi, essa mesma situação já a coloque novamente às autoridades e em aditamento a isso agora referem que em todos os tipos de pesca pode ser permitido se a malha do mesmo fôr superior ao tamanho minimo de espécie, o que no caso teria de ter uma malha de 130mm para ser consirerada como auxiliar de pesca e não de utensílio profissional.

Quanto ao bicheiro dizem que pode ser utilizado sem barbela.

Mais faço nota de que em campeonatos autorizados pela Aut. Competentes e em Marítima Turistica, estão sujeitas a regime especial e os mesmos podem ser utilizados sem restrições.

Este assunto esta deveras a ser confuso, pois na marina de Leça colegas já foram advertidos pela PM de que não o poderiam usar.

Fico entretanto a aguardar que melhor me possam esclarecer pois nem as autoridades o sabem e estão a dar largas a imaginação, mais uma vez agradeço a vossa atenção.
Ed
Mensagens: 10
Registado: quarta dez 20, 2006 10:59 pm

Mensagem por Ed »

Será que me podem esclarecer sobre o que é exactamento o "ganapão"? eu estava convencido de que se tratava de uma espécie de chalavar, mas já vi que estou enganado.

ET. Confirmei que efectivamente o ganapão é outra designação para chalavar, geralmente utilizada a norte da Figueira da Foz. Assim sendo, poderá ser utilizado na pesca lúdica tal como o chalavar.
Responder