Boas pessoasl!
Este topico nasce no seguimento de algumas questoes que me têm surgido apos ler o forum.
Andei ai a moer o pessoal para que me explicassem como funcionava o sistema de engodagem na costa. Ja me mostraram!
O que, depois de ler, me trouxe outra pergunta:
Um utilizador disse "depois depende do peixe alvo. um engodo para robalo é diferente para sargo ou para peixes planos". Portanto, será que alguem me poderia dizer as diferenças e quem sabe, algumas bases para receitas de engodo?
Estou ansioso por perceber esta tecnica para poder colocar em pratica ja na proxima ida á noite.
Andr3_Magnata Escreveu:Boas pessoasl!
Este topico nasce no seguimento de algumas questoes que me têm surgido apos ler o forum.
Andei ai a moer o pessoal para que me explicassem como funcionava o sistema de engodagem na costa. Ja me mostraram!
Um utilizador disse "depois depende do peixe alvo. um engodo para robalo é diferente para sargo ou para peixes planos". Portanto, será que alguem me poderia dizer as diferenças e quem sabe, algumas bases para receitas de engodo?
Estou ansioso por perceber esta tecnica para poder colocar em pratica ja na proxima ida á noite.
Receitas de engodo não é comigo nunca fiz nenhum por isso aguarda que alguém te dará as melhores receitas para os vários peixe alvo
Engraçado porque me convidaram para uma pescaria aqui em Santa Cruz agora para um destes dias e também me falaram em engodar na praia.
Eu nunca usei essa técnica de engodar, a não ser para a bóia, e esse engodo era só de sardinha bem triturada umas veses com mistura de areia, outras só mesmo a sardinha e água.
Abraço e boas pescas
boas amigo,o que lhe quiseram transmitir, e que para o robalo,nao precisa de moer tanto a sardinha,para o sargo ja tem que ser bem moida,visto que e um peixe mais desconfiado a comer
Andr3_Magnata Escreveu:Boas pessoasl!
Boas camarada,a meu ver a principal diferença para mim no engodo para sargos e robalos é a seguinte: Eu utilizo engodo de sardinha para os dois,só que no engodo para os sargos não ponho as cabeças e as espinhas e trituro muito bem até ficar tudo desfeito,enquanto para os robalos não desfaço tanto de modo a aparecerem alguns bocados com 1 a 2cm.
quanto à questão de mais água ou menos água vai depender do mar, mar calmo mais água e menos engodo de cada vez com mares mais mexidos pode ser mais espesso e levar areia da praia para que afunde melhor e fique na zona em que estamos a pescar, atenção a areia deve ser adicionada seca para que absorva melhor a gordura da sardinha.
Isto é para a bóia, na pesca ao fundo na praia tambem podes engodar aos robalos moendo a sardinha juntamente com areia seca e fazendo umas bolas com a mistura para atirares para o mar, esta é uma pesca para engodares dois dias e ires pescar ao terceiro, mas cuidado se alguem te vê aproveita-se do teu trabalho.
Todos os tipos de engodagem requerem prática porque hà vários factores a ter em conta.
Abraço